.

.

sábado, 30 de julho de 2011

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL


JUSTIFICATIVA

As políticas públicas devem ser inovadoras, práticas e eficientes. Neste contexto a criatividade dos programas sociais implantados no Brasil e especial na América Latina são semelhantes, mas refletem resultados.

ANTAGÔNICOS.

No caso das PCD´S estas diferenças ainda são mais perceptíveis.
É necessário indagar:

• As políticas públicas mascaram esta realidade?

• Os novos profissionais possuem visão holística desta situação em Campo Maior?

• O que fazer para a construção de uma sociedade mais eficiente?
Criar novas políticas de inclusão social requer rever conceitos e agir de forma diferente.

Neste ínterim teremos que reunir pesquisadores, principalmente educadores, demais profissionais das áreas da educação, familiares e pessoas com deficiência para debater sobre estas questões dentre elas a empregabilidade e o acesso a vida social da melhor idade dos jovens (no mercado de trabalho) e das crianças.

Desde o nascimento
Desde criança, ou seja desde o nascimento ja nasce sendo um numero para identificação até a MELHOR IDADE.
Outra novidade, que virá por portaria nesta sexta-feira (22), é a utilização dos registros inseridos no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) no cadastramento dos usuários do SUS. A ideia é fazer com que cada bebê que saia da maternidade - seja ela pública ou privada - possua seu registro eletrônico de saúde. Já os cadastros inseridos no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), também deverão ser aproveitados para desativar o registro de saúde.

“Com a obrigatoriedade do cartão nos vários registros do SUS, estamos criando mecanismos para facilitar a universalização e a integralidade das ações e serviços de saúde”, ressalta Odorico Monteiro. A medida ainda permite o cruzamento de dados para evitar fraudes no sistema utilizando registro de pessoas falecidas.

O secretário explica que a adaptação das maternidades às novas regras será gradativa. “Tomaremos as medidas necessárias para que todas as maternidades do país se adaptem às novas regras, seguindo o mesmo cronograma de implantação do próprio Cartão”. A partir de agora, no entanto, a certidão de nascimento ou a declaração de óbito de qualquer cidadão brasileiro será um documento válido para a inclusão ou exclusão do registro de saúde. Até então, apenas o documento RG era considerado válido.

O Sinasc é uma base de dados nacional que contém dados sobre nascidos vivos, como sexo, peso, local onde ocorreu o nascimento, nome dos pais, tipo de parto, entre outras informações. O Departamento de Informática do SUS será o responsável por assegurar a conferência e validação dos dois sistemas com a Base Nacional de Dados dos Usuários no Sistema Cartão Nacional de Saúde.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR