.

.

sábado, 30 de abril de 2011

DILMA QUER GARANTIR PODER DE COMPRA E COMBATER INFLAÇÃO.

 

A presidente da República Dilma Roussef  afirmou nesta sexta-feira, em pronunciamento em comemoração ao dia do Trabalho, que será comemorado no dia 1º de maio, que o combate à inflação é uma política permanente de seu governo.

Dilma falou sobre erradicação da miséria, reforma tributária, aperfeiçoamento da infraestrutura do País, mas deu ênfase ao controle da inflação.

"Estamos preparados para enfrentar as pressões inflacionárias que rondam no momento as economias mundiais", disse a presidente. Ela também afirmou que "tão importante quanto garantir o emprego, é garantir o poder de compra do salário" e que isso significa "jogar duro contra a inflação".

A presidente também falou que tem o desafio incentivar a formação de mão de obra qualificada e acabar com gargalos, como a infraestrutura do País e o atual sistema tributário.

Sobre a formação de trabalhadores com qualificação, Dilma citou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC), lançado ontem. Segundo ela, serão criadas mais 200 escolas técnicas federais e o governo apoiará as escolas estaduais e o sistema "S", formado por escolas do SENAI e SENAC.

Segundo a presidente, o Pronatec ajudará trabalhadores desempregados a recomeçar a vida profissional e colaborar com que brasileiros deixem o programa Bolsa Família.

Dilma também disse que tem como desafio gastar menos e com mais qualidade, mas que programas como o Plano de Aceleração do Crescimento (APC) e o "Minha Casa, Minha Vida", seguirão sem interrupções e serão aperfeiçoados.

O FILÓSOFO


DILMA: BRASIL SEM MISÉRIA


Dilma da sinal verde para o crescimento
Dilma vai integrar novos programas ainda afirmou que o novo programa irá ampliar recursos e oportunidades.

Em pronunciamento realizado na noite desta sexta-feira, em rede nacional, a presidente Dilma Roussef anunciou, para semana que vem, o lançamento do programa Brasil Sem Miséria. Sem especificar ações concretas, a presidente prometeu "integrar novos e antigos programas sociais" contra a miséria no País. A declaração foi dada por causa do Dia do Trabalho, comemorado no domingo, 1º de maio.

Dilma ainda afirmou que o novo programa irá ampliar recursos e oportunidades, além de "mobilizar todos os setores da sociedade para a luta decisiva para acabar com a pobreza extrema" no Brasil.

A presidente ainda exaltou a grandeza do País, mas reconheceu que o Brasil será "verdadeiramente rico e feliz", quando não houver mais pobreza e "com as famílias podendo subir na vida". " O Brasil vai realizar esse grande sonho coletivo e ele vai concretizar o sonho de milhões de brasileiros que ainda esperam por uma chance na margem do caminho", afirmou a presidente. 

O FILÓSOFO

277 MIL HABITANTES A MAIS PARA O PIAUÍ, SEGUNDO CENSO, QUE FICOU MENOS BRANCO.

Teresina - Capital do Piauí
Os dados do IBGE mostram que a população do Piauí chegou a 3,118.360 habitantes, sendo que em Teresina são 814.230 habitantes. O crescimento populacional do Estado foi de 9,75% no período 2000-2010, o que significa 277.158 habitantes a mais, Segundo a pesquisa, aumentou o número de idosos no Estado, passando de 6,63% para 10,48%. Por outro lado, a população menor de cinco anos caiu de 10,62% para 7,94%, em 20 anos.

Não só o Piauí cresceu como também a população brasileira cresceu, e ficou menos branca, ficou um pouco mais masculina e envelheceu e nós temos alertado isso aqui no BLOG FOLHAS DE CAMPO A MAIOR, NOSSA CIDADE ESTÁ FICANDO MAIS VELHA temos que dar atenção para os habitantes de Campo Maior que estão se tornando MEMBROS DA "MELHOR IDADE". PRECISAMOS SER UMA CIDADE AMIGA DA MELHOR IDADE.

Nos últimos dez anos, houve um aumento vertiginoso do número de moradias, dos consumidores com energia elétrica, QUE AQUI EM CAMPO MAIOR é o Caos, temos que arrumar uma forma dos meteorologistas não olharem pra nós, pois é só eles olharem que a antiga CEPISA, atual ELETROBRÁS nos deixa sem energia elétrica o que é "U M A   V E R G O N H A", SE DER UM TROVÃO uiuiui... Dizem à boca pequena que se um cachorro fizer xixi em um poste eles nos deixam sem energia, isso é o que dizem...


Azar de quem tem eletrodoméstico de uso cotidiano, quem tem criança menor, quem tem parentes especiais que precisam da energia elétrica mais que os outros munícipes. Outro assunto estudado pelo IBGE foi o das casas com distribuição de água que aumentaram em número. 

 
Aqui em Campo Maior também aumentaram, mas a qualidade ficou muito pior, pior é pouco, o SAAE ainda não solucionou o problema, não deu à mínima pra o usuário de água do centro da cidade, também "É    U M A  V E R G O N H A" .
  

Evoluímos, embora 730 mil pessoas ainda precisem de acesso à luz, a "ELETROBRAS", atual distribuidora do Piauí em Campo Maior, ESQUECEU QUE TAMBÉM SOMOS BRASIL, e 4 milhões de casas não tem água tratada, Ttambém foi incluída na contagem a nossa cidade de Campo Maior (pelo descaso, só pode ter acontecido isso.). Os dados fazem parte do Censo Demográfico 2010 e foram apresentados nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


A educação também melhorou, mas não o que era esperado. O nível de analfabetismo do brasileiro passou de 12% em 2000 para 9,6% agora, mas o país não conseguirá cumprir a meta de Dakar, estabelecida dez anos atrás no Fórum Mundial de Educação, que pretendia baixar para 6,5% o percentual de pessoas que não sabem ler ou escrever.




Um dado que chamou a atenção foi o de que menos da metade da população se declarar branca. É a primeira vez que isso acontece no Brasil. Ao todo, 91.051.646 habitantes se dizem brancos, enquanto outros 99.697.545 se declaram pretos, pardos, amarelos ou indígenas. Os brancos ainda são a maioria (47,33%) da população, mas a quantidade de pessoas que se declaram assim caiu em relação a 2000. Em números absolutos, foi também a única categoria que diminuiu de tamanho.

Já as mudanças na estrutura etária foram substantivas ao longo dos anos. Segundo o levantamento, de 1990 para cá, por conta da queda da mortalidade e dos níveis de fecundidade, houve um aumento constante no número de idosos e uma diminuição significativa da população com até 25 anos.


O FILÓSOFO

O PREFEITO PAULO MARTINS PARABENIZA TRABALHADORES PELO SEU DIA

Prefeito Paulo Martins (PT)

O prefeito Paulo Martins concedeu entrevista neste sábado (30), na Rádio Meio Norte, parabenizando os trabalhadores pela data do dia 1º de maio, que será no domingo. Ele falou que se sente muito feliz em ser prefeito de Campo Maior porque gosta muito de trabalhar e é uma pessoa feliz por isto. Disse também que se orgulha de fazer parte do Partido dos Trabalhadores que possui lideranças como o ex-Luís Eduvirges, governador Wellington Dias, o presidente Luís Inácio que fizeram muito pelos trabalhadores de um modo em geral, e do ex-presidnte, especialmente, ter dado condições dos trabalhadores em receber mais com um salário mínimo melhor. 

“Aconteceram muitas mudanças, isto foi possível porque pessoas como Lula, Luís Eduvirges, Wellington Dias, comerciantes e empresários lutaram para que houvesse mudanças para que o trabalhador tivesse melhor condição de vida”, destacou, ressaltando que em Campo Maior ele tem trabalhado 18h diárias, para promover mudanças que venham melhorar a vida das pessoas.

Falou dos garis que hoje podem receber um salário mínimo diretamente no banco, na data certa. Falou dos professores da rede municipal que estavam com seus salários atrasados no passado e hoje recebem seus pagamentos em dias. Tudo isto, mostrando o respeito que o gestor tem pelo profissional, que ao pagar os salários de quem trabalha, além de cumprir uma obrigação, promove também a auto-estima.

O prefeito disse que é meta de seu governo organizar o município para que possa receber recursos. “Resolvemos muitas pendências antigas que impossibilitavam o município de fazer convênios”, destacou. Entre outros assuntos ele tratou sobre turismo e de investimentos, abordando o estudo das potencialidades que será feito pelo Banco do Nordeste em Campo Maior que servirá para atrair empresas que queiram investir no município.

“Temos feito coisas básicas e necessárias como pagar os ser servidores, recuperar postos de saúde, garantir medicamentos nos postos, merenda escolar, vamos investir na qualificação dos servidores, adquirir equipamentos para que as secretarias possam trabalhar melhor. Estamos construindo um sentimento de mudanças, com transparência e de uma nova realidade aos campomaiorenses”, declarou.ASCOM

O FILÓSOFO

PREFEITURA PAGA DIFERENÇA DO PISO SALARIAL PARA PROFESSORES

O prefeito Paulo Martins recebeu nesta sexta-feira (29), representantes do SINDSERM para tratar sobre as diferenças salariais de 2010. O encontro que aconteceu na Prefeitura Municipal contou com a participação do Secretário Municipal de Educação José de Ribamar, “Ribinha”. Ele falou que o Prefeito e a Secretaria têm um bom diálogo com os professores por colocarem as coisas sempre de forma transparente.

A tesoureira do SINDSERM – a professora Bernadete Silva disse que na reunião foi tratado sobre os atrasos salariais do ao de 2010,  sobre a diferença do piso salarial de janeiro e fevereiro de 2011, falaram também sobre a Previdência Própria e da escolha dos conselheiros que participarão deste Fundo Previdenciário, sendo que a pauta principal foram as perdas salariais.

Ficou acertado que os pagamentos da diferença do piso salarial de 2011 referente ao mês de janeiro sairá juntamente com o pagamento de maio e a diferença do mês de fevereiro sairá com o pagamento do mês de junho de 2011. Quanto às perdas salariais do ano de 2010, ou seja, que nunca tinham sido pagas, mais o mês de novembro de 2010 e os 15 dias de férias do professor ficou acordado que ainda vai haver uma reunião no dia 26 de julho de 2011, em que o prefeito irá sentar novamente com o Sindicato para discutir como será a negociação destes pagamentos pelo fato que tem que constar no Orçamento Público do ano corrente. A professora Francisca Maria - Presidente do SINDSERM disse que o encontro foi bom, mas a luta continua.ASCOM
O FILÓSOFO

O CASAMENTO DO SÉCULO

Palácio de Buckingham
Um dos "partidões" mais cobiçados do mundo, o filho mais velho da princesa Diana (1961-1997) e do príncipe Charles, William, se casou nesta sexta-feira (29) com a plebéia Kate Middleton.

A cerimônia levou mais de 1 milhão de pessoas às ruas de Londres e atraiu olhares do mundo todo.

Anunciado em novembro de 2010, o casamento do príncipe é com certeza um dos eventos do ano. Devido à festa, o Reino Unido ganhou mais um dia de feriado, e os pubs - os tradicionais bares britânicos - receberam autorização para funcionar até mais tarde.

O casamento movimenta até empresas na China, que fabricam desde pratos de lembrança a réplicas do anel de noivado. Convites de casamento e detalhes como o transporte dos noivos até o local também movimentam a vida britânica nestes meses.

E, claro, muitos famosos desfilaram com seus modelitos no grande dia.
Juliana Ariza analisou 10 looks do casório: convidados, noiva, noivo, e sobrou até para a Rainha Elizabeth, que apostou em um vestido amarelo para ir ao evento.

William Arthur Philip Louis nasceu predestinado a ser Rei. Desde cedo, o filho mais velho da Princesa Diana e do Príncipe Charles sabia que teria que cumprir com sua missão. O que o rapaz não esperava era que fosse encarregado pelo povo para ocupar o espaço vazio deixado por sua mãe, que morreu precocemente.

O tão falado casamento do Príncipe mais famoso do mundo é mais que um simples conto de fadas. É um sopro de renovação em uma monarquia que havia perdido o brilho após a morte de sua maior estrela. Carismático e com todas as qualidades que se espera de um princípehomem, pode se dizer que William é o verdadeiro Princípe Encantadoque se tornou um dos homens mais famosos do mundo. Confira! . E Kate Middleton trocou o papel de Gata Borralheira pelo de Cinderela há muito tempo.

Depois da cerimônia religiosa, o casal seguiu para o Palácio de Buckingham. Lá, como muito esperado, os recém-casados deram o beijo. Diante do curtíssimo selinho, como conhecemos, o público pediu "bis". Simpáticos, Kate Middleton e William se beijaram novamente: dessa vez o selinho foi um pouco mais longo.

Após a aparição, Catherine e William surpreenderam mais uma vez. O casal deixou o palácio em um carro conversível, dirigido pelo próprio noivo. Há especulações de que o veículo seja de Príncipe Charles. Durante um aceno e sorrisos, os pombinhos aproveitaram o momento a sós - disputado nesse dia - para conversar.

Após algumas horas dentro do Palácio de Saint James, William teria dito que todos iam se divertir muito durante a festança desta tarde. E amanhã tem mais: o príncipe teria informado que neste sábado (30) rolará a festa "Surviver", para quem sobreviver à festa de hoje. Promete.

Adoro noivas com véu, super angelical. Enfim, foi o casamento perfeito!

VEJA ALGUMAS FOTOS DO CASAMENRTO

Kate Middleton
 
Elton John e seu esposo!!!


David Beckhan e sua esposa 01

David beckhan e sua esposa 02

Pricipe charles e sua feia esposa Camila

Rainha Elizabeth II


Kate Moss linda demais.


Irmã de Kate, belíssima e as damas de honras






Príncipe William

Príncipe William e Bispo de Ketenbury

Leitura labial Princípe diz: Você está linda!!!



Mãe de Kate e irmão


Nave da Abadia de Westminster o Pai e Kate dirigindo-se para o altar


Em uma leitura lábial se entende o Princípe sussurando "Você está linda".

Princípe e Princesa também duquesa no altar

O s nubentes se beijam historicamente

Casados e felizes, dirigem-se para o Palácio de Buckigan



Princípe e princesa acenam para seus súditos

THE END

O FILÓSOFO

JUIZ DA 1° ZONA ELEITORAL, ANTONIO LOPES DE OLIVEIRADECIDIU PELO AFASTAMENTO DO PREFEITO DE TERESINA.

Pela segunda vez, o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Antonio Lopes de Oliveira, decidiu pelo afastamento do prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), e pela inelegibilidade do ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB). Antonio Lopes julgou procedente a AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), impetrada pelo Ministério Público Eleitoral e cassou o mandato do prefeito.
Dr. Antonio Lopes de Oliveira, Juiz
Também estão implicados no processo o deputado Luciano Nunes (PSDB) e o ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando Ribeiro Gonçalves. O juiz determinou a inelegibilidade do ex-prefeito Silvio Mendes, que poderá ser impedido de concorrer a mandato eletivo por três anos. Segundo a denúncia do Ministério Público, em 2008, durante o período eleitoral, quando é vedada por lei a contratação de servidores, o ex-prefeito Silvio Mendes teria feito várias contratações para a Prefeitura de Teresina. Na época, o ex-prefeito foi candidato à reeleição.

Segundo a denúncia do Ministério Público, foram contratados 170 servidores temporários pela Fundação Municipal de Saúde, que na época tinha como presidente João Orlando. Também foram contratados servidores para o Hospital de Urgência de Teresina em 2008, quando o prefeito Silvio Mendes concorreu à reeleição.

O Ministério Público também levanta a denúncia de nepotismo na Prefeitura de Teresina, que foi acatada pelo juiz Antonio Lopes.

De acordo com os advogados do prefeito Elmano Férrer e do ex-prefeito Silvio Mendes, o fato gerador da decisão divulgada ontem pela Justiça Eleitoral é o mesmo que levou o juiz da 1ª zona a determinar o afastamento do prefeito Elmano Férrer no dia da eleição para o Governo do Estado, em outubro de 2010.

Na primeira ação, Elmano Férrer recorreu da decisão e foi mantido no cargo. Os demais implicados, por não terem mandato, foram afastados da ação.

 O FILÓSOFO

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O DELICIOSO BEIJO DO SÉCULO



Os duques de Cambridge, William e Kate, cortaram nesta sexta-feira (29) o bolo de casamento durante a recepção que a rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra ofereceu aos convidados no palácio de Buckingham, em Londres.

BIG BEM
Cerca de 600 pessoas foram convidadas para a recepção que seguiu a cerimônia religiosa na abadia de Westminster, onde o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, oficializou a união. O bolo foi criado pela inglesa Fiona Cairns, famosa pelos seus bolos exclusivos e que em fevereiro recebeu a encomenda do casal.

Abadia de westminster
Para esta ocasião Fiona preparou um bolo de oito andares com 900 flores de açúcar. Após um trabalho de cinco semanas, Fiona montou o bolo de frutas secas decorado com flores que simbolizavam a rosa da Inglaterra, a flor do cardo da Escócia, o narciso de Gales e o trevo de quatro folhas da Irlanda.

William e Kate cortaram bolo de casamento de 8 andares e com 900 flores

 

Responsáveis pela iguaria trabalharam dois dias no palácio para deixar tudo pronto
 
                              Bolo tinha 8 andares e com 900 flores

Os duques de Cambridge, William e Kate, cortaram nesta sexta-feira (29) o bolo de casamento durante a recepção que a rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra ofereceu aos convidados no palácio de Buckingham, em Londres.

Cerca de 600 pessoas foram convidadas para a recepção que seguiu a cerimônia religiosa na abadia de Westminster, onde o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, oficializou a união. O bolo foi criado pela inglesa Fiona Cairns, famosa pelos seus bolos exclusivos e que em fevereiro recebeu a encomenda do casal.

Fiona montou o bolo de frutas secas     
                                                  decorado com flores 

Para esta ocasião Fiona preparou um bolo de oito andares com 900 flores de açúcar. Após um trabalho de cinco semanas, Fiona montou o bolo de frutas secas decorado com flores que simbolizavam a rosa da Inglaterra, a flor do cardo da Escócia, o narciso de Gales e o trevo de quatro folhas da Irlanda.
Em declarações nesta sexta-feira (29) no palácio de Buckingham, Fiona, que trabalha em Leicestershire (norte inglês), comentou sua criação.

A galeria tem tetos altos e é uma sala imponente, portanto queria um bolo com presença mas que não impusesse e acho que o resultado deu certo. Custei a acreditar que conseguiríamos terminar o bolo a tempo, mas estamos muito felizes. Fiona também disse que trabalhou no palácio durante dois dias antes do casamento.

- A parte mais difícil foi transportar os bolos de Leicestershire ao palácio. Estávamos preocupados que pudesse danificar os bolos, e depois tínhamos que montá-los. Foi um trabalho duro, mas realmente gostei.


O FILÓSOFO

PREFEITO SE REÚNE COM SECRETÁRIOS PARA PROMOVER INTEGRAÇÃO

 
O prefeito Paulo Martin se reuniu na tarde desta quinta-feira (28), com todo o seu secretariado para nestes dois meses de administração pública do município de Campo Maior, avaliar as ações, debater dificuldades e buscar soluções para as próximas ações. O prefeito pretende realizar estes encontros mensalmente como formar também de integrar as secretarias nos projetos desenvolvidos.

“O que queremos é que haja o contato, o vínculo entre as secretarias e que todos trabalhem em equipe e não de forma isolada”, destacou o prefeito. Durante a reunião o prefeito apresentou o secretário de Relações Institucionais, o professor Cezar Robério, que ficará responsável em fazer a articulação e o diálogo entre o poder Executivo e Legislativo, o poder Executivo e as entidades e associações e trabalhar em sintonia com as outras secretarias.

Outra função do secretário Cezar Robério é garantir a execução do plano de governo e suas metas. “O prefeito quer ações integradas e sintonizadas”, destacou o secretário Cezar. Durante a reunião foram tiradas dúvidas sobre licitação, com a presidente da Comissão de Licitação do Município Sílvia Neide. Além de explicar o que é a Comissão de Licitação, ela falou da importância das licitações e tirou dúvidas dos gestores. Outros secretários fizeram suas colocações e parabenizaram o prefeito pela oportunidade do encontro para a promoção de debates.ASCOM


O FILÓSOFO

quinta-feira, 28 de abril de 2011

REUNIÃO PARA ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

Reuniram-se ontem à tarde na Secretaria Municipal de Educação uma equipe formada por funcionários da Prefeitura, consultores e o prefeito Paulo Martins para tratar acerca do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM. 

Esse programa tem um investimento de R$ 1.750.000,00 e contempla ações que visem a modernização da gestão administrativa e fiscal, tais como capacitação de técnicos e gestores municipais, implementação de ações e sistemas destinados ao controle da arrecadação, atendimento ao cidadão, comunicação de dados, controle financeiro, recursos humanos, consultorias, aquisição de equipamentos de informática, infra-estrutura e geoprocessamento referenciado. Ele ainda possibilita ao município a elaboração e implementação de Plano Diretor, Cadastro Multifinalitário e Planta Genérica de Valores, tendo como foco principal o cidadão, pois o mesmo verá e vivenciará os resultados.

O PNAFM é uma linha de crédito instituída pelo Governo Brasileiro e visa apoiar os municípios na busca da estabilidade econômica por meio do equilíbrio fiscal auto-sustentável, fundamentado em uma política transparente e eficiente na gestão da receita e do gasto público municipal. O gestor nacional é o Ministério da Fazenda, por meio da Unidade de Coordenação de Programas - UCP, sendo a CAIXA agente financeiro exclusivo e co-gestora do Programa.

O encontro de hoje teve o objetivo de criar a equipe executora que elaborará e coordenará o projeto, o qual será aprovado pelo Senado Federal. O PNAFM é em parceria com o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento - , com intermédio do governo brasileiro com a Caixa Econômica Federal.


Equipe da PNAFM coordenada pela,    MA. Prof. Socorro Macedo

Farão parte da equipe: Socorro Macedo (coordenadora), Josino Gomes, Heron Rocha, Juliane, Narciso, Dayse.
O FILÓSOFO

ENTREPOSTO DO MEL JÁ COMEÇA A EXPORTAR MEL PARA OS ESTADOS UNIDOS


Os produtores de mel de Campo Maior farão a primeira remessa da produção apícola para os Estados Unidos, através do beneficiamento feito pelo Entreposto, que começou a funcionar no inicio desse mês de abril. A exportação será feita em conjunto com a produção dos municípios de Picos (Casa Apes) e Piracuruca (Entreposto de Piripiri).


Após 17 dias de funcionamento do Entreposto do Mel de Campo Maior, os apicultores já começaram a colher os primeiros resultados. O estoque de 11 toneladas que está armazenado no depósito será todo enviado para a exportação aos Estados Unidos. “Nós vamos encaminhar o mel, tipo matéria prima, para que seja processado e industrializado pela Casa Apes, de Picos”, informa o administrador do Entreposto, Alkimar Sena.

Alkimar explica que esse é um ano favorável ao cultivo e comercialização do mel, sobretudo pelo incremento considerável na safra e também nas exportações. O administrador afirma que a tendência é que a apicultura campomaiorense também seja incrementada com a ativação do Entreposto, com a implantação da Casa do Mel e com o apoio de entidades como a Prefeitura de Campo Maior, Federação das Entidades Apícolas e a CODEVASF.


O Piauí é o maior exportador de mel do país. Os Estados Unidos são os principais compradores do mel piauiense. O elevado índice de aumento das exportação do mel piauiense se deve a diversos fatores, mas dois possuem maior relevância. O primeiro é a certificação orgânica do produto, que faz com que ele tenha maior valor agregado, e o segundo, a certificação em Comércio Justo, que favorece a manutenção dos preços de venda do mel.ASCOM

O FILÓSOFO

PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO


O programa nuclear brasileiro avança, apesar da repercussão negativa do acidente na usina japonesa de Fukushima, mas a Eletronuclear, estatal encarregada de construir e operar usinas atômicas no país, revê os sistemas de emergência das centrais em operação, informou à AFP um especialista da empresa.

O Brasil tem duas usinas nucleares em atividade na região de Angra dos Reis, balneário 150 km ao sul do Rio, e uma terceira em construção no mesmo local, com conclusão prevista para 2015.

Angra 1 está ativa desde 1985, com capacidade para gerar 657 megawatts (Mw). Angra 2, funcionado desde 2001, pode produzir 1350 Mw. Juntas, geraram 32% da energia consumida no estado do Rio e 3% da produzida no país em 2010.


Angra 3 poderá gerar 1405 Mw e o governo estuda construir de quatro a oito novas termonucleares para atender à demanda energética do país até 2030.

Segundo José Manuel Diaz Francisco, coordenador de comunicação e segurança da Eletronuclear, a tecnologia dos reatores usada no Brasil é mais segura do que a da central japonesa atingida pelo terremoto seguido de tsunami em 11 de março.
"A tecnologia usada no Brasil é chamada PWR (reator a água pressurizada na sigla em inglês). No Japão, é a BWR (reator a água fervente). Temos um isolamento dos dois circuitos que eles não têm", afirmou Francisco.

Apesar das diferenças, o acidente japonês aumentou as exigências por segurança no Brasil.

"Já tínhamos ações em andamento, mas Fukushima está acelerando estas ações", explicou Francisco.


Ele destacou o projeto de construção de uma pequena central hidroelétrica a fio d'água (nr: que gera energia com o fluxo da água dos rios) para servir de alternativa à alimentação externa e aos geradores a diesel para casos de emergência.

Angra 3 poderá gerar 1405 Mw e o governo estuda construir de quatro a oito novas termonucleares para atender à demanda energética do país até 2030.

Também se estuda a construção de quatro píeres para servir de rota de fuga para o mar, em caso de comprometimento das estradas da região que integram o plano de escape, mas sofrem interrupções por deslizamentos freqüentes.

Para Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace Brasil, estas medidas são insuficientes.

"A questão da pequena central hidrelétrica é que, como o projeto é a fio d'água, como garantir o abastecimento em caso de necessidade sem um reservatório?", questionou.


"Concordo que o impacto dos deslizamentos afeta principalmente a rota de fuga. A multiplicação de rotas de fuga é uma demanda antiga, desde Angra 1, 26 anos atrás. Píeres podem ajudar, mas atenderiam a uma pequena parcela da população, que conseguiria ter acesso ao local", disse.

Na segunda-feira, ambientalistas protestaram em frente à sede do BNDES, que deve financiar mais de 60% da construção de Angra III, calculada em 9 bilhões de reais (US$ 5,8 bilhões).

"Pedimos a suspensão deste empréstimo. O Brasil tem meios de substituir a energia nuclear por fontes renováveis, mais seguras, como a biomassa e a energia eólica", disse Baitelo.

Para o Greenpeace, este é o momento para que o governo revise o plano de construir novas usinas nucleares - de 4 a 8 até 2030 de acordo com o Plano Nacional de Energia.

Segundo fontes do setor nuclear, o ponto nevrálgico do programa nuclear brasileiro é definir com precisão o depósito final de rejeitos radioativos.

 produto da fissão nuclear, são armazenados em piscinas boradas (o boro é um elemento químico capaz de neutralizar a radioatividade) anexas aos reatores de Angra 1 e Angra 2.

Os de baixa e média atividade (roupas e instrumentos de trabalho contaminados por radiação) são compactados e armazenados em tambores de aço no centro de gerenciamento de rejeitos.

Para Laércio Vinhas, diretor de radioproteção da Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear), órgão regulador do setor, estuda-se a criação de um repositório definitivo de rejeitos de baixa e média atividade, talvez operacional entre 2015 e 2017, mas a definição do local depende de requisitos técnicos, políticos e sociais.
"Estes rejeitos poderiam ser destinados a regiões de baixo IDH, que os receberiam em troca de benefícios, como royalties", alertou Baitelo.

Quanto aos rejeitos de alta, se estuda a construção de um depósito de longa duração, com capacidade de armazenamento de 500 anos, embora Eletronuclear e Cnen ressaltem que este tipo de rejeito pode ficar seguro nas piscinas boradas por todo o tempo de vida útil das usinas, de cerca de 40 anos.

Segundo Vinhas, será necessário um repositório definitivo quando as usinas chegarem ao fim de sua vida útil. Uma lei específica está em estudo e levaria dois anos para ficar pronta.

O FILÓSOFO