.

.

quinta-feira, 31 de março de 2011

ESPAÇO CIDADANIA É INAUGURADO EM CAMPO MAIOR


Foi inaugurado hoje, por volta das 18:00h, o Espaço Cidadania de Campo Maior, pelo Governador Wilson Martins e pelo Prefeito Paulo Martins. A Central de Atendimento ao Cidadão fica localizada na BR 343. Estiveram presentes várias autoridades, dentre elas, Deputados Estaduais, Secretários Estaduais, Diretores de órgãos estaduais, representante das Minas e Energia, Secretários Municipais, Vereadores e munícipes.


Um local caracterizado pela reunião de serviços de utilidade pública. Essa é a maneira que melhor define o Espaço da Cidadania, que é coordenado pela Secretaria Estadual da Administração (Sead) por meio da Diretoria de Modernização. O cidadão tem a garantia de exercer seus direitos democraticamente e para isso vários órgãos e empresas estão reunidos em um só local para melhor ampliar os benefícios para os usuários.

Dentre os serviços oferecidos temos: Cartório, Alistamento Militar, expedição de CPF, DETRAN, JUCEPI - Junta Comercial, SINE - Sistema Nacional de Empregos, CREA - Conselho Regional de Engenharia, SSP - Secretaria de Segurança Pública (emissão de Carteiras de Identidade, SASC - Secretaria da Assistência Social e Cidadania e SEFAZ - Secretaria de Fazenda.

Os estudantes contam com uma Biblioteca Digital com acesso à internet, onde os usuários podem permanecer nos computadores por uma hora fazendo pesquisas. O Espaço da Cidadania oferece ainda serviços de xerox, fotografia, Correspondente Bancário, em ambiente refrigerado, contribuindo com o desenvolvimento pessoal das pessoas que buscam os serviços do local.

Raimundo Pereira, responsável pelo pioneirismo do projeto no Piauí

Raimundo Pereira, Presidente do PT em Campo Maior, deu início ao Programa do Espaço Cidadania, sendo o responsável pela implantação no estado do Piauí.

Prefeito Paulo Martins



Durante a inauguração, o prefeito Paulo Martins disse que vai reivindicar o funcionamento, na Central, de um local para proporcionar conforto para os estudantes. Da mesma forma que lutou para que os universitários viajem em ônibus com conforto e segurança, defende também que eles possam ter um local digno para adquiri os passes. Segundo ele, a Central será mais um benefício importante para o povo de Campo Maior, que merece um tratamento rápido nos serviços.

Governador Wilson Martins
O Governador ressaltou a importância de criar parcerias com o Prefeito Paulo Martins para execução de projetos em nossa cidade pela busca do desenvolvimento de Campo Maior, uma vez que a nossa cidade fica em um corredor importante, por ser entrocamento.

Wilson Martins relembrou, ainda, o tempo de campanha, frisando que aqui, em nossa cidade ele participou da mais bela caminhada de toda a sua vida. Caminhada essa, juntamente com os eleitores de Paulo Martins, que lhe trouxe a realização do sonho de ser Governador do Estado do Piauí, o que o faz grato ao povo campomaiorense.


Governador Wilson Martins, Prefeito Paulo Martisn e autoridades




Secretário de Administração do Estado, Paulo Ivan


Regina Sousa, Suplente do Senador Weelington

Dep. Ismar Marques, Vice-Presidente da Assembléia

Representante da Presidente Dilma, Marcelo Zonta




Vereador Fernando Miranda, Diretor do SAAE





Marcos, Secretário Municipal de Finanças

César Robério e Raimundo Pereira

Jornalistas Jornas Sousa e Waldamir Alvarenga - ASCOM PMCM


O FILÓSOFO

LUZ PARA TODOS CHEGA À COMUNIDADE RESOLVIDO


Hoje à tarde foi inaugurado o Programa Luz Para Todos no povoado Resolvido. Estiveram presentes à cerimônia o Governador Wilson Martins, o Prefeito da cidade de Campo Maior, Paulo Martins e Marcelo Zonta, representante da Presidente Dilma. Ao todo  42 famílias dessa comunidade foram beneficiadas, fazendo um total de 6 mil pessoas beneficiadas só no nosso município.


Com a inauguração da rede de eletrificação do povoado Resolvido, em Campo Maior, hoje, à tarde, segundo o Coordenador para o Nordeste do Ministério de Minas e Energia, Marcelo Zonta, o Piauí chegou ao número de 100 mil ligações do Programa Luz para Todos, atendendo a um total de 500 mil pessoas no Piauí.

Marcelo Zonta

Na comunidade foram implantados cerca de 1.500 metros de cabos de energia. Em Campo Maior foram empregados, no total, R$ 8 milhões para levar energia a 1.260 casas da zona Rural de Campo Maior. Além da comunidade Resolvido, foram dada como inaugurada a eletrificação nas localidades Caldeirão, Lagoa Seca, Baixinho dos Borges e Varjotas.




O governador Wilson Martins declarou sua alegria com a conquista do Piauí. “Estou muito satisfeito. O Luz para Todos foi uma idéia do Presidente Lula, por iniciativa da presidente Dilma, que era ministra da Minas e Energia. O maior legado do programa é dar qualidade de vida ao homem do campo e reduzir o êxodo rural”, declarou. 


Para Zonta, as 100 mil ligações atendem a um total de 500 mil pessoas no Estado. “O Luz para Todos é o maior programa de eletrificação do mundo e não é restrito apenas à eletrificação rural”, afirma. 


Para o Prefeito Paulo Martins, O Luz para Todos ajuda a diminuir o êxodo rural, uma vez que existem muitas ações do governo para o homem do campo.


“Foi assim com o Luz para Todos, será assim com o Água para Todos, que está prevendo um investimento de R$ 500 mil para que as famílias do interior de Campo Maior não passe mais dificuldade com a água”, manifestou-se Paulo Martins.

O FILÓSOFO

OPERAÇÃO INTEGRADA DAS POLÍCIA FEDERAL, RONE, DETRAM, 15° BPM DE CM NA BR


Operação policial aprende motos e carros em Campo maior nesta manhã a PM apreendeu um carro cujos chassis estava adulterado encaminhando o veículo para o pátio do CIRETRAN, e o motorista identificado como Junior Baluarte o mesmo foi levado para delegacia para prestar esclarecimento e será seguido os procedimentos legais para com o motorista.   



Esta operação é integrada pelas polícias Federal, RONE, DETRAN, Secretaria da  Fazenda e nosso 15° Batalhão de Polícia Militar aqui de Campo Maior também o BET (Batalhão Estadual de Transito.  


 Nesta operação foram aprendida mais de 17 motos cuja documentação encontrava-se com irregularidade. 



A finalidade das blitz é levada a efeito nas rodovias federais nas principais cidades do Piauí, cujo desígnio é Bombardear o crime praticado nas rodovias.  


 O Comandante Major Lucena, que também coordena esta operação, divulgou: “Nós aprendemos este Corsa cujo n° da placa é JVM-3020 do MA e mais de 17 motos e a operação integrada continua".


O FILÓSOFO

LULA CHORA NO VELÓRIO DE SEU VICE-PRESIDENTE

Corpo de José alencar sobe a rampa para ser velado

LULA CHOROU
Em cerimônia na noite desta quarta-feira, 30, no Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou de forma emocionada homenagem a José Alencar, seu vice nos dois mandatos. Ao chegar ao velório de Alencar no Salão Nobre acompanhado da presidente Dilma Rousseff e da mulher, Mariza Letícia, por volta de 21h20, Lula, chorando, abraçou demoradamente o filho do ex-vice, Josué Gomes da Silva. Emocionado, o ex-presidente não conseguiu falar e permaneceu um bom tempo segurando a mão do empresário.
O momento de maior emoção ocorreu no momento em que Lula, ao lado do caixão e enxugando as lágrimas, segurou as mãos e beijou a testa do seu ex-vice. A mulher de Alencar, Marisa Gomes da Silva, e o filho Josué consolaram o ex-presidente. Lula fazia gestos com as mãos, demonstrando tristeza e desolação. Dilma se aproximou do caixão e se abaixou, em sinal de reverência. Lula e Dilma desembarcaram em Brasília meia hora antes, vindos de Portugal, onde o ex-presidente recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra.
Logo após a homenagem de Lula ao seu vice, o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara, iniciou um rito de recomendação de alma de Alencar. Em pronunciamento, Dom Dimas lembrou o otimismo e o esforço do ex-vice na luta contra o câncer. “Era impressionante o seu otimismo. Ele dizia: ‘Não tenho medo da morte. A minha vida está nas mãos de Deus”. Lula, sentado ao lado de Dilma e de Josué, olhava para o alto, sem esconder a desolação.

Tire as suas conclusões

Esposa, filho e atual vice-presidente
Nesta quinta-feira, 31, o corpo de José Alencar será levado para Minas Gerais. Segundo o governador mineiro, Antonio Anastasia (PSDB), o velório do ex-vice-presidente também será aberto ao público no Palácio da Liberdade, sede do governo, das 9 horas até as 13horas. Após o velório, o corpo de Alencar será cremado às 14 horas no Cemitério Parque Renascer, em Contagem.

Até as 18 horas, 4,5 mil pessoas haviam enfrentado pequenas filas e um forte esquema de segurança para ver de perto do corpo do ex-vice-presidente. Depois de 13 anos com um câncer no abdômen, Alencar morreu de falência múltipla dos órgãos na tarde de terça-feira, 29.

Funcionária do palácio fura bloqueio e presta sua última homenagem
 Em um carro do Corpo de Bombeiros, o corpo de Alencar chegou ao Planalto às 11 horas, pouco depois da esposa Mariza, dos três filhos e quatro netos. O caixão subiu a rampa do Palácio do Planalto e entrou no Salão Nobre, ornado com 132 coroas de flores, debaixo de aplausos de autoridades e funcionários. Na presença de ministros do Executivo e do Judiciário, governadores e parlamentares, Dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico do Brasil, celebrou uma missa e lembrou que Alencar dava coragem aos outros até o último momento. “Isso é o mais importante. Ele era um homem de uma fé inquebrantável em Deus”, disse o núncio.



 
 primeira parte do velório foi fechada e teve a presença apenas das autoridades e de familiares. Às 12h50, o velório foi aberto para os populares. O acesso ao público foi limitado por cordas. A cerca de um metro do caixão, cada pessoa podia apenas passar em frente ao corpo, sem permanecer no local. Mesmo assim, centenas populares aproveitaram para tirar fotos com seus celulares em frente ao corpo. Os visitantes também passaram por uma revista rigorosa e por detectores de metais.

O corpo é levado para BH pela FAB

O FILÓSOFO

É FANTÁSTICOOOOOO: DESCASO DA UESPI NA GLOBO

Carlos Alberto, reitor da UESPI
A atual situação vivida pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) será tema de uma série de reportagem que será exibida pelo programa "Fantástico" da TV Globo. O repórter Felipe Santana, 25 anos, esteve durante toda tarde ontem (30) acompanhando a reunião realizada no Palácio de Kanark que busvava entendimento entre Governo e professores da instituição. Durante a manhã, Felipe Santana acompanhou o protesto dos estudantes "SOS UESPI" e gravou sonoras da manifestação.

Felipe Santana

Nas reportagens, Felipe Santana afirmou que abordará temas de outros estados e não pode dizer maiores detalhes. "Vamos mostrar um pouco de cada estado dos problemas enfrentados", explica. A atual situação da UESPI é vista por Felipe Santana como preocupante e avalia que "o que ocorreu aqui foi somente um grito".


Reitor da UESPI em entrevista concedida ao Fantástico
Durante entrevista com o reitor Carlos Alberto foram tratados de temas gerais da educação superior. "Ele (Felipe Santana) questionou sobre os financiamentos provenientes do governo são o suficientes para um ensino superior de qualidade", explicou Carlos Alberto. A portas fechadas, o governador do Piauí e Átila Lira concederam entrevistas.

O FILÓSOFO

GOVERNADOR REAGE À GREVE DOS POLICIAIS CIVIS



A Procuradoria Geral do Estado foi determinada pelo Governador Wilson Martins a ingressar na Justiça pedindo a ilegalidade da greve dos policiais civis. Ele quer o corte do ponto dos policiais faltosos. Foi instalada, pela Secretaria de Segurança, uma central de flagrantes provisória no pátio do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar), e os delegados e alguns policiais que não aderiram à greve estão realizando o trabalho.

Wilson Martins considera que a greve deflagrada pelos policiais civis, que ainda estão cumprindo o período de 72 horas de paralisação de advertência, é um movimento de birra dos policiais para afrontar o Governo. "Não vamos admitir isso", frisou o governador, durante evento ontem no Palácio de Karnak. O Governo sinalizou com uma negociação em que concederia um reajuste de 24% para a categoria, dividida em duas vezes. A primeira 12% paga agora, e os outros 12% para o mês de abril do ano que vem. "Não vamos comprometer o equilíbrio financeiro do Estado por conta de uma categoria de 1,3 mil servidores em detrimento dos mais de 3 milhões de habitantes do estado. Não vamos prometer o que não podemos cumprir", advertiu Wilson Martins. Tão logo seja declarada a ilegalidade da greve, os policiais que se recusarem a trabalhar normalmente terão o ponto cortado pela Secretaria Administração, e os valores descontados em folha.

O Governo estuda um plano de contingência, se houver necessidade, para que os policiais militares possam fazer parte do trabalho realizado pela polícia civil. Os delegados e policiais em cargo de comissão e da área administrativa foram mobilizados para suprir a carência deixada pelos policiais em greve. Somente as ocorrências de maior gravidade estão sendo atendidas nas delegacias.

O FILÓSOFO

MAIS UMA CLASSE FAZ GREVE



Mais uma classe decide grevar em buscar de melhores salários. Dessa vez são os Agentes Penitenciários que, ontem, decidiram fazer uma greve de advertência durante 48 horas, buscando um reajuste em seus salários de 24%. A paralisação de 48 horas começará na próxima semana.

Após a assembléia, realizada no Sindicatos dos Policiais Civis e Penitenciários (Sinpoljuspi), os agentes seguiram em caminhada até o Palácio de Karnak, onde se encontraram com alunos e professores da Uespi (Universidade Federal), que fizeram protesto por mais recursos pra a instituição.
Segundo Vilobaldo Carvalho, presidente do SINPOLJUSTI, a greve foi deflagrada porque o Governo do Estado do Piauí garantiu aos agentes um aumento no mês de maio próximo. Para Vilobaldo as condições de trabalho são tão desgastantes que alguns agentes estão trabalhando com doenças como câncer por causa do corte da remuneração no salário, caso o funcionário entre de férias. 
 O FILÓSOFO 

O PARQUE NACIONAL DE SETE CI­DADES



O Parque Nacional de Sete Ci­dades, a 100 Km de Campo Maior (PI), é uma das principais atrações tu­rísticas do Nordeste. Anualmente, cerca de 40 mil pessoas são atra­ídas pelas inscrições rupestres e formações rochosas, com aproxi­madamente 190 milhões de anos, sendo as mais atraentes "A Biblio­teca", "Os Três Reis Magos", "Os Canhões" e "A Pedra da Tartaru­ga" (foto acima). Com uma área de 6.221 ha, o local ainda conta com nascen­tes perenes que formam riachos e cachoeiras.

A descoberta oficial das "Sete Cidades de Pedra", como é conhecida, ocorreu em 1886.

Ali foram encontradas várias formações rochosas, conjuntos de monumentos geológicos, que segundo pesquisadores, foram trabalhados pela ação dos ventos e das chuvas, ao longo de milhares de anos (aproximadamente 90 milhões de anos).

As pinturas encontradas nas paredes das rochas, feitas com tinta vermelha, semelhantes a animais, pessoas e objetos, indicam a passagem do homem pré-histórico por aquela região.

Hoje, o local é um importante ponto de pesquisa científica, prin­cipalmente nas áreas de arqueolo­gia, geologia e botânica. Para quem deseja conhecer o parque há uma boa infraestrutura que conta com abrigo administrado pelo IBAMA e um hotel-fazenda particular.

Pedra da tartaruga
Esta forma notabiliza-se pelas feições poligonais, cobertas por liquens. A tartaruga e o elefante são as feições mais conhecidas desta cidade. Ambas são formas cobertas por polígonos, em sua maioria pentagonal, que normalmente intrigam o geólogo tanto pela sua origem como pelo seu processo de formação. Alguns geólogos acreditam que estes polígonos são uma herança de condições glaciais à época de deposição da areia, temos certeza através de nossa fonte de inspiração que aqui esta uma prova inconteste de um dilúvio universal. Fortes (1996) consideram-nas como fendas de contração, onde a água de chuva escavava polígonos escalonados. Na realidade, os polígonos são feições comuns em Sete Cidades e em outra localidade ruiniforme.


Mirante com cercas, um ponto alto de onde se via todas as cidades.

Mirante de onde se avista várias cidades
 Aqui em sete cidades, também tem inscrições, mas são poucas. Elas são classificadas de inscrições geométricas

Escritas rupestre 01
Escrita rupestre 02
O bonito daqui é a utilização da imaginação, nesta figura, conseguimos ver o mapa do Brasil, no vazio, mas, também, podemos ver um pássaro alimentando seu filhote nas pedras. (Bem adoro imaginar figuras na imensidão do Cosmos, aqui aproveitei para imaginar figuras nas pedras).


Imagina-se o mapa do Brasil.
Estas pedras são chamadas do beijo dos largatos, existe uma lenda sobre elas. Seria a princesa do 4º reino com o príncipe do 7º reino que se apaixonaram, mas não podia, pois o príncipe estava prometido para a princesa do 1º reino. Como o príncipe fugiu para ficar com a princesa do quarto reino lançaram uma magia que os transformaram em largatos. A mãe da princesa do quarto reino lançou uma magia bem maior que transformou tudo em pedra. A lenda fala que quando os largartos se beijarem, a magia se desfaz.

 

Canyons e vales
 A cachoeira estava bela, tomamos um banho maravilhoso, ela só aparece na época da chuva.
O FILÓSOFO