.

.

terça-feira, 31 de maio de 2011

PREFEITURA TORNA OFICIAL REGRAS PARA MOTOTAXISTAS EM CAMPO MAIOR


Ontem o prefeito Paulo Martins, atendeu reivindicações dos Mototaxistas de Campo Maior, assinando o Projeto de Lei que regulamenta a prática de transporte por motocicletas. A solenidade de assinatura acontece as 16horas no auditório da Secretaria Municipal de Educação Semed.

Um momento histórico para os mototaxistas de Campo Maior, que depois da publicação do decreto poderão trabalhar sem estar necessariamente submetidos a uma empresa. O prefeito fez questão de ressaltar a importância do serviço prestado pelos profissionais na cidade. “O transporte que vocês realizam é barato, rápido e ágil, o que faz com ele seja muito utilizado em Campo Maior. Sabemos também que a partir de agora uma nova etapa se inicia nessa luta que vocês travaram para ter o projeto de lei aprovado”, afirmou.

O Projeto de Lei que tem como finalidade organizar o serviço de Moto-Táxi da cidade e instituir o serviço de moto-frete foi aprovado pelos os vereadores na última sessão especial ocorrida em 24 de maio. “A aprovação do projeto foi de grande importância social, considerando que a cidade não possui serviço de transporte coletivo urbano”, justificou o prefeito, ressaltando ainda que por outro lado uma melhor fiscalização dos serviços é necessária para garantia da segurança dos usuários, evitar a clandestinidade e a prática de delitos por criminosos que se disfarçam de mototaxistas para conseguir facilidades nas referidas práticas delitivas.ASCOM


O FILÓSOFO

GOVERNO ANUNCIA QUE MANTERÁ CORTE DE PONTO DE GREVISTAS E PROVOCA REVOLTA

Paulo Ivan, Secretário Estadual de Administração
O Secretário Estadual de Administração, Paulo Ivan, informou que cerca de 100 policiais civis tiveram o ponto cortado neste mês. De acordo com o gestor, a medida foi tomada após o envio de uma relação da Secretaria Estadual de Segurança Pública que listou os faltosos no período em que a categoria paralisou.

Os policiais civis estiveram em greve durante 25 dias. "Quem trabalhou vai receber. Quem faltou vai sofrer desconto. Recebemos um ofício da Secretaria de Segurança pedindo e assim vamos fazer. Se tiver ocorrido algum equívoco vamos corrigir. Agora quem realmente não trabalhou terá o ponto cortado", avisou o secretário Paulo Ivan.

Mesmo em um momento em que os policiais civis ainda estão em processo de negociação com o Governo para a implementação do reajuste salarial, o secretário de Administração, afirmou que "a medida não interfere nos diálogos". E destacou: "Nós estamos aqui para negociar. Estamos abertos para qualquer tipo de negociação".

Porém, não é o que pensa o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Cristiano Ribeiro. Segundo ele, "o clima é de revolta entre os policiais". "Teve casos em que o policial só recebeu R$ 130,00. Isso é um absurdo. O clima está muito ruim e esperamos uma medida do Governo para corrigir os equívocos", desabafou. Para Ribeiro, essa atitude da Secretaria de Segurança poderá dificultar a negociação da propost do Governo com os policiais.

"Agora complica tudo porque o clima é de revolta", pontuou. De acordo com o representante da categoria, já está agendada uma reunião com o secretário Paulo Ivan para hoje, às 13 horas. "Vamos apresentar toda a documentação e relatórios que comprovam que mesmo durante a greve parte dos policiais estiveram cumprindo seus plantões", comentou Cristiano Ribeiro, acrescentando ainda que a categoria vai sugerir uma folha de pagamento suplementar para ressarcimento dos policiais.

Negociação
Na semana passada, o governador Wilson Martins propôs um aumento salarial de 7,1% para os Policiais Civis. OSindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí reivindicava o pagamento do reajuste de 24%, acordado ainda em 2010.

A proposta do Governo é que ainda em novembro deste ano o aumento seja de 4,9% que somado aos 7,1 % chegarão aos 12% que já haviam sido propostos para esse ano. Para 2012, os aumentos para o mês de fevereiro será 8% e mais 4% em novembro do mesmo ano. Com isso, está prevista um assembleia da categoria para esta quarta-feira, dia 1º, para decidir pela aprovação ou não da proposta.ODia

O FILÓSOFO

UESPI DECIDE NÃO ADERIR AO ENM 2011 E FARÁ VESTIBULAR NORMAL


A Uespi (Universidade Estadual do Piauí) não vai aderir ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) este ano.

O reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira, resolveu adiar a discussão do Enem para o ano de 2012. Os professores da universidade estão em greve há 19 dias e hoje vencerá o prazo do MEC para que a Uespi aderisse ao exame.

Nesta terça-feira (31), o reitor publicará nota explicando os motivos da não adesão da universidade ao Enem.

O Nucepi chegou a estudar experiências de outros Estados e apresentou uma proposta de adesão. O debate foi interrompido após invasão dos estudantes à reitoria suspendendo a reunião do Conselho Universitário que tratava sobre o Enem. A proposta da Uespi era de aderir em 50% ao Exame Nacional.
 
No Piauí, 100% das vagas da Ufpi (Universidade Federal do Piauí) e o Ifpi (Instituto Federal do Piauí) são do Enem.

Programação do Enem

Início:
23 de maio de 2011, às 10h

Término:
10 de junho de 2011, às 23h59

Onde se inscreve:
Pela internet, no www.inep.gov.br/enem

Taxa de inscrição:
R$ 35 (pagamento pode ser realizado até 13 de junho)

Documentos:
É obrigatório informar o número do RG e do CPF

Fuso horário:
Horário oficial de Brasília-DF
 
O FILÓSOFO

BANCADA DO PMDB NO SENADO NÃO ASSISTIRÁ À CPI CONTRA PALOCCI

Bancada do PMDB no Senado Federal

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse nesta segunda-feira (30) que a bancada do PMDB no Senado decidiu não assinar o requerimento de CPI na Casa para investigar ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Oliveira disse a jornalistas que o acordo foi firmado durante jantar nesta noite com o vice-presidente da Repúbica, Michel Temer. 

Segundo o senador, o partido vai esperar uma manifestação do Ministério Público sobre a evolução patrimonial de Palocci. 

“Conversamos sobre a CPI. O PMDB deve esperar a decisão do Ministério Público. O PMDB já tinha esta intenção [de não assinar], mas tinham alguns senadores que tinham a intenção. Mas ficou acordado que não vão assinar enquanto não houver manifestação do MP”, explicou Oliveira a após jantar com a bancada do PMDB no Senado e o vice, no Palácio do Jaburu, em Brasília. 

De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, o patrimônio do ministro cresceu 20 vezes, nos quatro anos (2006-2010) do mandato de deputado federal. Na última sexta-feira (27), o ministro entregou explicações à Procuradoria-Geral da República sobre o aumento dos bens e o Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) informou que investiga desde a última terça-feira (24) a evolução do patrimônio de Palocci e as atividades da empresa de consultoria dele, a Projeto. 


Temer recebeu senadores do PMDB para preparar a pauta do encontro da bancada com a presidente Dilma Rousseff, na quarta-feira (1). A reunião com Dilma foi anunciada depois de um encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes partidários do Senado na última quarta-feira. "Será um almoço de confraternização", disse o senador do Ceará. 

A reunião com Lula serviu para pedir “mais entrosamento” da base com o governo da presidente Dilma Rousseff, informou o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR). No almoço com Dilma, o projeto do Código Florestal deverá ser um dos principais temas. 

Ao todo, 16 senadores participaram do encontro com o vice-presidente na noite desra segunda-feira. Segundo Eunício Oliveira, a decisão dos senadores de não assinarem o requerimento da CPI contra Palloci mostra a unidade do partido. "Não há crise instalada", disse o senador.  



Oposição
Diante da dificuldade de reunir assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a evolução patrimonial do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, no Congresso, a oposição pode adotar a estratégia de propor uma investigação apenas no Senado, disse nesta segunda-feira (30) o líder do PSDB na Casa, Álvaro Dias (PR). 

A estratégia deve ser posta em prática a partir de quarta (1), quando a oposição já terá uma análise do cenário em torno da colega de assinaturas. Para abrir uma CPI mista no Congresso, a oposição precisaria de 171 assinaturas na Câmara e de 27 assinaturas no Senado. Até esta segunda, o líder tucano tinha 18 assinaturas de senadores no requerimento. Na Câmara, no entanto, o número ainda é inferior a 100. 

Atrito com Palocci
Na semana passada, durante os debates do Código Florestal na Câmara, o PMDB votou contra a orientação do governo. No dia da votação, na última terça (24),o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, conversou com Temer em nome da presidente e teria ameçado de demissão os ministros peemedebistas, conforme informou Cristiana Lôbo. 

Nesta segunda-feira, Temer disse a ministros que participaram de uma reunião sobre conflitos fundiários que os atritos com o ministro estão “superados”, segundo informou uma fonte do governo.
Segundo a fonte do governo ouvida pelo G1, no mesmo dia Palocci pediu desculpas ao vice-presidente pelo tom da conversa. G1







O FILÓSOFO

SENADO EXCLUI IMPEACHMENT DE COLLOR DA GALERIA DE IMAGENS

Senador José Sarney

O Senado excluiu o processo de impeachment do ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) da galeria de imagens da Casa, que conta a história da instituição desde o império até os dias atuais. 

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), minimizou o fato e disse que o impeachment "não é tão marcante" e "talvez fosse um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil". 

O espaço foi reinaugurado hoje e é chamado de "túnel do tempo". A galeria fica entre o plenário e as alas dos gabinetes dos senadores. Em 2007, às vésperas da posse de Collor no Senado, a Casa já havia retirado às referências ao caso, mas depois recuou e devolveu as imagens. 

A galeria anterior trazia imagens de passeatas dos caras pintadas que lutaram pelo impeachment de Collor. O painel ainda dizia que em dezembro de 1992 o Senado aprovou a perda do cargo de Collor e de seus direitos políticos. 


O novo "túnel do tempo" foi elaborado pela Subsecretaria de Criação e Marketing. Nenhum servidor da secretaria ainda se manifestou sobre o caso. O painel que trata dos fatos de 1990 cita projetos aprovados pela Casa como o tratamento gratuito de HIV e o Estatuto das Micros e Pequenas Empresas. 

Também não há referências a crises enfrentadas pelo Senado como a cassação do ex-senador Luiz Estevão, a renúncia do então presidente Jader Barbalho (PMDB-PA) para fugir do processo de cassação, além dos pedidos de cassação de Sarney e Renan Calheiros (PMDB-AL). 

Questionado sobre a retirada do impeachment de Collor, Sarney disse que o episódio não deveria ter ocorrido. 

"Não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Agora, eu acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente e não devia ter acontecido na história do Brasil. Não é tão marcante como foram os fatos que aqui estão contados, que construíram as história e não os que de certo modo não deviam ter acontecido." 


Collor renunciou ao mandato de presidente em 1992 para não sofrer o impeachment. Folha





O FILÓSOFO

GASOLINA É BEM MAIS VANTAJOSA QUE O ETANOL NO PIAUÍ

Etanol X Gasolina
Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros caíram em todos os 26 Estados e no Distrito Federal, de acordo com dados coletados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) na semana terminada no dia 27. Na média do Brasil, tanto faz etanol ou gasolina. 

Em São Paulo, maior Estado consumidor, a queda foi de 4,12% na semana. No período de um mês, as cotações do etanol recuaram 20,64% nos postos paulistas. A maior queda semanal foi verificada no Paraná, de 9,62%, seguido de Mato Grosso, com 7,88%, e Distrito Federal, com 6,69%. 

O preço médio em São Paulo ficou em R$ 1,696 por litro, ante R$ 1,769 na semana anterior. No Paraná, o preço médio ficou em R$ 1,738 - ante R$ 1,923 da semana passada. No período de um mês, a maior queda foi verificada no Estado de Mato Grosso, onde a cotação média recuou 30,37%, seguida do Paraná, com 23,57%.

Na média de preços do Brasil, a gasolina atingiu o equilíbrio com o etanol, de acordo com a ANP. Em relação à média do preço da gasolina no país, que foi de R$ 2,813 por litro, o preço do etanol é competitivo até R$ 1,969 por litro. Como o preço médio do álcool está em R$ 2,076, os preços dos dois combustíveis estão na faixa de indiferença, entre 70% a 70,5%. 


No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,37 por litro, no Estado de São Paulo. O preço máximo foi de R$ 2,99 por litro, registrado no Rio Grande do Sul. Na média de preços, o menor preço médio foi R$ 1,589 por litro, registrado em Mato Grosso, e o maior preço médio foi registrado em Rondônia, a R$ 2,649 por litro. 


Gasolina ainda compensa?
Apesar da queda na média nacional, em 22 Estados e no Distrito Federal ainda é mais vantajoso abastecer com gasolina. O etanol é competitivo nos Estados do Paraná, São Paulo, Goiás e Mato Grosso. 

A volta da competitividade do etanol nestes Estados do Centro-Sul reflete a entrada de maior volume de etanol no mercado com o avanço da safra 2011/12. A queda nos preços ao produtor já é registrada há quase um mês, e agora esse valor menor começa a chegar às bombas. 

A vantagem do etanol é calculada considerando-se que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. De acordo com os dados da ANP compilados pelo AE-Taxas, em São Paulo, o preço do etanol está em 62,15% do preço da gasolina. Em Goiás, a relação é de 64,60% e em Mato Grosso, de 57,20%. No Paraná, a relação é de 64,47%. A gasolina está mais vantajosa principalmente no Piauí (preço do etanol é 90,14% do valor da gasolina) e em Rondônia (88,86%).R7





O FILÓSOFO

VARIAÇÃO DE TEMPERATURA REGISTRADA NO PIAUÍ É SUPERIOR À REGISTRADA NO MUNDO


A temperatura (média) mínima de Teresina cresceu 0,8°C em trinta e três anos, no período compreendido entre 1977 e 2009. Este aquecimento é considerado alto pela meteorologia num comparativo com o aquecimento do planeta. Em cem anos a temperatura média mínima do planeta cresceu 0,5°C. 

A elevação da temperatura na capital piauiense durante os anos analisados pela meteorologista Sônia Feitosa, da Semar (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí), que resultou em sua dissertação de mestrado, aponta que a sensação que a população tem de que a temperatura está mais quente a cada ano acontece nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, conhecido por B-R-O-BRÓ. 


No período chuvoso o aumento não é muito significativo. Segundo a meteorologista, a alteração da temperatura mínima em Teresina também é verificada em cidades de médio a grande porte que estão em plena expansão populacional, de infra- estrutura e de prestação de serviço. 

Durante os trinta e três anos é possível fazer duas subdivisões de tempo, do qual é notório observar dois fatores que influenciaram na elevação da temperatura em Teresina. Entre 1977 a 1991 houve o crescimento populacional, onde as pessoas saíam das cidades do interior do Piauí em busca de melhores oportunidades na capital. A construção de conjuntos habitacionais impulsionados pela política de desenvolvimento da época é o fator primordial de influência na alteração da temperatura, pois para a construção destes empreendimentos habitacionais é necessário desmatar grandes extensões de terras, desconfigurando a vegetação originária do local. 

"A evolução urbana provoca a supressão da vegetação dando lugar às construções com material com alta capacidade de absorção de calor ou reflexivos", diz a meteorologista Sônia Feitosa. Este fator é visualizado principalmente entre os anos de 1991 a 1992. 


No segundo período verificado (entre 1992 a 2009) também acontece o aumento populacional e a retirada da vegetação. A expansão das vias de asfalto na cidade provoca a impermeabilização do solo, fazendo a água escoar não ficando nenhuma reserva para evaporação, no solo ou na vegetação. Isso faz aumentar a temperatura da superfície do solo e também a temperatura do ar. Com a expansão da cidade a vegetação diminuiu, aumentando a temperatura da superfície nas áreas de maior concentração de construções.


Também influenciou no aquecimento o aumento da quantidade de solo arenoso (areia) neste intervalo de tempo. A presença de areia na cidade durante os trinta e três anos analisados passou de 5,3% para 9,3%, o que reflete na sensação de calor. Um dado interessante é que também aumentou a quantidade de água de 4,6% para 6,0% verificado através de imagem de satélite no período dos anos de 1977 a 2009. Porém, esta água é resultado dos espelhos d'águas presentes na superfície do solo, como as piscinas e dos leitos dos rios (por assoreamento), e não pela água dos lençóis freáticos.  A umidade em Teresina no B-R-O-Bró apresenta-se baixa e nos 33 anos analisados não houve alteração, como se esperava.

O FILÓSOFO

segunda-feira, 30 de maio de 2011

FESTEJOS DE CAMPO MAIOR ALEGRIA, ANIMAÇÃO, BELEZA. JÁ COMEÇOU! VENHA, NÃO PERCA. ESTAR AQUI É BOM DEMAIS...



O festejo oficialmente começa hoje dia 31/05/2011, mas estar aqui é tão bom que já esta muito animado. Já comemos peixe assado na brasa no Pesqueiro, já degustamos um carneiro divino na brasa e ao molho na Cozinha Brasileira do Neto, comemos um capote maravilhoso no Kaulinos, crepe, churrasquinho, misturinha, um filé mignon com queijo de dar água na boca no Hawaí e muito bem tratado pelos profissionais garçõns, ouvimos música local (isto não agradou), ouvimos um sanfoneiro com zabumba e triângulo tocando forró lá no pesqueiro, tomamos coca cola e um ótimo vinho. Pra quem é apreciador de cerveja rolou muita e o melhor da festa, revimos amigos que, mesmo estando longe deste torrão natal, vieram prestigiar o festejo e isso é por demais agradável, mas vou deixar de trololó, blábláblá e lhe dizer em alto e bom som venhaaaaa. Você vai curtir muito. Nós do Folhas de Campo Maior estamos lhe aguardando. Você é nosso convidado especial e queremos expor sua imagem em nosso Blog. 

PAULO MARTINS DEGUSTANDO AS DELÍCIAS DE NOSSA GASTRONOMIA
PRIMEIRA DAMA DO MUNICIPIO E AMIGOS PRESTIGIANDO O FESTEJO


O FOLHAS DE CAMPO MAIOR ACEITA SIM O CONVITE DO CASAMENTO
TURISTA ESPANHOL PRESTIGIANDO O FESTEJO JUNINO DE CAMPO MAIOR
CATURINHA JÚNIOR E FABRÍCIA

GERSON E AMIGOS


TURISTAS BAIANOS

TURISTAS BAIANOS

LÚCIA E CEIÇA AGUARDAM VOCÊ NA BARRACA


O SENHOR DOCA ESPERANDO-O EM SUA BARRACA

QUE TRIO BONITO DE SE VER


FAMÍLIA REUNIDA




FAMÍLIA ANIMADA COM OS FESTEJOS

A MARIZETE PRONTA COM UM CARDÁPIO ESPECIAL

FAMÍLIA RIBEIRO



A FILHA ACABOU DE CHEGAR DO MARANHÃO PARA OS FESTEJOS

ERMINA E ESPOSO FAZENDO UM CACHORRO QUENTE

O CASAL ESTÁ PRONTO PARA RECEBÊ-LO EM SUA BARRACA





WALQUÍRIA, PRIMEIRA DAMA DO MUNÍCIPIO DE CAMPO MAIOR, E AMIGOS
 

SOUSA, SECR. ADMINISTRAÇÃO (AO CENTRO) E AMIGOS

MARCOS GUILHEREME, SECR. DE FINANÇAS E AMIGOS

EDVALDO, VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA, E ROBÉRIO, CH. GAB. PREFEITO

ASSESSORES DE IMPRENSA DA PMCM

VAQUEJADA É COM ELE, NÃO PERCAM

PRIMEIRA DAMA WALQUIRIA E AMIGAS

MARIM EMPRES. LOJISTA, LUCAS NOSSO PROVEDOR DE INTERNET
BACKER, DELEGADO DE POLÍCIA

TURISTA APRECIANDO NOSSA GASTRONOMIA E AMIGOS

JOÃOZINHO FÉLIX, FAMILIA E AMIGOS
O FILÔSOFO