segunda-feira, 30 de abril de 2012

DEFENSORA GERAL ESTABELECE PONTO FACULTATIVO NESTA SEGUNDA-FEIRA



Defensora Pública-Geral, Norma Lavenère
A Defensora Pública-Geral do Piauí, Norma Lavenère, estabeleceu ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia 30 de abril, para todos os servidores e Defensores Públicos da Instituição, compartilhando o mesmo entendimento do Governador Wilson Martins, que na noite da última sexta-feira,  assinou decreto neste teor.


A decisão do Governador está consubstanciada no Decreto número 14.810-2012, assinado na última sexta-feira (27), e se dá em razão do feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, que será comemorado na próxima terça-feira. Já a portaria da Defensora Geral do Estado, Norma Lavenère, é de número 117/2012, e encontra-se publicada no site da Instituição, no link “Atos Administrativos”. 

A portaria da DPE é válida para todos os Defensores Públicos, Estagiários e Servidores da Instituição, salvo para os Defensores que tiverem agenda de audiência previamente marcada para a próxima segunda-feira, encontrando-se devidamente intimados.

O FILÓSOFO

LEONARDO SE DIZ CONFIANTE: "O PEDRO VAI SAIR DESSA"




Convidado do Domingão do Faustão neste domingo (29), o cantor Leonardo se emocionou ao falar sobre o filho Pedro Leonardo, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em estado gravíssimo, após sofrer um acidente de carro em Minas Gerais. "O Pedro vai levantar e sair dessa porque esse estado não combina com ele. O Pedro é pura alegria", falou.

Sobre a agenda profissional, Leonardo disse que vai retomar os shows na próxima terça-feira (1º). "O Pedro está nas mãos de Deus, então posso voltar a trabalhar porque isso também de certa forma me acalma. A energia do público é muito boa".
Diretamente do hospital, um repórter da Globo contou que foi colocada uma televisão no quarto de Pedro, mesmo que ele ainda não consiga assistir. Segundo a assessoria, é importante que o cantor vá ouvindo as pessoas que mandam boas energias para ele porque isso ajuda na recuperação.

Após receber o apoio da platéia do Domingão, Leonardo cantou e voltou a afirmar que a música é uma forma de se mostrar feliz, lembrando o ano de 2002, quando também no palco da atração global, foi o filho que cantou para ele.


O acidente
Pedro Leonardo, 24 anos, sofreu um grave acidente de carro na manhã do dia 20, em Minas Gerais, entre as cidades de Araporã e Tupaciguara. O cantor estava sozinho no veículo e foi levado inconsciente para o hospital em Itumbiara, Goiás, onde submeteu-se a uma cirurgia para retirada de baço. Com traumatismo craniano e trauma abdominal, o filho do cantor sertanejo Leonardo foi colocado em coma induzido. No mesmo dia, ele foi transferido para a UTI do Instituto Ortopédico de Goiânia.

Em entrevista coletiva no domingo (22), a equipe médica do hospital afirmou que a prioridade, por enquanto, é salvar a vida de Pedro, e não é possível prever se ele terá seqüelas cerebrais.


Já por volta das 4h à manhã de segunda-feira (23), o cantor teve uma parada cardíaca de seis minutos e os médicos conseguiram reverter o quadro. Pedro Leonardo continua internado em coma na UTI em estado gravíssimo. O quadro dele é de lesão cerebral (com traumatismo grave e edema), trauma pulmonar - agravado por uma pneumonia -, trauma abdominal e infecção.

Filho do cantor Leonardo e de Maria Aparecida Dantas, Pedro se lançou na carreira de cantor ao lado do primo Thiago, filho de Leandro, em 2002. Seguindo os passos dos pais, eles gravaram o álbum Toque de Mágica, tendo a faixa homônima como a principal música de trabalho da época. No mesmo ano, a dupla aceitou um convite da Globo para participar do projeto Jovens Tardes durante duas temporadas, o que serviu também para aumentar a divulgação do trabalho dos dois.


Depois, Pedro começou também a traçar sua carreira como ator. Ele já atuou nos filmes Cine GibiDois Filhos de Francisco e Um Menino Muito Maluquinho. Sua última aparição de destaque foi no reality show da Record, A Fazenda, em 2009. Na vida pessoal, o jovem é pai de Maria Sophia, do relacionamento com a arquiteta Thais Gebelein. A menina é a primeira neta do cantor Leonardo.

O FILÓSOFO

CRESCE 318% A POPULAÇÃO COM CURSO SUPERIOR NO PIAUÍ




De 2000 a 2010, o número de piauienses com curso superior saltou de 31.758 para 132.757.

O número de pessoas com curso superior no Piauí aumentou 318% entre os anos de 2000 e 2010. Os dados fazem parte dos Resultados Gerais da Amostra do Censo 2010, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A maior parte desta população encontra-se em Teresina.

"A evolução é resultado da descentralização dos pólos das universidades privadas e chegada das instituições particulares nas principais cidades do estado nos últimos anos", analisa o supervisor de informações do IBGE, Pedro Soares, referindo-se aos municípios de Teresina, Picos, Corrente, Floriano, Bom Jesus e Parnaíba. Na capital do Estado, por exemplo, mais de 10% da população encontra-se neste grupo.


Enquanto, nessas seis cidades, houve um aumento significativo do número absoluto de habitantes com ensino superior completo; nos outros 218 municípios, esse número é inferior à média estadual. Os motivos, segundo Soares, é que, nessas regiões, ainda há uma carência de universidades ou a sua população não possui meios de se descolar até um centro mais próximo.

"Quem mora em cidades menores não tem acesso ao ensino superior. As universidades se concentram hoje nos grandes centros", comentou.

Outro número que chama a atenção no quesito educação é quanto ao número de piauienses sem instrução e com ensino fundamental incompleto. Em 2010, de acordo com o Censo 2010, são 1.626.674 habitantes com dez anos ou mais. É nesse grupo que se concentra a maior parte da população do Piauí.

Nos 26 estados e Distrito Federal, o número de pessoas com pelo menos o curso superior também aumentou. Em 2000, eles representavam apenas 4,4%. Dez anos depois, esse número pulou para 7,9%.

Número de crianças e jovens que não freqüentam escola caiu
O número de jovens e crianças que freqüentam as salas de aula no Piauí aumentou entre os anos de 2000 e 2010. No grupo que comporta a faixa de 15 a 17 anos, o Estado se aproxima do Rio de Janeiro e Distrito Federal, que possuem os menores percentuais de jovens que não freqüentam escola.

De acordo com o IBGE, a população está dividida em oito grupos de faixa etária. Uma delas é a de 7 a 14 anos, onde se concentra 477.937 piauienses. Desse total, apenas 2,4% estão foram das salas de aula. Esse percentual coloca, de acordo com o IBGE, o Piauí em posição de destaque junto com Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná. No Nordeste, 3,2% da população deste grupo não freqüentam a escola.   

Um dos grupos onde há mais índice de pessoas que não frequentam escola é o que engloba a faixa de 15 a 17 anos de idade. No Piauí, 14,5%, dos 184.255 dos seus integrantes, estão foram das salas de aula. A média nacional, de acordo com os dados de 2010, é de 16,7%.

"Esse percentual coloca o Estado próximo do Rio de Janeiro e Distrito Federal, que apresentam as menores médias de habitantes com idade de 15 a 17 anos que não freqüentam a escola. Temos que levar em consideração ainda que, ao contrário do Piauí, os dois estados não possuem zonas rurais. Aqui, muitos jovens deixam a sala de aula para trabalharem no campo", disse o  supervisor de informações do IBGE, Pedro Soares.

Rio de Janeiro e Distrito Federal apresentam segundo dados divulgados hoje, 13,1% e 11,6%, respectivamente, de estudantes fora da sala de aula nessa faixa etária.

De acordo com o Censo 2010, a maior parte dos estudantes do Piauí está na rede pública de ensino. Do total de 1.106.306 pessoas, 934.969 estavam matriculadas, naquele ano, nas escolas ou creche da rede estadual ou municipal, o que representa 84,54%.

O FILÓSOFO

25% DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NÃO TÊM DIPLOMA




Aproximadamente 25% dos professores que trabalham nas escolas de educação básica do país não têm diploma de ensino superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o antigo curso normal. Os dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Apesar de ainda existir um enorme contingente de professores que não passaram pela universidade – eram mais de 530 mil em 2011 – o quadro apresenta melhora. Em 2007, os profissionais de nível médio eram mais de 30% do total, segundo mostra o censo. Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, os números são mais um indicativo de que o magistério não é uma carreira atraente.

“Isso mostra que as pessoas estão indo lecionar como última opção de carreira profissional. Poucos profissionais bem preparados se dedicam ao magistério por vocação, uma vez que a carreira não aponta para uma boa perspectiva de futuro. Os salários são baixo, e as condições de trabalho ruins”, explica.


A maior proporção de profissionais sem formação de nível superior está na educação infantil. Nas salas de aula da creche e pré-escola, eles são 43,1% do total. Nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 31,8% não têm diploma universitário, percentual que cai para 15,8% nos anos finais (6° ao 9º ano). No ensino médio, os profissionais sem titulação são minoria: apenas 5,9%.

Para a presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, é um “grande equívoco pedagógico” colocar os professores menos preparados para atender as crianças mais novas. “No mundo inteiro é exatamente o contrário, quem trabalha na primeira infância tem maior titulação. Quando o professor entra na rede vai para a educação infantil quase como que um 'castigo' porque ela não é considerada importante. Mas, na verdade, se a criança começa bem sua trajetória escolar, as coisas serão bem mais tranqüilas lá na frente”, pondera.

Presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho
Segundo Cleuza, o nível de formação dos professores varia muito nas redes de ensino do país. Enquanto em algumas cidades quase todos os profissionais passaram pela universidade, em outras regiões o percentual de professores que só têm nível médio é superior à média nacional. “Temos, às vezes, uma concentração maior de professores sem titulação em alguns locais do Brasil, como a Região Norte, por exemplo, onde as distâncias e as dificuldades de acesso impedem que o professor melhore sua formação”, aponta.

O resumo técnico do Censo Escolar também destaca que em 2010 havia mais de 380 mil profissionais do magistério matriculados em cursos superiores – metade deles estudava pedagogia. Isso seria um indicativo de que há um esforço da categoria para aprimorar sua formação. Mas o presidente da CNTE ainda considera “muito alto” o número de professores sem diploma universitário, especialmente porque nos últimos anos foram ampliados os estímulos para formação de professores nas instituições públicas e privadas de ensino superior.


Uma das alternativas para quem já atua em sala de aula e quer aprimorar a formação é a modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para licenciaturas. O programa paga as mensalidades de um curso em faculdade particular e depois da formatura o estudante pode abater sua dívida se trabalhar em escolas da rede pública – cada mês em serviço abate 1% do valor.

“Os programas são oferecidos, mas as condições não são dadas aos professores para que eles participem. O professor não tem, por exemplo, a dispensa do trabalho nos dias em que ele precisa assistir às aulas. As prefeituras e governos estaduais que deveriam ser os primeiros interessados acabam não estimulando o aprimoramento”, diz Roberto Leão.

O FILÓSOFO

MENINO DE 6 ANOS É PRESO APÓS CHUTAR DIRETOR DE ESCOLA





Menino foi levado para a delegacia, mas não foi algemado.
Um menino de seis anos de idade foi preso pela polícia em Shelbyville, no estado de Indiana (EUA), ameaçou e chutou o diretor de sua escola, segundo a emissora "WISH TV".

O incidente ocorreu na semana passada. Funcionários da escola primária Hendricks chamaram a polícia depois que o menino ficou violento.

Agentes prenderam o garoto e o levaram para a delegacia, onde ele esperou até a chegada de seus pais.

O garoto já havia sido suspenso por morder funcionários da escola. De acordo com a polícia, o menino não foi algemado.

O FILÓSOFO

domingo, 29 de abril de 2012

VOCÊ PRECISA SER VISTO - PROCURE-NOS

CANDIDATOS A VEREADOR E A
PREFEITO DE TODA A REGIÃO
DOS CARNAUBAIS VOÇÊ
PRECISA APARECER OU 
PERDERÁ VOTO.

CONTE COM A GENTE DO 

BLOG: 
FOLHAS DE CAMPO MAIOR, 

SITE: CAMPOMAIORNOTICÍA.COM.BR 

E DA RÁDIO:

FOLHAS DE CAMPO MAIOR-FM; 
      FREQÜÊNCIA MODULADA EM 96,9

PROCURENOS
“URGENTE” FONE: 3252 – 3189

NEYMAR MARCA 3, SANTOS DA OLÉ... E BATE SÃO PAULO E VAI À DECISÃO, “BYE, BYE BAMBI”




O Santos é o primeiro finalista do Campeonato Paulista. A equipe do técnico Muricy Ramalho garantiu a vaga neste domingo, ao vencer o São Paulo por 3 a 1, no Morumbi, pelas semifinais. O adversário da decisão será conhecido ainda neste domingo, no duelo entre Guarani e Ponte Preta, mas já se sabe que o time da Vila Belmiro fará a segunda partida como mandante por ter a melhor campanha.


O confronto deste domingo contou com todos os ingredientes de um bom jogo: rivalidade, muitas chances de ambos os lados, erros da arbitragem, falha de goleiro e três gols do principal craque em campo: Neymar, que marcou duas vezes no primeiro tempo e uma no segundo para definir a partida em favor do Santos. Ele ainda chegou à artilharia da competição, com 16 gols - contra 15 de Hernane, do Mogi Mirim.

Com a vaga na decisão, o time santista tem a chance de conquistar o tricampeonato paulista, já que venceu em 2010 e 2011. Isto não acontece desde 1969, quando o próprio Santos venceu seu terceiro Paulistão consecutivo, ainda com Pelé.


A equipe visitante entrou em campo neste domingo com uma mudança no ataque: Alan Kardec no lugar de Borges. Muricy Ramalho explicou que a opção se deu pela qualidade do São Paulo nas jogadas de bolas aéreas e Alan, mais alto, poderia ajudar a defesa e ser mais efetivo no ataque neste tipo de lance.

O JOGO - Logo a 1 minuto, o Santos conseguiu um pênalti a seu favor. Arouca puxou contra-ataque e lançou para Alan Kardec, que tentou driblar Paulo Miranda e foi calçado por baixo pelo zagueiro. Na cobrança, Neymar bateu no alto, no canto direito de Dênis, que pulou para o esquerdo, e marcou o primeiro. Foi o centésimo gol do atacante com a camisa santista.

O São Paulo com a desvantagem, acordou na partida. Usando muito as jogadas pelos lados, principalmente com Cortez pela esquerda. Aos 10 minutos, Jadson bateu escanteio, Paulo Miranda subiu antes da saída de Rafael e cabeceou na trave. No lance, o goleiro acabou sentindo uma lesão no joelho direito, recebeu tratamento, mas ficou em campo. 


Quatro minutos depois, Rafael precisou trabalhar em cobrança de falta de Denílson, que quicou na grama molhada e quase o enganou. O São Paulo não diminuía a pressão e teve boa chance de empatar aos 21, quando Casemiro recebeu bom passe de cabeça e bateu cruzado, com perigo.

Quem marcou, no entanto, foi Santos. Aos 31 minutos, Rodolfo tirou a bola, mas ela ficou com Ganso, que tocou rápido para Neymar. O atacante aproveitou a bobeada de Paulo Miranda na marcação, arrancou e tocou de pé esquerdo no canto de Dênis para marcar seu 101.º gol com a camisa santista. Ele é agora o 21.º maior artilheiro da história do clube, empatado com Juary, a quem homenageou na comemoração.

Após uma falta da direita, Paulo Miranda tocou com perigo. No lance seguinte, resposta santista: Alan Kardec bateu fraco de fora da área. Mesmo assim, Dênis não conseguiu segurar e rebateu para o meio. Neymar vinha em velocidade e, atrapalhado por Rodrigo Caio, bateu na trave.


Aos 12, o Santos teve um gol anulado de forma polêmica. Elano cruzou da direita e, após escorada de cabeça, Alan Kardec empurrou para o gol. Mas o árbitro Paulo César de Oliveira marcou falta de Edu Dracena no lance.

O Santos chegou ao terceiro gol em uma infelicidade de Dênis. Léo tocou para Neymar, que girou sobre a marcação e bateu de fora da área, no meio do gol. O goleiro são-paulino tentou defender, mas espalmou contra o próprio gol. Cícero ainda foi expulso pouco depois e acabou de vez com as chances de reação dos mandantes.
FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 1 X 3 SANTOS

SÃO PAULO - Dênis; Piris (Rodrigo Caio), Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro (Osvaldo), Cícero e Jadson (Fernandinho); Lucas e Willian José. Técnico: Emerson Leão.

SANTOS - Rafael (Aranha); Maranhão, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec (Rentería). Técnico: Muricy Ramalho.

GOLS - Neymar, aos 3 e aos 31 minutos do primeiro tempo. Willian José, aos 18, e Neymar, aos 32 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Paulo César de Oliveira.

CARTÕES AMARELOS - Paulo Miranda, Maranhão, Piris, Cícero, Rodrigo Caio, Aranha.

CARTÃO VERMELHO - Cícero.

RENDA - R$ 2.033.374,00.

PÚBLICO - 47.771 pagantes.

LOCAL - Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).


O FILÓSOFO

42,3% DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO PAÍS TÊM COTAS PARA NEGROS E ÍNDIOS STF CONSIDEROU CONSTITUCIONAL RESERVA DE VAGAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.






59 universidades federais do país, 36 oferecem algum tipo de ação afirmativa de reserva de vagas no processo seletivo. Destas, 25 têm algum tipo de cota racial para negros, pardos e/ou índios. O número corresponde a 42,3% do total das instituições. Nesta quinta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a adoção de políticas de reserva de vagas para garantir o acesso de negros e índios a instituições de ensino superior em todo o país.


De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, cada instituição federal tem autonomia para decidir se vai ou não adotar uma política de ação afirmativa. As cotas podem ser raciais (para negros, pardos e índios), sociais (para oriundos de escolas públicas e deficientes físicos) ou uma combinação dos dois modelos, ou seja, dentro da cota de vagas para estudantes vindos de escolas públicas são reservadas vagas para negros, pardos e índios. Em geral, para entrar nesta cota, basta que o estudante se autodeclare negro ou pardo. 


Um total de 32 universidades federais reserva uma porcentagem das vagas para candidatos egressos da rede pública de educação básica, ou seja, esses candidatos só competem diretamente com outros estudantes na mesma situação. Em algumas delas, a porcentagem de reserva chega a até 50% do total de vagas, caso da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no PIAUÍ, e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul.

O FILÓSOFO

SENADO APROVA AUTORIZAÇÃO DE VENDA DE REMÉDIOS EM SUPERMERCADOS AUTORIZAÇÃO CONSTA EM MP CUJO OBJETO ERA DESONERAR ITENS PARA DEFICIENTES.







Medida provisória aprovada na sexta-feira (27) no Senado autoriza a venda de medicamentos que não exigem prescrição médica para uso em supermercados, armazéns, empórios, lojas de conveniência e similares.

O item consta de MP cujo objeto principal concedia isenção fiscal de PIS/Pasep e Cofins para 22 produtos destinados a portadores de deficiência física. O texto vai à sanção da presidente Dilma Rousseff.

O texto da medida afirma que deve ser levada em consideração a relação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de produtos comercializáveis sem precisar de prescrição médica. Anvisa espera obter mais informações sobre o impacto da medida caso ela venha a ser sancionada, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.


O líder do PT no Senado, senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde, afirmou em plenário que vai pedir para a presidente Dilma vetar esta parte do projeto.

"Mesmo sendo remédio sem restrição médica tem de ser restrito a drogarias", disse o senador.

A MP foi relatada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-líder do governo no Senado. 

MP 'guarda-chuva'
Parlamentares da oposição reclamaram da quantidade de assuntos diferentes tratados na medida.

"Do jeito que ela está, do jeito que ela foi submetida ao plenário do Senado, ela é inconstitucional [...] Vai se acumulando a confusão jurídica no país", reclamou o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Além da desoneração para itens voltados para pessoas com deficiência, a medida também autoriza o governo federal a exigir rotulagem das embalagens de papel destinado à impressão de livros e periódicos.

Outro item prorroga até 30 de abril de 2016 a redução para zero das alíquotas de PIS/PASEP e COFINS na importação e na venda do papel usado para impressão de jornais e periódicos.

O projeto também isenta do IPI e do Imposto de Importação os materiais esportivos sem similar nacional.

O FILÓSOFO

MAIS DE 3 MI NÃO DECLARARAM IR; PRAZO TERMINA AMANHÃ



Balanço da Receita Federal até as 9h00 deste domingo aponta que 21,27 milhões de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foram entregues. O número representa 85,08% do total estimado para este ano, de 25 milhões, segundo informações da Agência Brasil. Com isso, ainda faltam 3,73 milhões de declarações a serem enviadas até esta segunda-feira, quando termina o prazo estipulado pela Receita. A multa pelo atraso na entrega é de R$ 165,74.

Se o contribuinte estiver em dívida com o Fisco, poderá ser penalizado em até 20% do imposto devido, com o risco de ter o número do CPF suspenso. Caso tenha restituição, a multa será deduzida da restituição.

"Faltam muitas declarações até o fim do prazo, que é amanhã. Quem não enviou é bom se apressar para não enfrentar surpresas de última hora, como a falta de documentos com as informações bancárias, por exemplo", alerta o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, à Agência Brasil. As informações são da Agência Brasil. 



O FILÓSOFO

BOTAFOGO VENCE VASQUINHO, O CRUZ DE MALTA SE MALTOU MAS, NÃO DEU FOI DERROTADO VERGONHOSAMENTE 3X1.



O Botafogo derrotou o Vasco por 3 a 1, neste domingo, no Engenhão, e conquistou o seu primeiro título no próprio estádio: a Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Agora, o time vai decidir a competição estadual com o Fluminense, vencedor da Taça Guanabara - os dois rivais não se enfrentam em uma final desde 1971.

Loco Abreu, com dois gols, e Maicosuel, que marcou um e teve grande atuação, foram os nomes do clássico. O time comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira dominou o jogo desde o início. Já o Vasco, de Cristóvão Borges, conseguiu repetir o MAU futebol da semifinal, quando MESMO JOGANDO MAL       eliminou o Flamengo. 


Jogadores como Felipe e Diego Souza, que em outras partidas foram decisivos, tiveram atuações fracas pelo lado vascaíno. Melhor para o torcedor do Botafogo, que já aos 33 minutos do segundo tempo, no Engenhão lotado, começou a soltar o grito de "campeão".

"É sempre bom vencer e hoje o time provou que tem um objetivo. Estamos trabalhando forte e, quando todos estão focados, as coisas dão certo", disse o meia Maicosuel. 


Loco Abreu foi assistido de perto pelo pai, que estava no estádio e acompanhou pela primeira vez o filho no Engenhão.

"Todos os títulos que ganhei na carreira, ele estava presente no estádio. O time me encontrou nos momentos certos e eu aproveitei as oportunidades", disse o atacante uruguaio.

O JOGO - Invicto na temporada, o Botafogo abriu ao placar logo aos 4 minutos do primeiro tempo. Maicosuel foi ágil na cobrança de lateral e jogou a bola para Marcio Azevedo, que entrou na área e tocou para Loco Abreu, sozinho, de frente para o gol. Ele, então, tocou tranqüilo e marcou. Nos minutos seguintes, Eder Luis perdeu três boas chances para o Vasco. Em todas, finalizou muito mal. 


Com Maicosuel jogando com rapidez e inspirado nos contra-ataques, além da segurança de Antônio Carlos e Fábio Ferreira na zaga, o Botafogo fez o segundo gol aos 45 minutos. O meia Elkeson, em cobrança de falta, cruzou na área para Fábio Ferreira ajeitar de cabeça para Loco Abreu, que, mais uma vez sozinho, de frente para o gol, não perdoou.

No segundo tempo, Cristóvão Borges arriscou nas substituições. Tirou o único centroavante, Alecsandro, e colocou o meia Juninho Pernambucano. Logo aos 2 minutos, o volante Fellipe Bastos acertou lindo chute, de fora da área, mas a bola explodiu no travessão botafoguense e saiu. Quando a equipe vascaína parecia mostrar poder de reação, o Botafogo decidiu o jogo.


Aos 9 minutos, depois de bola lançada do campo de defesa, Maicosuel dominou nas costas do zagueiro Renato Silva, entrou na área e bateu bem, tirando do goleiro Fernando Prass: 3 a 0. Aos 35, Carlos Alberto diminuiu para o Vasco, após troca de passes com Rodolfo dentro da área, mas já era tarde demais para evitar o título do Botafogo.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 3 X 1 VASCO
BOTAFOGO - Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel (Gabriel), Andrezinho (Jadson), Elkeson e Maicosuel (Herrera); Loco Abreu. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

VASCO - Fernando Prass; Fagner (Carlos Alberto), Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe (Allan) e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (Juninho Pernambucano). Técnico: Cristóvão Borges.

GOLS - Loco Abreu, aos 4 e 45 minutos do primeiro tempo; Maicosuel, aos 9, e Carlos Alberto, aos 35 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Wagner Magalhães.
CARTÃO AMARELO - Andrezinho, Fábio Ferreira, Loco Abreu, Fellype Gabriel e Marcelo Mattos, do Botafogo; Felipe, Diego Souza, Fagner, Allan e Juninho Pernambucano, do Vasco.

RENDA - R$ 1.150.840,00.
PÚBLICO - 35.321 pagantes.

LOCAL - Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio.

O FILÓSOFO

ESCOLAS PÚBLICAS TÊM AULAS AOS SÁBADOS; ANO LETIVO VAI ATÉ 2013


 

 

Algumas unidades já começaram a repor aulas. Sinte diz que se governo não negociar, Estado pode ter período perdido.

 

Diversas escolas da rede pública municipal e estadual voltaram às aulas após os reajustes aprovados pela Câmara e Assembléia Legislativa. Muitas unidades já tiveram aula de reposição neste sábado (28), embora ainda haja professores paralisados. 

Há possibilidade de que o período letivo tenha apenas recesso durante uma semana de julho e no período de natal e ano novo, entretanto, as aulas podem se estender até janeiro de 2013. Na rede municipal de Teresina, cada escola é responsável para elaborar o seu próprio calendário. 

Segundo a gerente de gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Iulhiane Rossi, algumas escolas não terão férias em julho.  A diretora de gestão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Eudina Rocha, 59 mil alunos foram atingidos em 22% das escolas piauienses. 

“É um direito do aluno ter sua carga horária cumprida e nos não vamos abrir mão das 800 horas e os 200 dias letivos”, pontua. 

O Sindicato de Trabalhadores em Educação (Sinte) diz que a adesão dos servidores é de 70%, porque muitos professores teriam voltado a grevar após o reajuste ter sido aprovado pela Assembléia. Os professores dizem ainda que o período deste ano irá ficar perdido, caso o governo não volte atrás e conceda um reajuste maior.

O FILÓSOFO 

sábado, 28 de abril de 2012

AMIZADES COLORIDAS ESTÃO CADA VEZ MAIS COMUNS



Especialista alerta para risco de perder a chance de conhecer um parceiro de verdade.

Um belo dia, aquele seu grande amigo lhe parece muito mais interessante do que você já se permitiu pensar e, feliz ou infelizmente, vocês avançam o sinal e terminam a noite juntos, na cama.

Se você nunca passou por isso, ao menos deve conhecer alguém que já esteve nessa situação. A “amizade colorida” que, inclusive, já inspirou produções para o cinema, é um tipo de relacionamento cada vez mais comum entre os jovens e adultos. Mas quais limites devem ser impostos neste tipo de relação e como não se magoar nem ferir o outro?


Heidi Reeder, uma professora de comunicação da Boise State University (Idaho, EUA), já se dedicou a escrever sobre o assunto. E, nesses artigos que podem ser encontrados na internet, Heidi identifica quatro tipos de relações comuns.
 
A “atração amistosa” você gosta da pessoa e de estar com ela, mas não sente atração amorosa nem sexual; a “atração romântica”, aquela na qual se deseja transformar a amizade em namoro; a “atração subjetiva física/sexual”, na qual existe o desejo de manter relações sexuais com o amigo; e, por fim, a “atração objetiva física sexual”, aquela na qual você reconhece o amigo como atraente, mas para os outros, e não para si mesmo.

Problema ou solução? Ter a consciência desses tipos de relação, no entanto, não significa que você está livre de cair nas armadilhas do amor. Ou seria da amizade? Ou da atração?


“Acho que quando alguém encara uma amizade colorida é porque está carente, não vejo outro motivo. Comigo foi assim”, no início é sempre fácil lidar com a situação, e ambos querem se divertir, nada além disso, mas alerta para o que pode surgir depois.

“Em algum momento sempre chega a cobrança de um compromisso, ou o ciúme, e as duas partes começam a se estranhar. O meu problema foi justamente ficar interessado na pessoa e não ter o retorno, mas também já aconteceu o contrário”.

“Aí começa aquele drama mexicano” sabe?

Neste caso, não devemos trabalhar com o psicológico. Mas será que é possível para quem já se envolveu? Garantimos que sim!


Depois de manter um amizade colorida por cerca de um ano e quatro meses, Fernanda conta que seu amigo/ficante a pediu em namoro, no meio de um show, perto de todos os amigos em comum dos dois.

“Fiquei surpresa porque a mulher costuma se envolver mais que o homem. Eu pedi para pensar, acabei aceitando e ficamos juntos seis meses”, conta. E mesmo com a inversão dos papéis, Fernanda conta que tudo acabou, ou melhor, continuo bem: na amizade.

“Acho que o segredo é ser sincero e deixar tudo muito claro. Tenho amigos coloridos, “diz Fernanda”, com os quais a amizade se fortaleceu depois do sexo”, diz. Prova de que os homens realmente estão vulneráveis nesse jogo de amizade e amor é o publicitário Guilherme Samambaia. Ele garante que já teve várias amizades coloridas, e já se envolveu mais que a companheira.

“E o contrário também aconteceu. Mas se o outro não ta afim, aí é hora de parar”, diz.

Especialista. Para a psicóloga Letícia de Oliveira, numa amizade colorida sempre alguém vai sair perdendo, porque o nível de envolvimento e carência nunca é igual e vem daí o risco de se machucar.

“E ambos estão vulneráveis porque quando falamos de sentimento é praticamente impossível se falar de controle. Então pode acontecer de um se apaixonar e do ciúme aparecer”, afirma a psicóloga.

Para Letícia, um outro risco que se corre ao estar envolvido numa amizade colorida é se fechar para outros relacionamentos e perder a oportunidade de encontrar um parceiro de verdade.


Amizade com sexo?
Em um de seus artigos, a americana Heidi Reeder afirma que 20% dos homens e mulheres entrevistados já haviam transado com um amigo, pelo menos uma vez na vida. Destes, 76% garantiram que o relacionamento ficou melhor após o sexo

Amor com benefícios inspira filme romântico
A amizade colorida está tão presente e se tornou tão comum na vida de jovens e adultos que o tema inspirou uma produção para o cinema. Em setembro do ano passado (2011), estreou o longa “Friends With Benefits”, em português “Amizade Colorida”.

Na produção, a atriz Mila Kunis interpreta uma a caça-talentos que convence um jovem criativo, vivido pelo ator e cantor Justin Timberlake, a aceitar uma proposta de trabalho em Nova York. E eles acabam ficando amigos.

Mas o problema é que a coisa começa a evoluir e também a se complicar à medida que a intimidade também vai aumentando e eles confessam que sentem falta de sexo.

Evite. Para evitar confusões e amenizar a situação, a dupla decide impor uma regra importante à convivência:

“tudo não passa de atração física e qualquer emoção deverá ser deixada de lado.”

Mas será possível impor regras ao sentimento?

Para ele parece muito simples não misturar as coisas. “(Sexo) É um ato físico. Como jogar tênis”, diz o criativo.

Depois que chegam em um consenso, antes de irem para a cama, tudo o que gostam ou consideram inadequado no sexo vira tema de uma conversa transparente, de amigos, enquanto tiram as roupas. Não poderia mesmo dar certo! Carência? Inconseqüência? Imaturidade? Uma amiga vai além:

“Amigos fazendo sexo? Vocês estão na faculdade?”

O FILÓSOFO

VOTE CERTO... OU, A VITÍMA PODE SER VOCÊ!!!





A conjuntura em questão não esta nem um pouco incomodada em favorecer o funcionalismo patente por que falamos isso é por que a Situação a qual os Vereadores querem enganar a todos dizendo que é a classe que mais trabalha isso vai continuar se o Povo em geral não tomar uma Atitude o mais rápido possível, não adianta reclamar quando vão pagar suas contas no Banco do Brasil dizendo que pagam impostos e continuam a votar nestes mesmos políticos que para mim é Ditatorial.


Temos que nos conscientizar que temos que mudar, temos que ter políticos mais dignos e que se preocupe mais com todos a população e não com o bolso de alguns, e que possamos ter uma Educação de qualidade que em que em Campo Maior não existe, ainda temos crianças sendo transportadas irregularmente em transportes inadequados e que a qualquer momento pode acontecer algo grave, como já aconteceu em um passado recente com alunos e Professores do Município, ou do estado que possamos ter uma Saúde de qualidade que em Campo Maior por que a que existe não funciona, só um exemplo clássico tem postos de Saúde que jamais funcionou e a população do interior e da cidade de Campo Maior precisando de atendimento, tem posto que seus Doutores ou Doutoras só vão quando bem entendem trabalhar pode uma coisa dessas, palavras da própria comunidade para conosco, como pode uma coisa assim, onde esta o Ministério Público que não fiscaliza este tipo de aberração com o Dinheiro Público.


Em todo tempo vemos que ainda sim tem pessoas que acreditam que neste estado de coisas que se perpetua de e dizem que fazem o melhor para Campo Maior, mais vejam minha gente que todos que acompanham estes mesmo grupos não têm oportunidade nenhuma de ter uma propriedade para criar nem se quer uma “Cabra” dirá outra coisa, de comprar seu transporte seja carro ou moto, não tem direito de ter uma casa digna, de poder viajar para o Exterior como os do Poder vão e colocam em redes Sociais suas fotos que esbanjam com o Dinheiro publico, na televisão vemos toda hora Políticos sendo presos pelos mais diversos crimes e compreensão complicada como evasão de divisas, formação de quadrilha, improbidade administrativa, desvio de verbas Federais dentre outros que ferem a Lei e o Código Penal ultrapassado deste País, onde vamos parar com tantos crimes cometidos a céu aberto?


Para finalizar quero dizer a todos que pensem, analisem, se perguntem se temos o que merecemos todos os dias? Temos políticos que pensa no mais Pobre? Ao acordar e ver sua mesa faltando o Pão de cada dia se questione será que votei na pessoa certa? Será que o que eu Almoço os Governantes come também? Quando você sai de casa a pé que seu  Líder Político passa por você abanando a mão ele tem consciência de suas dificuldades diárias? Ele se importa com você? Quer ver o seu progresso? Quer ver seu Filho Formado? São perguntas que queria que você se fizesse, depois pense a respeito, questione sua Família, questione seu vizinho, seus amigos, para que possamos nestas Eleições não somente ser Guerreiros mais revolucionários por uma São Bernardo melhor e mais digna. 

O FILÓSOFO