.

.

quarta-feira, 30 de março de 2016

METAMORFOSES








Do romano Ovídio (43 a.C.-18 d. C), escrito por volta do ano 8 d.C, uma rara expressão de interesse por essas questões vinda da literatura romana.

Antes de o oceano existir, ou a terra, ou o firmamento,

A Natureza era toda igual, sem forma. Caos era chamada,

Com a matéria bruta, inerte, átomos discordantes

Guerreando em total confusão:

Não existia o Sol para iluminar o Universo;

Não existia a Lua, com seus crescentes que lentamente se preenchem;

Nenhuma terra equilibrava-se no ar.

Nenhum mar expandia-se na beira de longínquas praias.

Terra, sem dúvida, existia, e ar e oceano também, mas terra onde nenhum homem pode andar, e água onde Nenhum homem pode nadar, e ar que nenhum homem pode respirar;

Ar sem luz, substância em constante mudança, Sempre em guerra:

No mesmo corpo, quente lutava contra frio. Molhado contra seco, duro contra macio. O que era pesado coexistia com o que era leve.

Até que DEUS, ou a Natureza generosa,

Resolveu todas as disputas, e separou o

Céu da Terra, a água da terra firme, o ar

Da estratosfera mais elevada, uma liberação.

E as coisas avolumaram-se, achando seus lugares a partir

Da cega confusão inicial.

O fogo, esse elemento etéreo,

Ocupou seu lugar no firmamento,

sobre o ar; sob ambos, a terra,

Com suas proporções mais grosseiras, afundou;

e a água se colocou acima, e em torno, da terra.

Esse DEUS, que do Caos;

Trouxe ordem ao Universo, dando-lhe, divisão, subdivisão, quem quer que ELE seja, ELE moldou a terra na forma de um grande globo, simétrica em todos os lados, e fez com que as águas se espalhassem e elevassem, sob a ação dos ventos uivantes [...]


OVÍDIO (43 A.C.-18 D. C),

Caos aqui não representa destruição ou desordem, mas sim a potencialidade de coexistência de todos os opostos, sem que sua existência individual possa se manifestar:”[...] terra, sem dúvida, existia, [...], mas terra onde nenhum homem pode andar [...]. No mesmo corpo, quente lutava contra frio, molhado contra seco, duro contra macio [...]”. E então DEUS, cuja origem permanece inexplicável, aparece e organiza o Caos, separando os opostos e arranjando os elementos básicos (o fogo, o ar, a terra e a água) em seus devidos lugares, e de acordo com a SEPTUAGINTA e também com a doutrina ARISTOTÉLICA.

O FILÓSOFO,
POETA,
ESCRITOR,
Dr. EM TEOLOGIA,
ASTROFÍSICO ESTELAR,
ARBITRO DE DIREITO,
                                                                                                                                           JUÍZ DE PAZ

quinta-feira, 24 de março de 2016

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 5ª REGIÃO (BA) VALIDA A JUSTIÇA ARBITRAL




A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que reconhece como válida e eficaz, para todos os fins de direito, sentença proferida por juiz arbitral em ação trabalhista.

A questão refere-se a um processo movido por uma ex-empregada das Lojas Brasileiras S/A, de Feira de Santana (BA), demitida, junto com outros funcionários, em função do fechamento da filial na cidade. Em assembléia, as partes – empresa e trabalhadores – escolheram como árbitro a pessoa indicada pelos trabalhadores – “o presidente da categoria profissional”, conforme registra o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) – e submeteram à apreciação do juízo arbitral a questão do fechamento da loja. 

A rescisão do contrato foi homologada pelo juiz arbitral, que fez constar na sentença que a trabalhadora deu “ampla e irrevogável quitação à presente arbitragem, bem como ao extinto contrato de trabalho para nada mais reclamar contra a empresa, seja a que título for”.

Apesar disso, ela entrou com ação trabalhista contra a empresa, visando obter o reconhecimento de direito a diferenças salariais. Sustentou que a decisão do juiz arbitral seria inválida. Essa alegação foi rejeitada, e o processo acabou extinto sem julgamento do mérito pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA), sob o entendimento de que, tendo a sentença arbitral sido proferida nos termos da lei, “há de ser declarada válida e eficaz, produzindo efeito de coisa julgada entre as partes”.

A trabalhadora contestou essa decisão mediante recurso de revista, cujo seguimento foi negado pelo TRT, o que a levou a apelar ao TST. Em agravo de instrumento, sustentou que, ao contrário do que afirmara o Tribunal Regional, foram satisfeitos os requisitos legais para a aceitação do recurso.

Alegou que a Lei nº 9307/96, que instituiu a utilização do juízo arbitral no Brasil, seria inconstitucional e defendeu a tese de invalidade do termo de arbitragem que homologou sua rescisão contratual, pois não foram juntadas cópias da ata de formação, de votação e de publicações em jornais e editais do comprovante de registro de cartório e do Ministério do Trabalho, além do que houve ressalva, no termo de quitação, pelo sindicado que a assistiu.

Para o relator da matéria, ministro PEDRO PAULO MANUS, o dispositivo constitucional que estabelece que nenhuma lesão ou ameaça a direito pode ser excluída da apreciação do Poder Judiciário não é incompatível com o compromisso arbitral e os efeitos de coisa julgada de que trata a Lei nº 9307/96. Em sua análise, ele afirma que a arbitragem se caracteriza como forma alternativa de prevenção ou solução de conflito à qual as partes aderem “por força de suas próprias vontades” –, e a Constituição “não impõe o direito à ação como um dever, no sentido de que todo e qualquer litígio deve ser submetido ao Poder Judiciário”. E conclui pela rejeição das alegações sobre a afronta à norma constitucional e a alegada inconstitucionalidade da Lei nº 9307/96, destacando que o TRT reconheceu não haver vício na sentença proferida pelo juiz arbitral no caso em questão.

Durante o julgamento, o voto do relator foi destacado por outro membro da Sétima Turma, o ministro GUILHERME CAPUTO BASTOS, pelo ineditismo da matéria no TST. O presidente da Turma, ministro IVES GANDRA MARTINS, também considerou tratar-se de decisão importante, na medida em que prestigia o papel do juízo arbitral no processo trabalhista brasileiro.



O FILÓSOFO,
POETA,
ESCRITOR,
Dr. EM TEOLOGIA,
ASTRÔNOMO ESTELAR,
JUIZ ARBITRAL,
JUIZ DE PAZ.

sábado, 19 de março de 2016

CIENTISTA GANHA PRÊMIO MOSTRANDO A EXISTÊNCIA DE DEUS...


GAZES DE UMA NEBULOSA

Através de leis da física e da filosofia, pesquisador polonês MICHAEL HELLER mostra que DEUS existe e ganha um dos mais cobiçados prêmios. Ele montou a sua metodologia a partir do chamado “DEUS dos cientistas”:

O big bang, a grande explosão de um átomo primordial que teria originado tudo aquilo que compõe o universo.

Como um seminarista adolescente que se sente culpado quando sua mente se divide, por exemplo, entre o chamamento para o prazer da carne e a vocação para o prazer do espírito, o polonês MICHAEL KELLER se amargurava quando tentava responder à questão da origem do universo através de um ou de outro ramo de seu conhecimento – ou seja, sentia culpa.

Ocorre, porém, que KELLER não é um menino, mas sim um dos mais conceituados cientistas no campo da cosmologia e, igualmente, um dos mais renomados teólogos de seu país. Entre o pragmatismo científico e a devoção pela religião, ele decidiu fixar esses seus dois olhares sobre a questão da origem de todas as coisas:

Pôs a ciência a serviço de DEUS. Desse no que desse, ele fez isso.

O resultado intelectual é que ele se tornou o pioneiro na formulação de uma nova teoria que começa a ganhar corpo em toda a Europa:

A “Teologia da Ciência”. O resultado material é que na semana passada KELLER recebeu um dos maiores prêmios em dinheiro já dados em Nova York pela Fundação Templeton, instituição que reúne pesquisadores de todo o mundo: US$ 1,6 milhão.

         O QUE É A “TEOLOGIA DA CIÊNCIA”?

Em poucas palavras, ela se define assim:

A ciência encontrou DEUS. E a isso KELLER chegou, fazendo-se aqui uma comparação com a medicina, valendo-se do que se chama diagnóstico por exclusão:

Quando uma doença não preenche os requisitos para as mais diversas enfermidades já conhecidas, não é por isso que ela deixa de ser uma doença. De volta agora à questão da formação do universo, há perguntas que a ciência não responde, mas o universo está aqui e nós, nele. Nesse “buraco negro” entra DEUS.

o polonês MICHAEL KELLER
 O cientista de Deus

Através de leis da física e da filosofia, pesquisador polonês mostra que DEUS existe e ganha um dos mais cobiçados prêmios


Com repercussão no mundo inteiro, o seu estudo e sua coragem em dizer que DEUS rege a ciência naquilo que a ciência ainda tateia abrem novos campos de pesquisa. “Por que as leis na natureza são dessa forma?

KELLER incentivou esse tipo de discussão”, disse a ISTOÉ EDUARDO RODRIGUES DA CRUZ, físico e professor de teologia da PUC de São Paulo.

KELLER montou a sua metodologia a partir do chamado “DEUS dos cientistas”:

O big bang, a grande explosão de um átomo primordial que teria originado tudo aquilo que compõe o universo. “Em todo processo físico há uma seqüência de estados. Um estado precedente é uma causa para outro estado que é seu efeito. E há sempre uma lei física que descreva esse processo”, diz ele. E, em seguida, fustiga de novo o pensamento:

“MAS O QUE EXISTIA ANTES DESSE ÁTOMO PRIMORDIAL?”

Essas questões, sem respostas pela física, encontram um ponto final na religião – ou seja, encontram DEUS. Valendo-se também das ferramentas da física quântica (que estuda, entre outros pontos, a formação de cadeias de átomos) e inspirando-se em questões levantadas no século XVII pelo filósofo GOTTFRIED WILHELM LEIBNIZ, o cosmólogo KELLER mergulha na metáfora desse pensador:

Imagine, por exemplo, um livro de geometria perpetuamente reproduzido.

Embora a ciência possa explicar que uma cópia do livro se originou de outra, ela não chega à existência completa, à razão de existir daquele livro ou à razão de ele ter sido escrito. KELLER “apazigua” o filósofo:

“A ciência nos dá o conhecimento do mundo e a religião nos dá o significado”.

Com o prêmio que recebeu, ele anunciou a criação de um instituto de pesquisas. E já escolheu o nome: 

Centro Copérnico, em homenagem ao filósofo polonês que, sem abrir mão da religião, provou que o Sol é o centro do sistema solar.

 
Fotos: Gazes da nebulosas DE ÓRION obtidas do telescópio espacial Hubble

MICHAEL KELLER usou algumas ferramentas fundamentais para ganhar o tão cobiçado prêmio científico da Fundação Templeton. Tendo como base principal a Teoria da Relatividade, de ALBERT EINSTEIN, ele mergulhou nos mistérios das condições cósmicas, como a ausência de gravidade que interfere nas leis da física. Como explicar a massa negra que envolve o universo e faz nossos astronautas flutuarem?

Como explicar a formação de algo que está além da compreensão do homem?

Jogando com essas questões, que abrem lacunas na ciência, KELLER afirma a possibilidade de encontrarmos DEUS nos conceitos da física quântica, onde se estuda a relação dos átomos. Dependendo do pólo de atração, um determinado átomo pode atrair outro e, assim, DEUS e ciência também se atraem. “E, se a ciência tem a capacidade de atrair algo, esse algo inexoravelmente existe”, diz KELLER.

1. “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra
      de suas mãos”
Salmo 19:1

FONTE: ISTO É DE 19/03/2016


FILÓSOFO,
POETA,
ESCRITOR,
                                                                  Dr. EM TEOLOGIA.

sexta-feira, 18 de março de 2016

OS SINAIS DO FIM - ESFRIAMENTO DO AMOR




12. "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará". 
Mateus 24: 12

Temos visto em nossos dias vários sinais que nos mostram as profecias bíblicas se concretizarem a respeito da volta de nosso Senhor JESUS CRISTO; como esta escrito no livro de Daniel 12: 4, vemos a ciência se multiplicando de forma incrivelmente rápida; em Mateus 24 esta escrito que ouviríamos falar de guerras, que haveria fome na terra, terremotos, que seríamos odiados por falarmos no nome do Senhor nosso DEUS e tantos outros sinais enviados pelo Senhor com o único objetivo de fazer as pessoas se voltarem novamente ao Caminho (JESUS CRISTO) e se arrependerem de seus pecados e se firmarem novamente na ROCHA que é JESUS CRISTO. Esta escrito que ainda veremos coisas terríveis nos últimos dias NO POVO DE DEUS na terra, mas a promessa do Senhor para nós diz o seguinte:

13. "Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo".
Mateus 24: 13

O que podemos dizer com alegria é:

20. "...Maranata, ora vem Senhor Jesus".
Apocalipse 22: 20

Tudo o que falamos já é de nosso conhecimento, e em grau maior ou menor estamos preparados para os sinais proféticos do fim. O que quero abordar é um dos sinais que mais deveria preocupar aqueles que são cristão, como esta escrito em 2º Crônicas 7:

14. "e se o meu povo, que se chama pelo meu nome...”.
Crônicas 7: 14

Nós (cristãos) somos O POVO do Senhor e temos declarado a quem possa ouvir que somos representantes do Senhor DEUS aqui na terra e temos a verdade bíblica para as soluções de todos os problemas da existência humana, tudo isso é verdade e esta na Bíblia, mas temos em muitas oportunidades agido totalmente ao contrário daquilo que pregamos. A base e o princípio do cristianismo é o AMOR, fomos alcançados pelo amor do Senhor para com as nossas vidas conforme lemos em João 3:

16."Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito,
      para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
João 3: 16

JESUS CRISTO nos disse: "...Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro MANDAMENTO.
 
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois MANDAMENTOS dependem toda A LEI e os profetas". 

39. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti
      mesmo.

40. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22: 39 e 40

Em Mateus 24: Lemos

12. "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará".
Mateus 24: 12

Temos visto no meio dos cristãos várias ações que demonstram falta de amor para com o Senhor e para com o nosso próximo, temos visto em nosso meio pessoas levantando falso testemunho contra aquele que é seu irmão(a), e isso é abominação aos olhos do Senhor como esta escrito em Provérbios 6: 16 a 19.

Temos visto irmãos sem praticamente olhar para outros irmãos e ainda dizerem que somente se suportam, a Palavra de DEUS jamais apoiou ou apoiará isso, o que esta escrito é:

2. com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3. procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

Efésios 4: 2 e 3


E ainda: 

13. suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa 
     contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.

14.
E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.

Colossenses 3: 13 e 14


Temos visto em larga escala o irmão quando é disciplinado pelos líderes ou comissões, este são abandonados pela igreja, são criticados, espezinhados, proscritos, nunca são visitados mesmo que não aceitem é nosso dever insistir orando, jejuando voltando a sua presença sempre pelo amor de DEUS,  a palavra diz: 

"Force-os a entrar".

Temos sido conduzidos e condicionados pela mídia a viver de uma forma onde apenas a nossa vida e as nossas dificuldades são as mais importantes, o que aprendemos é que devemos ser felizes e temos deixado de lado o amor e o cuidado para com o nosso próximo.

Não é regra, graças a DEUS, mas a maioria dos cristãos já não sofrem mais por uma alma perdida, quando vemos imagens de pessoas subnutridas, sofrendo perseguição, morando em locais sem nenhuma condição de higiene, etc., nos emocionamos e até prometemos ajudar de alguma forma, mas os dias passam e voltamos a cuidar apenas de nossas vidas, nos esquecemos de nossas promessas.

Chegamos ao absurdo de ouvir “cristãos” apoiando a pena de morte em nosso país, vemos outros “cristãos” apoiando o aborto.
 
Vemos pais “cristãos” que não educam seus filhos e permitem todo o tipo de rebeldia, não sabem falar não aos exageros dos filhos e com isso vemos uma geração individualista e de difícil convívio, isso é falta de amor, pois um dia nossos filhos crescerão e ouvirão muitos "nãos" em sua caminhada e sofrerão com isso. A Palavra de DEUS nos diz o seguinte:

24. ”Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu
       tempoo castiga".
Provérbios 13: 24

Existe, infelizmente, muitas outras ações que nós os cristãos praticamos que indicam falta de amor, ou que nosso amor esteja esfriando e com isso corremos sérios riscos, pois esta escrito:

24. "... Se possível fora, enganariam até os escolhidos". 
Mateus 24: 24

Creia, nós somos os escolhidos do Senhor para fazer a diferença nessa terra, somos chamados de LUZ do mundo e SAL da terra, embaixadores do Reino, filhos de DEUS, mais que vencedores e tantos outros adjetivos que cabem para aqueles que receberam JESUS CRISTO em suas vidas como único Senhor e suficiente Salvador, vamos tomar posse das nossas responsabilidades no Senhor e fazer com que o amor de DEUS seja visto e sentido por todos aqueles que nos cercam.

Tudo isso aqui escrito é para divulgar a Palavra do nosso DEUS e levar a vontade DELE ao maior número de pessoas possível, que DEUS através destas palavras possa mostrar a quem lê: 

2. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação 
   da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e
   perfeita vontade de Deus.
Romanos 12: 2

Tudo isso em nome do nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO.
 


PARA REFLETIR:

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor". 
1º Coríntios 13: 1 a 13



FILÓSOFO,

POETA,
ESCRITOR,

 Dr. EM TEOLOGIA.

domingo, 13 de março de 2016

AMIGO DE FÉ





Amigo, quando então você não me conhecia


Pra você nem existia, talvez fosse um outro alguém.

Amigo, hoje digo com maior orgulho

Você fez o maior barulho.

Você cativou com sua amizade sincera.

Obrigado pelo abraço tão querido.

Obrigado por vir orar e jejuar comigo.

Por podermos falar de JESUS.

Amigo, que bom tê-lo conhecido,

Ter recebido seu apoio, seu carinho.

É muito bom estender-lhe a mão.

Foi bom termos nos encontrado, nos falado.

Já somos mais que dois irmãos.

Você, irmão de fé, já mora em meu coração.

Amigo, você veio de longe.

Você fala bem diferente,

Mas eu consigo te entender, pois temos a mesma valente

Que tem nos levado cada dia pra frente.

                                                                            FILÓSOFO,
POETA,
ESCRITOR,
                                                                  Dr. EM TEOLOGIA.

ASTRÔNOMOS DESCOBREM GALÁXIA MAIS DISTANTE JÁ VISTA






Astrônomos da Universidade de Yale encontraram a galáxia mais distante que se tem notícia na ciência.

Descrita pelos seus descobridores como "surpreendentemente brilhante", a galáxia é chamada de GN-z11 e está a 13,4 bilhões de anos-luz da Terra, na direção da constelação da Ursa Maior – tempo que a luz leva para sair dela e chegar no nosso planeta. Os resultados da descoberta estão nesta edição da revista científica "Astrophysical Journal".

A façanha só foi possível graças às potencialidades dos telescópios espaciais HubbleSpitzer, da Nasa.

O time internacional de pesquisadores envolvidos na pesquisa, o Space Telescope Science Institute, Universidade da Califórnia-Santa Cruz e Universidade de Yale, afirma que GN-z11 é 25 vezes menor do que a Via Láctea em tamanho e tem apenas 1% da massa da nossa galáxia em estrelas.

         "FIM DO IDADE DAS TREVAS"

 

Já que observar o brilho dos astros é como voltar ao passado, a descoberta tem permitido aos cientistas estudar um período de 'apenas' 400 milhões de anos após o Big Bang. "Nós vimos a galáxia em um momento em que o universo tinha apenas 3% de sua idade atual, muito perto do final da chamada Idade das Trevas do Universo", afirma Pascal Oesch, da Universidade de Yale, líder da investigação. Antes, uma galáxia de 13,1 bilhões de anos-luz já tinha sido observada por astrônomos.

O coautor do estudo Garth Illingworth, da Universidade da Califórnia-Santa Cruz, disse que os resultados revelam pistas sobre a natureza do início do universo. "É surpreendente que uma galáxia tão grande tenha apenas 200 a 300 milhões de anos, contanto a partir das primeiras estrelas que começaram a se formar", disse ILLINGWORTH.

Segundo PIETER VAN DOKKUM, presidente do Departamento de Astronomia de Yale, coautor do estudo, a descoberta desta galáxia, a uma distância tão grande, desafia alguns dos modelos teóricos atuais para o acúmulo de galáxias. "Agora, um conjunto maior de dados é necessário para saber se era comum galáxias como essa surgirem tão cedo na história do Universo", afirma JÁ OESCH disse que os resultados fornecem uma visualização tentadora das observações que o Telescópio Espacial James Webb, que será lançado pela NASA em 2018, poderá desempenhar. "Hubble e Spitzer já estão chegando em território Webb", conta.
BOL 03/03/2016 - 17h55 


 FILÓSOFO,
POETA,
ESCRITOR,
Dr. EM TEOLOGIA.


quarta-feira, 9 de março de 2016

DIA DA MULHER: 7 ATITUDES DE MULHERES DA BÍBLIA QUE TODO CRISTÃO DEVERIA IMITAR






Nesse mês de Março comemoramos o dia da mulher. Realmente uma data para se comemorar, pois as mulheres têm cada vez mais se destacado na sociedade, dando grandes contribuições a ela. Não é diferente no meio cristão. Hoje já existem pesquisas que afirmam que as mulheres já são maioria nas igrejas. E elas têm sido uma grande bênção na vida da igreja do Senhor JESUS. Apesar do grande machismo existente nas culturas descritas na Bíblia, encontramos a menção de grandes mulheres que têm muito a nos ensinar. E hoje, em homenagem às mulheres, gostaria de destacar 7 atitudes de mulheres da Bíblia que todo cristão deveria imitar.



1-) A humildade de MARIA, mãe do Senhor JESUS

MARIA foi escolhida dentre diversas moças para ser a mãe do Salvador. Talvez isso pudesse trazer ao coração dela certo orgulho, certa altivez. Mas ela declarou algo que todos nós precisamos declarar diariamente a DEUS:

“Então, disse Maria:

A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em DEUS, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada…” (Lucas 1: 46-48). A humildade de MARIA em se colocar nas mãos de DEUS e cooperar com o Senhor na grande missão do Salvador é algo realmente fascinante, que todo crente deveria imitar.

2-) A perseverança na oração de ANA

ANA não tinha uma vida fácil. Seu marido ELCANA havia se aproveitado da tradição para ter duas mulheres (1º Samuel 1: 2). E ainda por cima ANA era estéril, algo que era considerado como uma espécie de maldição em sua época.

Era desprezada pela outra esposa do marido e carregava grande tristeza no coração por conta de tudo isso (1º Samuel 1: 6). Mas não desistiu de seu objetivo de ter um filho e não se entregou à murmuração, antes, foi perseverante na oração e pode declarar:

“Ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou SAMUEL, pois dizia:

Do SENHOR o pedi". (1º Samuel 1: 20).

3-) A coragem de MARIA MADALENA para superar o passado

A Bíblia diz que MARIA MADALENA era uma endemoninhada. JESUS expeliu dela sete demônios (Lucas 8: 2). Não temos muitos detalhes do passado dessa mulher, mas, certamente, não foi um passado que agradasse a DEUS. Mas essa mulher teve a coragem de superar o seu passado negro e ser uma grande serva do Senhor JESUS. Ela é mencionada sempre em companhia dos discípulos e foi a primeira a saber e crer na ressurreição de JESUS CRISTO (Mateus 28: 1).
 
Foi uma mulher que mostrou uma superação inigualável, um verdadeiro retrato da transformação que DEUS opera na vida das pessoas.

4-) A sabedoria de MIRIAN para superar as crises

O Faraó havia determinado que cada egípcio deveria matar os meninos que nascessem às hebreias (Êxodo 1: 22). Essa ordem colocou em risco a vida de MOISÉS, que era ainda um bebê. Mas a estratégia da mãe de MOISÉS e MIRIAN, sua irmã, salvou a vida Dele. Mas não foi fácil. A menina MIRIAN mostrou uma sabedoria grandiosa ao seguir o menino que fora colocado num cesto no rio, convencendo a filha de faraó a entregar o menino à própria mãe para que cuidasse dele por um tempo (Êxodo 2: 7). Ela salvou a vida de MOISÉS com a sua forma sábia de lidar com as situações adversas!

5-) O temor de Deus da prostituta RAABE

RAABE é menciona na Bíblia como sendo uma prostituta. A Bíblia não esconde o que ela era. Mas também não esconde a mudança que estava ocorrendo no coração dela. Na conversa que teve com os espiões de Israel, que ela escondeu em sua casa com o objetivo de protegê-los, ela nos mostra um grandioso temor a DEUS:

“Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso DEUS, é DEUS em cima nos céus e embaixo na terra.” (Josué 2: 11). Uma grande confissão de temor ao Senhor. Considerando que RAABE vivia em meio a um povo pagão a declaração dela mostra quão grande foi o temor dela. Tão grande foi a atitude dela diante de DEUS, que ela faz parte da genealogia de JESUS CRISTO (Mateus 1: 5)

6-) O fervor missionário da mulher samaritan

A mulher samaritana, como todos sabem, teve um grande encontro com JESUS próximo de um poço onde foi buscar água (João 4: 9). JESUS revela a ela os erros que ela tinha cometido no passado e no presente e traz a ela uma palavra muito poderosa que impactou o coração dessa mulher. Resultado?

O fervor missionário tomou conta do coração dessa mulher, que pregou as palavras de JESUS ao SEU POVO, que não O conhecia:

“Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:

Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o CRISTO?.

Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ELE.” (João 4: 28 - 30)
 
7-) O caráter da mulher virtuosa sem nome de provérbios

Os últimos versos do livro de provérbios são dedicados a louvar o caráter de uma mulher que não tem nome, mas que bem poderia ser algumas das grandes mulheres de DEUS que existiram e existem em nossos tempos. Essa mulher apresenta virtudes no cuidado da família, do marido, dos filhos. Na forma honesta e dedicada com que trabalha. No exemplo que dá ao próximo, na forma sabia com que vive sua vida, etc. Esse texto mostra um resumo das qualidades das mulheres de Deus e como elas são importantes.

Finalizo esta homenagem a todas as mulheres virtuosas com um lindo verso que provérbios dedicado a elas:

30. “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR,
       essa será louvada".
Provérbios 31: 30

FILÓSOFO,

POETA,
ESCRITOR,
Dr. EM TEOLOGIA.