.

.

domingo, 16 de setembro de 2012

QUAL A DIFERENÇA DE UM BOM FUNCIONÁRIO E UM PUXA-SACO?




 "Qual a diferença entre um bom empregado e um puxa-saco?”

Às vezes me pergunto por que um funcionário público se veste de puxa-saco só para angariar benesses de seus superiores não se importando com a qualidade de gestor que são seus superiores.  


Vamos lá. Ser um bom funcionário é saber manter um bom relacionamento com todos os colegas de trabalho e ser puxa-saco é bajular apenas quem ocupa cargos mais altos para tirar proveito financeiro em detrimento de seus colegas de trabalho.

A diferença é que o bom funcionário sabe reconhecer méritos e elogia a quem merece. Já o puxa-saco elogia o chefe, aproxima-se do chefe para não perder função nem renda mesmo que outros perdam, aproximam-se do chefe sem se importar se outros estão sendo massacrados pelos seus gestores. O puxa-saco muda de postura só pra agradar o próximo chefe, mesmo quando não existe nem motivo, nem necessidade.


O bom funcionário tem um plano a longo prazo. Ele sabe que o bom relacionamento pesa bastante na hora de uma promoção ou manter-se nela. O puxa-saco tem uma visão a curto prazo. Ele está mais interessado em manter a sua posição, sem se importar se seus colegas estão bem ou se estão sendo humilhados.

O bom funcinário propõe trocas. Ele procura demonstrar que pode ser útil a um colega, sabendo que um dia o favor será retribuído. Já o puxa-saco não se compromete com seus colegas, mas se empenha com seus superiores não se importando com quaisquer condições que seus superiores estejam impondo em seus ambientes de trabalho. Ele é mais de pedir do que de oferecer.

Mas a verdadeira diferença aparecerá com o tempo. Enquanto o bom funcionário pode ser bom funcionário em qualquer empresa, o puxa-saco está amarrado a uma situação temporári. Esperamos que por apenas três ou quatro meses. Para sobreviver, ele precisará que seu próximo chefe  aprecie ser bajulado, o que normalmene não acontece. E quando ele deixa de ter um chefe corrupto, perde a sustentação.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR