domingo, 31 de maio de 2015

MARANHÃO AUTORIZA CONCURSO PARA TRÊS MIL PROFESSORES.

Flávio Dino, Governador do Maranhão


Depois do anúncio de concurso público para professores feito pelo governador Flávio Dino (PCdoB) ainda em janeiro, os deputados estaduais aprovaram nesta semana  a criação de 3.001 vagas por meio de concurso para professor de Educação Básica. As áreas contempladas com o maior número de vagas pelo projeto de lei 217/2014, de autoria do Poder Executivo, são língua portuguesa - com 518 - e matemática, 341.

Proposta no ano passado, na gestão de Roseana Sarney (PMDB), as demandas foram avaliadas pelas pastas da Educação, Gestão e Previdência e Planejamento. "Existem muitas mensagens do governo anterior, algumas foram vetadas pelo governador e ele resolveu não enviá-las. Mas algumas eram importantes e, pelo princípio administrativo da continuidade resolveu mandar para apreciação da Assembleia", explicou o Wellington do Curso (PPS).

Quando o projeto ainda tramitava nas comissões, o deputado afirmou que seria enviado ao governador uma indicação para que fosse encaminhado ao parlamento estadual uma nova mensagem governamental para a criação de mais três mil vagas para professores. Na Assembleia Legislativa, desde abril o projeto passou pelos colegiados de Constituição e Justiça (CCJ), Orçamento e Educação.

De acordo com o parecer do deputado Roberto Costa (PMDB), relator da matéria na Comissão de Educação, o aumento de vagas para professores é necessário ao aprimoramento do serviço público. "O incremento dos vínculos empregatícios estáveis, em detrimento da diminuição da contratação temporária de docentes, favorece a continuidade do processo pedagógico, melhorando assim o desempenho dos alunos", destacou no relatório.

No primeiro mês de governo, Flávio Dino anunciou seis medidas para garantir o início do ano letivo na data prevista, como a prorrogação dos contratos de 4.990 professores e a contratação de outros 1.000 temporários. Também foi anunciado o reajuste de 15% no salário dos professores contratados e a aplicação do reajuste do piso nacional a toda a classe do magistério.  Diário do Povo

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL SERÁ VOTADA ATÉ O FIM JUNHO, AVISA CÂMARA

Eduardo Cunha

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou neste domingo, em seu perfil no Twitter, que vai colocar em votação até o fim de junho a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que diminui de 18 para 16 anos a maioridade penal no país. O peemedebista disse que a comissão especial da redução da maioridade penal deve concluir os trabalhos até dia 15 de junho e, imediatamente, a proposta será levada a plenário.

“Além dessa polêmica, teremos ainda muitas outras, já que não vamos deixar de levar a votação matéria porque um grupo do PT não quer”, disse Cunha, afirmando que a redução da maioridade penal estava parada há mais de 20 anos e “tiramos da gaveta”.

“O PT não quer a redução da maioridade e acha que todos têm de concordar com eles”, postou o presidente da Câmara, que, neste domingo, escreveu também uma série de mensagens sobre reforma política, em que diz ser choro dos deputados a ação no STF contra emenda da reforma política.

Cunha disse defender um referendo sobre a questão para se faça um grande debate e afirmou que a consulta poderia acontecer junto com as eleições de 2016. O GLOBO

O FILÓSOFO
 

sábado, 30 de maio de 2015

O FESTEJO AINDA NÃO COMEÇOU E JÁ ESTÁ ANIMADO ASSIM!


"Para o trabalho que gostamos levantamo-nos cedo e fazemo-lo com alegria".

William Shakespeare


Ao chegarmos de viagem, resolvemos conferir como estava a praça Bona Primo, por ocasião da véspera da abertura do Festejo de Santo Antônio. O festejo oficialmente não começou, mas a praça já está bonita, cheia de gente, campomaiorenses e visitantes, todos prontos para a abertura que se dará amanhã, 31 de maio e seguirá até o dia 13 de junho.

O festejo não é apenas uma questão religiosa, é sabido que o leilão é dirigido para igreja católica, mas ao redor as barracas, os visitantes vem a Campo Maior para curtir se divertir, confirmar a tradição de dias festivos, beber cerveja, degustar os apetitosos pratos servidos ali, percebemos a presença de inúmeras pessoas evangélicas,fazendo com que este evento passa a ser também uma questão cultural, um chamariz para a divulgação de nossa cidade em todas as áreas, com várias atrações desde shows, culinária, passando pelos antigos casarões, a nossa história, o açude que já inspirou poetas, até chegar aos pontos turísticos de Campo Maior, como antigas fazendas, a serra de Santo Antonio, museu aos Heróis do Jenipapo, o Complexo Cultural Valdir Fortes, dentre outros.

O festejo favorece o encontro entre amigos que moram em cidades distantes, até mesmo em outros países e que não dispensam a data para curtir com a família. 

Sinta-se convidado pra ver bem de perto tudo o que acontece na cidade de Campo Maior - PI.

"O passado é meu algoz, não me permite o retorno, mas o presente levanta generosamente meu semblante descaído e me faz enxergar que não posso mudar o que fui, mas posso construir o que serei. Podem me chamar de louco, psicótico, maluco, não importa. O que importa é que, como todo mortal, um dia terminarei o show da existência no pequeno palco de um túmulo, diante de uma plateia em lágrimas".
Augusto Cury





























O FILÓSOFO