.

.

terça-feira, 30 de junho de 2015

PORQUE AS IGREJAS DEFINHAM?

A Catedral Ortodoxa de São Paulo, perto da estação Paraíso do Metrô, é a Sé da Arquidiocese da Igreja Católica Ortodoxa Antioquina no Brasil.
Hoje tem sido criado um ambiente de salvação tão complexo que muitos incrédulos olham para dentro da igreja e ficam desesperados e aterrorizados, porque não conseguirão preencher todos os requisitos e nuances para adquiri-la. Por outro lado entendemos que a vida moderna trouxe complexidade para se viver, o ritmo de hoje é extremamente mais veloz. Nas nossas igrejas atuais vemos refletida a complexidade da vida hodierna.

Nunca foi com toda a certeza tão difícil ser cristão como hoje o é.

Vivemos um período de muitos contrastes e incertezas. Não sabemos como Igreja irá acordar amanhã de manhã com qual a ênfase, com qual a direção, com qual a novidade, com qual a moda. E os cristãos também têm tomado rumos semelhantes em suas vidas.

O aumento das grandes cidades, o desenvolvimento das igrejas em dimensão e número, a pluralidade das organizações eclesiásticas, bem como as vastas filantropias que as igrejas almejam oferecer ao povo. Tudo isso determinam novos métodos de trabalho, organizações modernas e de crescente pujança. Num mundo como este em que vivemos mui facilmente confundimo-nos no que respeita ao que devemos fazer e não fazer para sermos eficazes como igrejas.

O Mosteiro de São Bento, no centro da cidade, teve sua construção finalizada em 1914 e hoje abriga monges enclausurados e também o Colégio de São Bento e a Faculdade de São Bento. O relógio que fica do lado de fora do mosteiro, uma preciosidade mecânica de fabricação alemã, foi durante o século 20, até o aparecimento dos relógios a cristal de quartzo, considerado o relógio mais preciso de São Paulo.

 Por outro lado devemos cuidar para não nos afastarmos da simplicidade e pureza, como diz Paulo em:



3. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia,
    assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e
    pureza devidas a Cristo

2º Coríntios 11: 3



Em outras palavras não devemos sair por aí inventando métodos, temos que sim é obedecermos aquilo que já foi planejado pelo Senhor Jesus. Muitos têm se perdido em como conduzir sua vida espiritual ou seu ministério, sem cair em extremos grotescos e paradoxos. Imagine a complexidade e infinitude introduzidas no relacionamento com o Deus transcendente criador, em questões vitais como o milagre da conversão. 

A Mesquita Mohammad Mensageiro de Deus, também conhecida como Mesquita do Brás, é o único templo xiita em São Paulo. Ela fica na Rua Elisa Witacker, nº 17, no Brás.

“O próprio mundo já está pragmaticamente chegando à conclusão de que não dá para matematizar tudo, mas alguns grupos evangélicos, na contramão, passam a adotar tardiamente, do campo secular, idéias que descaracterizam não apenas a revelação da Palavra de Deus, mas o próprio bom senso".

Grupos de irmãos se reúnem e não permitem a inclusão de outros irmãos (Panelinhas) e ainda vivem dizendo (OU PENSA) que são santos e não entra para o seu grupo quem não quer sendo que na realidade eles se fecham como um casulo, quando um irmão é disciplinado ou se aparta da igreja este irmão se torna um proscrito da sociedade, passa a ser repugnante são esquecidos não é visitado "Quando CRISTO recomenda amai até os seus próprios inimigos" cadê o cristianismo proclamado por tais "Cristãos". Quando CRISTO diz que devemos amar até os nossos inimigos, amar, ora, procurar estar próximo não abandponar.

Outro exemplo disso quero citar a idéia que circula em muitos meios de pastores e líderes de que a "Igreja não deixa de ser um negócio, como qualquer outro", um destes é o Movimento de Crescimento de Igrejas, que coloca essa proposição com as seguintes palavras:

"Pastor ao assumir a direção de uma igreja, está sendo chamado a administrar um negócio".

Sabemos que falta ao pastor muito preparo em vários aspectos da vida eclesiástica, quer no âmbito administrativo, quer no aspecto de aconselhamento e até na esfera expositiva da Palavra. Mas a verdade bíblica é que a Igreja não é um negócio, nem no âmbito genérico, nem no âmbito local.

Na realidade, ela funciona de forma contrária a um negócio humano.

Um negócio é motivado pelos resultados. Todas as ações concorrem para um determinado resultado esperado e se este resultado não se concretiza, abandonam-se as ações de imediato. Por exemplo, se uma determinada linha fabricada está dando prejuízo ela é rapidamente abandonada e substituída por uma que garanta lucratividade. Se uma loja, ou filial, não dá lucro, fecha-se a loja. Deveríamos, por analogia, fechar igrejas que não têm futuro, sob nossa perspectiva humana?.

Deus nos chamou para sermos distribuidores de sua glória e não fabricantes dela.

Deus nos chamou para sermos proclamadores de seu Evangelho salvador e não fabricantes dele.

A raposa da superficialidade tem destruído muitas vidas e muitas igrejas, Padres, pastores decepcionados com seus métodos de crescimento de igreja têm caído em ciladas E BUSCADO NO MUNDO PADRÕES para seus ministérios, com isso tem levado fogo estranho e anátema para a vida da igreja. É mais fácil para nós copiarmos algo de alguém do que fazer o que deve ser feito, ou seja, imitarmos a Cristo nos mínimos detalhes de seu caráter.

Temos que penetrar nossas raízes no juízo de que, temos um negócio sim, mas é com Deus, qual é afinal esse negócio?

Nossa tarefa ela é doméstica, ou seja, é feita em família. Ela está explicitada em Mateus 28: 18- 20, nosso negócio tem a ver com gente, pessoas, seres humanos. É muito mais difícil dirigirmos uma igreja de 100 pessoas do que uma empresa de 1000 funcionários e a multiplicação aritmética também é verdadeira. 

BASÍLICA DO SAGRADO CORAÇÃO - PARIS, FRANÇA


JESUS disse que teríamos de alcançarmos pessoas de todas as nações, nosso negócio é comprometido com a promoção de fidelidade ao dono do negócio, o Senhor Jesus, não ao nosso sistema religioso, ao nosso jeito de fazer, a nossa forma de pensar, "devemos fazer discípulos", devemos cuidar de promovermos lealdade ao nosso Senhor e chefe e não as nossas idéias pessoais, sem construir nosso próprio reino, com os nossos próprios súditos.

Essa tarefa é realizada através do comunicar a Palavra de Deus, não as nossas doutrinas pessoais, nossas filosofias humanas, porque é "ensinando-os a guardar todos os SEUS MANDAMENTOS que ELE nos tem ordenado"; queridos essa tarefa não é uma produção em série, como que uma fabrica uma linha de montagem, não! É antes de tudo uma arte artesanal e que exige paciência e detalhamento caprichado.

Exige sacrifício de quem está lapidando e de quem está sendo lapidado. E por fim essa tarefa exige de nós espírito de aventura, pois é um grande desafio e só os que aceitam grandes desafios conseguem concluí-lo com êxito. Muitos têm raízes pouco profundas e não sentem fascinação pelo projeto de Deus.

Deus quer despertar você para poder usá-lo (a) em seu Reino, quer aprofundar suas raízes para poder usá-lo (a), ELE não perdeu as esperanças de usar você, ele disse:

"Estarei convosco todos os dias até o final de tudo".

Todas as questões com que nos defrontamos giram em torno da adoração:

A quem devemos servir?

A quem constituiremos soberano da nossa vida?

Vale apena aprofundar nossas raízes na SUA Palavra e nos alimentarmos das águas sagradas que vertem DELE.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR