.

.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O MUNDANO E O SAGRADO


O grande destaque da cidade de Kazan é o seu kremlin (Torre mais alta da cidade), que figura entre os patrimônios da Humanidade da Unesco. A entrada é gratuita. Entre os edifícios e monumentos da fortaleza, vale a pena reparar com atenção a Torre Syuyumbike. Conta a lenda que Ivã, o Terrível, tomou a cidade Kazan como resposta à recusa da princesa Syuyumbike em se casar com ele. Coitado de Ivã… Syuyumbike disse que ela se casaria caso Ivã construíssem uma torre mais alta que qualquer mesquita da cidade. Para o azar da donzela, Ivã conseguir cumprir o desafio e a torre ficou pronta em uma semana. Syuyumbike, que pelo visto não contava com os poderes de Ivã, se jogou do alto da torre e se suicidou.

Coisas do mundo penetram em ambientes sagrados e coisas sagradas penetram em ambientes mundanos. O certo, a meu ver, seria a sacralização do mundo para ser facilitado o cumprimento dos preceitos divinos, catalogados no Decálogo.

A minha preocupação como leigo católico está porém no sentido inverso, ou seja, a penetração das coisas mundanas no recinto sagrado, como vestimentas, atitudes, palavras, gestos, músicas. No século passado, bem antigamente, havia uma preocupação com as vestimentas femininas, que não deveriam ser muito decotadas, nem justas, admitindo-se com reservas as calças compridas.



Hoje a liberação é total e a “turma” veste-se de qualquer modo e como quer (decotes na frente e atrás, mangas cavas e curtas, mini-saias e bermudas etc.), sendo que a população masculina — em grande parte — assimilou as inovações e também se apresenta com bermudas, camisetas, sandálias abertas ou chinelos, etc. Quanto à manifestação oral, que decorre dos comentaristas e da própria pregação, tenho notado em alguns CULTOS expressões totalmente inadequadas como “aqueles que desejam comungar permaneçam em pé” e após a comunhão “sentem-se para curtir uma conversa com Jesus”.

Gesticulação excessiva tenho visto na televisão mormente por alguns pregadores que, além da mocidade, devem ter um preparo físico extraordinário para agüentarem a movimentação contínua do corpo.

A fumaça de satanás de que ALGUEM JÁ DISSE realmente parece ter invadido certos setores da Igreja porque não se pode introduzir nela todos os hábitos da mundanidade. O local da Igreja é sagrado pois ali se hospeda o FILHO de Deus sob as espécies de pão e de vinho. JESUS CRISTO para salvar a humanidade não deu um grandioso baile, cheio de cânticos exuberantes envolvido com danças de todos os tipos, mas sofreu dolorosa paixão, morrendo pregado numa cruz. Essa a lembrança que se encontra em todas as Igrejas, não havendo razão — entendo QUE a grande maioria — que se festeje esse acontecimento com oba-oba e com pula-pula. Deve ter uma alegria DIFERENTE tranqüila, uma felicidade confiante, mesmo porque os discípulos de todos os tempos não deixarão de passar por algum tipo de sofrimento, porque disse JESUS que o seu reino não é deste mundo. 
 

Se amarmos a Deus, as coisas do mundo perdem a sua atração. A Bíblia diz em 1º João 2:

15. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o
      amor do Pai não está nele.

16. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a
      concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim 
      do mundo.

17.Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a 
     vontade de Deus, permanece para sempre".
1º João 2: 15 - 17
 
Não se pode desfrutar dos prazeres do mundo e ser amigo de Deus ao mesmo tempo. A Bíblia diz em Tiago:

4. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? 
    Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de
    Deus.
Tiago 4: 4

Que tipo de atividades não são aprovadas por Deus?

A Bíblia diz em Gálatas 5:

19. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a
      impureza, a lascívia,

20. a IDOLATRIA, a feitiçaria, AS INIMIZADES, AS CONTENDAS, OS
       CIÚMES, AS IRAS, AS FACÇÕES, AS DISSENSÕES, OS PARTIDOS,

21. AS INVEJAS, as bebedice, as orgias, e coisas semelhantes a estas,
      contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais
      coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5: 19 - 21

Não copie as novidades populares deste mundo (A MODA ' principalmente').

A Bíblia diz em Romanos 12:

2. E NÃO VOS CONFORMEIS A ESTE MUNDO, mas transformai-vos pela 
  renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa,
  agradável, e perfeita vontade de Deus.
 Romanos 12: 2

Quando conhecemos a JESUS, perdemos interesse neste mundo. A Bíblia diz em Gálatas 6:


14. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor 
     JESUS CRISTO, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o
     mundo.
Gálatas 6: 14

Portanto, é bom que se distingam bem os dois mundos, o sagrado e o profano e, no reino Espiritual os costumes da vida material nele não penetrem, sob pena de se tumultuar tudo, misturando todas as coisas com uma fumacinha estranha...

O FILÓSOFO
TAMBÉM
Dr. EM TEOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR