domingo, 30 de setembro de 2012

PASSEIO CICLÍSTICO A FAVOR DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE


O evento terminou com o pronunciamento do candidato a prefeito, Paulo Martins, que anunciou passeios como esses para, mensalmente, celebrar temas importantes para a sociedade. “A Prefeitura de Campo Maior, a partir de 2013, todos os meses, irá fazer um passeio como esse para celebrar uma data, um tema”, disse Paulo Martins.







O FILÓSOFO

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CANDIDATOS A PREFEITO PASSAM POR SABATINA DE ALUNOS EM ESCOLA ESTADUAL


O colégio estadual Briolanja Oliveira, em Flores, promoveu durante todo esse mês de setembro a sabatina com o candidatos a prefeito de Campo Maior: Paulo Martins, Liege Cavalcante e Edilson Araújo. Eles tiveram a oportunidade de mostrar suas propostas de governo  ao responder perguntas feitas pelos alunos da escola.


O primeiro a ser sabatina foi Edilson Araújo, que esteve diante dos alunos no ultimo dia 11 de setembro. Em seguida compareceu ao colégio, no dia 18/09, a candidata Liege Cavalcante e a série com os candidatos foi encerrada, na noite dessa quinta-feira, 27, pelo candidato Paulo Martins.


Martins respondeu a perguntas sobre educação, saúde, saneamento básico, segurança, esporte e lazer, meio ambiente, abastecimento de água, coleta de lixo e turismo e cultura. “Todas as perguntas eu estava preparado para responder porque são temas que eu inclui no meu plano de governo”, avaliou o candidato.PCM



O FILÓSOFO

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SEBRAE LANÇA ROTEIRO "CAMINHO ENTRE RIOS" EM CAMPO MAIOR


Na manhã dessa qunta-feira (27) o Sebrae no Piauí realizou o lançamento do projeto ‘Roteiro Turístico Caminho entre Rios’. Jornalistas, empresários e formadores de opinião formaram um grupo que visitou o município de Campo Maior para conhecer o potencial turístico da região.


Para Marco Bona, Teresina é uma porta de entrada para o turismo no Piauí mas desenvolver o turismo rural é uma forma de desenvolver economicamente toda a região. “Não podemos nos conformar que o turista venha só de passagem para Campo Maior, queremos aprender com o Ceará a ter um turismo rural de excelência”, afirmou o secretário.

Durante a visita foi apresentado o protótipo do folder informativo que será distribuido no aeroporto e nos pontos de maior fluxo turístico em Teresina. Segundo Selma Maia, consultora do Sebrae desde 2009, vem sendo realizado um diagnóstico da viabilidade turística, a realidade atual e o cenário futuro no município.”Nosso objetivo é divulgar, promover e comercializar Campo Maior no mercado turístico local e em seguida o nacional”, afirmou Maia.


Sete cidades fazem parte do ‘Roteiro Turístico Caminho entre Rios’ são elas: Teresina, Campo Maior, União, José de Freitas, Castelo do Piauí, Altos e Buriti dos Montes. Todas as cidades são banhadas pelos dois rios mais importantesdo Piauí, o Parnaíba e Poti.
 
A comitiva ainda visitará o centro histórico e em seguida a fazenda ‘Trabalhado’ que preserva as tradições rurais no município. Em virtude do período eleitoral, o secretário de desenvolvimento econômico e turismo da prefeitura de Teresina, Alexandre Magalhães não pode comparecer a visita do Sebrae no município.PCM
 
O FILÓSOFO




PROFISSÃO PUXA-SACO DE PREFEITO, PRINCIPALMENE DO PRÓXIMO



De acordo com estudiosos da língua, a expressão puxa-saco teria surgido nos quartéis. É que os soldados rasos eram obrigados a carregar o saco dos suprimentos próprios e também o dos seus superiores hierárquicos, nas rotinas diárias e nas saídas a campo de prova.

Já em Campo Maior - Piauí a denominação puxa-saco pode ser atrelada aqueles que não conseguem viver se não as custas do dinheiro da prefeitura de Campo Maior, que também é chamada por alguns de “viúva”.

Será que alguém já parou para pensar por que a prefeitura de Campo Maior é conhecida também como “viúva rica”? Seria talvez porque ela estaria sempre cercada e povoada por gaviões famintos e sedentos por seu bem mais preciso, nesse caso, o dinheiro público? Pode ser, já que alguns que por ali passaram ou ali estão não conseguem ver a sua frente senão os seus soldos retirados da pobre “viúva rica”.

Sabemos que a “viúva” exerce um fascínio quase hipnótico em alguns aloprados que por lá vivem que são conhecidos também como “puxa-saco" de quem estiver no poder”. Mas, parem com isso gente... De uma trégua para o próximo prefeito que por lá vai passar os próximos quatro anos  e até mesmo ao atual, que está totalmente contaminado com o poder. Sem vida própria, o pobre homem só pensa na próxima derrota, acabando por virar uma espécie de zumbi, cujas ações só têm como foco a “LAPADA” do dia 07 de outubro. Porém, se todos os seus planos derem errados, o que parece que vai acontecer, ele terá que se acostumar a viver sem a “viúva rica”, mas acalme-se senhoras e senhores puxa-saco, ele vai continuar rico.

Senhor próximo prefeito, não venha com esa história que os que la ficarem são seus co-relegionário, pois agora é muito fácil, pois sua reeleição está garantida e além de puxa-saco vão se tornar vira casaca que é uma atitude típica de puxa-saco, prejudicando muito os seus reais eleitores que deram a cara para bater antes de sua candidatura florecer, “ACORDA SENHOR PREFEITO”.


No entanto, existem algumas figurinhas carimbadas que não sabem viver sem o dinheiro da prefeitura. Verdadeiros profissionais na arte de ser cara de pau, é comum ver essas figuras brigando, idolatrando, exaltando, amando e repetindo a célebre frase: “nunca na história de Campo Maior houve um prefeito bom como esse”.
 
Outro dia, uma dessas figuras estava na praça da fama fazendo sua encenação ao atual líder político. Falou do outro ex-prefeito que, segundo ele, não chega nem aos pés do atual. Mas a mesma figura já falou exatamente isso em outros tempos, e sem que ninguém ouça eles dizem no celular que é eleitor do próximo Prefeito, dizem também a boca pequena, sem que ninguém ouça.  “ACORDA SENHOR PREFEITO” O “homem e mulher de um voto só”, cagüetou também colegas que hoje sofrem perseguições na casa da “viuva rica”.

Espere e vera que no próximo ano eles estarão falando mal de quem ele hoje defende. Assim como fez com todos pelos quais passou. É só aguardar e comparar

O FILÓSOFO

ELEIÇÕES 2012: ELEITOR TEM ATÉ ESTA QUINTA PARA PEDIR A 2ª VIA DO TÍTULO

 
O eleitor que perdeu o título tem até hoje (27) para comparecer ao seu cartório eleitoral, munido de uma carteira de identidade oficial com foto (acompanhado de cópia) e solicitar a segunda via do documento. 

Para votar, só é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, de habilitação, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive carteira de categoria profissional).
 
No entanto, conforme explicou a chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral do Estado, Sandra Christ, o título de eleitor é importante para que o votante saiba qual é a sua seção eleitoral e o local de votação. 

“Além disso, o eleitor que não puder comparecer à sua seção para votar e tiver que justificar a ausência necessita do número do título para preenchimento do formulário de justificativa”, explicou Christ, ao lembrar que as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

As eleições municipais de 2012 serão realizadas no próximo dia 7 de outubro, das 8h às 17 horas.TSE
 
O FILÓSOFO
 

GREVE DOS BANCÁRIOS CHEGA AO FIM

José Ulisses

Os bancários do Piauí em greve que há 9 dias, após assembleia geral realizada no noite desta quarta-feira, suspenderam a paralisação. A partir de hoje todas as agências no Piauí estarão abertas. Os trabalhadores do Banco do Nordeste foram os últimos a decidir pelo fim da greve, mas voltam ao trabalho também.

Em assembleia, os servidores aceitaram a proposta da direção da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Com o acordo, os bancários terão reajuste de 7,5% nos salários, piso de R$ 1.519,00 (aumento de 8,5%) e auxilio refeição de R$ 472,15.

O presidente da Sindicato dos Bancários, José Ulisses, disse que a maior conquista da paralisação foi a união da categoria.
 
“A greve foi positiva, porque conseguimos avançar na negociação com poucos dias de paralisação”, disse José Ulisses.ODia

O FILÓSOFO

A IMPORTÂNCIA DO VOTAR


Cogita-se muito sobre a importância do ato de votar e de como ele repercute na vida de todos os cidadãos. Votar é um ato político da mesma forma que não votar também, mas o que quero salientar é o ato político do voto como ação responsável e consciente, com fundamental valor para a construção da sociedade em que vivemos.

Para muitos cidadãos, parece irrelevante e inconsequente, pois tais pessoas não possuem noção do grande poder que têem em mãos e o vêem como sendo obrigatório e sem importância, como algo banal que não faz a mínima diferença, elevando assim os inúmeros votos em branco que vemos todos os anos nas eleições.

De fato, acredita-se que tais pessoas pensem assim por conta da falta de educação, que deveriam ter recebido desde a infância, como também pela persuasão oferecida por parte dos meios de comunicação que se tornam manipulátorios e mostram ás pessoas aquilo que lhes é conveniente.

Além disso, vale ressaltar também que a descrença nas instituições e nos próprios governantes, influenciam e empobrecem o valor do voto, levando-os a não saber em quem e porque votar em tais candidatos, que sempre aparecem com algum "caso escondido" por detrás das campanhas eleitorais e períodos pós-candidaturas.


Acredita-se ainda, que a corrupção eleitoral unida a adoção da urna eletrônica, seja pontos relevantes na hora da decisão sobre o voto; isto quer dizer que o ato de votar é influenciado pelos escândalos que vemos todos os dias, pelo descomprometimento das autoridades com as necessidades sociais e também pela adoção de um sistema de votação, que só parece beneficiar os políticos, obrigando-nos a termos de comparecer aos locais de votação para deixar com eles as nossas decisões.

É imprescíndivel que tomemos consciência da importância que o nosso voto tem para o futuro da sociedade, para a construção de um país democrático, onde as pessoas sejam mais humanas e comprometidas com as questões públicas. é preciso eleger pessoas sérias, capazes de reger com responsabilidade o destino de nossa nação; torna-se fundamental ainda, promover a educação no intuito de formar cidadãos atentos a necessidade de valorização do ato de votar com responsabilidade; não podemos fazer desse ato algo inútil e desnecessário a vida pública. Fazer o ato de votar como direito e dever cívico é mais que necessário, é uma norma social.

O FILÓSOFO

domingo, 23 de setembro de 2012

AMIGOS DO CANDIDATO RIBINHA RESOLVEM RIBINHAR

Ontem à tarde, na sede da AUCAM, os amigos do candidato a vereador Ribinha reuniram-se e fizeram uma passeata pra confirmar o apoio a Ribinha pelas ruas da cidade.
O convite era: VAMOS RIBINHAR.
 




































O FILÓSOFO