quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CRISE GLOBAL E OPORTUNIDADE BRASILEIRA

Dilma Rousseff e Guido Mantega
Não seria conveniente o todo poderoso ministro Guido Mantega, da Fazenda, sugerir à presidenta Dilma Rousseff que uma parte do total de 350 bilhões de dólares das reservas cambiais brasileiras, algo em torno de 150 bilhões de dólares, fosse deslocada para o BNDES e, também, para Banco do Sul, a fim de incrementar a infra-estrutura brasileira e  sul-americana como forma de garantir esse dinheiro que corre risco de maiores desvalorizações, se o presidente Barack Obama aumentar ainda mais a oferta de moeda na circulação global, como alternativa para evitar a recessão nos Estados Unidos?


Os chineses, ao decidirem desfazer de parte das suas reservas, não estariam tentando fugir dessa possibilidade, evitando prejuízos, transformando seu capital candidato à desvalorização em ativos que buscam valorizar, ao mesmo tempo em que abrem espaço para dominar o mercado europeu e mundial, emergindo, fortemente, como novo império financeiro global?

O Brasil não poderia fazer isso, também, relativamente, à América do Sul, abrindo-se à integração econômica continental? A China está transformando a crise em oportunidade. Por que o Brasil ficará para trás?

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR