.

.

sábado, 16 de julho de 2011

SAÚDE REALIZA PLENÁRIA PARA CONFERÊNCIAS ESTADUAL E NACIONAL


A Plenária Municipal de Saúde de Campo Maior aconteceu ontem, sexta-feira, pela manhã, na Câmara de Vereadores.  Um encontro acompanhado de várias palestras com temas diferenciados, com o objetivo de avaliar, discutir e propor novas diretrizes de políticas de saúde para o município. A abertura oficial foi feita pela Secretária Municipal de Saúde Gercina Carvalho. Ela agradeceu a presença de todos os representantes de classes presentes.

Gercina Carvalho, Secretária Municipal de Saúde

A secretária destacou os avanços significativos na Atenção  Básica do município, como a cobertura vacinal, a queda da mortalidade infantil, a expansão do PSF, o atendimento em áres complexas e outras ações. Falou ainda, ds resultados positivos da aplicação dos princípios do SUS: A Universalidade do Direito à Saúde, a Equidade e a integralidade da Atenção à Saúde e considerou o SUS como uma política pública de caráter inclusivo e a maior reforma em andamento no país.


Dr. Marcos Pereira
Também usou a palavra para agradecer pela relevância do evento o médico Marco Pereira lamentando a ausência de muitos representantes de entidades da saúde, destacando a importância do evento para os avanços na saúde no município. “Este é o momento e oportunidade para as discussões onde todos deveriam está participando, porque será um dos importantes passos para a munipalização da saúde do município”, disse.

Dr. Marcos Pereira falou ainda que  municipalização do município está acontecendo em um momento impar onde tendo à frete do município um prefeito jovem que trata as questões públicas de forma  à política.

A equipe da SEMDES compareceu à abertura….
Representando o prefeito Paulo Martins estava o secretário de Administração Francisco Sousa. Ele também citou a importância do evento e da preocupação do prefeito também em promover a organização do sistema de saúde de Campo Maior.

Sousa, Secretário Municipal de Administração
A primeira palestra foi ministrada, por volta das 10h30, pela odontóloga Meire de Freitas Portela, detalhando o tema “Política de Saúde a Seguridade  Social, segundo princípios da Integridade, Universalidade e Equidade – Participação da Comunidade e Controle Social”.


Drª Meire Freitas, odontóloga
Às11h foi a palestra sobre Gestão do SUS, às 13h30,  trabalhos em grupo, às 15h30, apresentação dos trabalhos, votação e aprovação das diretrizes, votação para indicação de delegados a Conferencia Estadual.  A Plenária tirou pautas que serão levadas para a 14ª Conferância Nacional e Saúde que vai acontecer em Brasília no período de 30 de novembro a 04 de dezembro deste ano; e da 6ª Conferência Estadual.

Drª Sara Machado

PARA VER MAIS FOTOS,



O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR