Policiais militares e bombeiros do Piauí ameaçam cruzar os braços em protesto pela falta de segurança no exercício de suas profissões. No próximo dia 09 de agostos, eles realizarão uma assembleia geral no Teatro de Arena para discutir o assunto. Eles protestam por aquisição pelo Governo de colete à prova de balas, carros melhores, equiparação salarial com os policiais civis e equipamentos de segurança.
Nesta terça-feira (2), na entrada da Secretaria Estadual de Administração (Sead), cerca de 50 PMs e bombeiros foram impedidos de entrar no gabinete do secretário Paulo Ivan, para discutir a pauta de reivindicações.
Além de representantes da Amepi, também estavam presentes representantes de entidades como a Abmepi (Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Piauí), Abecs (Associação Beneficente dos Cabos e Soldados do Piauí) e Abempi (Associação Beneficente dos Militares do Piauí). O vereador R. Silva (PT), que também é sargento, acompanhava os manifestantes.
Diante na negativa de Paulo Ivan em recebê-lo, o grupo decidiu seguir para o Palácio de Karnak, para tentar diálogo, mas novamente não tiveram êxito. Então, decidiram antecipar a assembleia geral, marcada para o dia 19 de agosto, para o dia 09, onde discutirão com a categoria que medidas tomarão para pressionar o governo.
Uma das alternativas de luta é justamente a paralisação dos trabalhos. Como eles são proibidos de fazer greve por lei, bombeiros e policiais militares podem, em vez disso, deixarem de trabalhar enquanto o Governo do Estado não garantir as condições mínimas de segurança, reivindicadas por eles.
Diferença entre militares e civis
"A diferença salarial entre militares e civis chega a R$ 900. Tudo o que queremos é isonomia. Já tivemos várias reuniões com o secretário Paulo Ivan. Na última, no dia 14 de julho, o Governo pediu de 20 a 30 dias para nos apresentar uma contraproposta. E até agora nada. O Governo está demorando muito a dar uma resposta", disse o vereador.
A presidente da Abempi, Marcioneide Barbosa, acredita que o secretário Paulo Ivan já está com a planilha dos valores em mãos. "Ele já tem o valor do aumento, mas não quer mostrar. O salário dos policiais civis chega a ser o dobro do nosso", destacou.ODia
O FILÓSOFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR