.

.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO VOTAR


Cogita-se muito sobre a importância do ato de votar e de como ele repercute na vida de todos os cidadãos. Votar é um ato político da mesma forma que não votar também, mas o que quero salientar é o ato político do voto como ação responsável e consciente, com fundamental valor para a construção da sociedade em que vivemos.

Para muitos cidadãos, parece irrelevante e inconsequente, pois tais pessoas não possuem noção do grande poder que têem em mãos e o vêem como sendo obrigatório e sem importância, como algo banal que não faz a mínima diferença, elevando assim os inúmeros votos em branco que vemos todos os anos nas eleições.

De fato, acredita-se que tais pessoas pensem assim por conta da falta de educação, que deveriam ter recebido desde a infância, como também pela persuasão oferecida por parte dos meios de comunicação que se tornam manipulátorios e mostram ás pessoas aquilo que lhes é conveniente.

Além disso, vale ressaltar também que a descrença nas instituições e nos próprios governantes, influenciam e empobrecem o valor do voto, levando-os a não saber em quem e porque votar em tais candidatos, que sempre aparecem com algum "caso escondido" por detrás das campanhas eleitorais e períodos pós-candidaturas.


Acredita-se ainda, que a corrupção eleitoral unida a adoção da urna eletrônica, seja pontos relevantes na hora da decisão sobre o voto; isto quer dizer que o ato de votar é influenciado pelos escândalos que vemos todos os dias, pelo descomprometimento das autoridades com as necessidades sociais e também pela adoção de um sistema de votação, que só parece beneficiar os políticos, obrigando-nos a termos de comparecer aos locais de votação para deixar com eles as nossas decisões.

É imprescíndivel que tomemos consciência da importância que o nosso voto tem para o futuro da sociedade, para a construção de um país democrático, onde as pessoas sejam mais humanas e comprometidas com as questões públicas. é preciso eleger pessoas sérias, capazes de reger com responsabilidade o destino de nossa nação; torna-se fundamental ainda, promover a educação no intuito de formar cidadãos atentos a necessidade de valorização do ato de votar com responsabilidade; não podemos fazer desse ato algo inútil e desnecessário a vida pública. Fazer o ato de votar como direito e dever cívico é mais que necessário, é uma norma social.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR