.

.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

RELÓGIO DO JUÍZO FINAL MARCA 23h53




CHICAGO, EUA - Os ponteiros do chamado relógio do apocalipse andaram dois minutos em direção à meia-noite e ele agora marca 23h53. Criado há 55 anos pela publicação Boletim dos Cientistas Atômicos para ilustrar o perigo nuclear, o avanço reflete as ameaças terroristas e as relações entre Índia e Paquistão, países com capacidade nuclear.

Desde 1998, o relógio estava em 23h51 e o mais perto que chegou da meia-noite foi em 1953, quando os Estados Unidos testaram sua bomba de hidrogênio. Em 1991, apesar da guerra do Golfo, o relógio recuou para 23h43, reflexo do otimismo pós-guerra Fria, nestes últimos tempos (2015) devido o aquecimento global e as intempéries o relógio voltou a marcar 23h53..

O relógio está montado em uma estrutura de madeira com cerca de 1 metro quadrado na sede do Boletim na Universidade de Chicago. A publicação foi criada pelos cientistas que participaram do ultrassecreto Projeto Manhattan. Este resultou na fabricação pelos EUA da primeira bomba atômica, durante a Segunda Guerra.

As ameaças nucleares e as mudanças climáticas representam fortes ameaças ao planeta e o simbólico Relógio do Juízo Final se mantém marcando três minutos para a meia-noite, anunciou nesta terça-feira (26/01/2016) o Boletim de Cientistas Atômicos.

O relógio serve como uma alerta para quão próximo a humanidade se encontra de destruir o planeta e recentemente, em 2015, foi acertado para mais perto da meia-noite.

"Ele permanece o mais próximo que já esteve [do marco da meia-noite] nos últimos 20 anos", disse RACHEL BRONSON, diretora-executiva do Boletim de Cientistas Atômicos, durante conferência de imprensa na capital americana.

O aquecimento global, o terrorismo, as tensões nucleares entre os Estados Unidos e a Rússia, as preocupações sobre o arsenal norte-coreano, as tensões entre Índia e Paquistão e as ciber-ameaças permanecem como as influências desestabilizadoras, afirmou LAWRENCE KRAUSS, cosmólogo e professor da Universidade do Estado do Arizona.

O Relógio do Juízo Final foi criado em 1947. Ele foi alterado 18 vezes desde então, e já marcou dois minutos para a meia-noite em 1953 e 17 minutos para a meia-noite em 1991.

A última vez em que marcou três minutos para a meia-noite foi em 1983, quando a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a então União Soviética estava no auge.

O FILÓSOFO,
POETA,
ESCRITOR,
Dr. EM TEOLOGIA,
ASTROFÍSICO ESTELAR,
ARBITRO DE DIREITO,
JUIZ DE PAZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR