.

.

terça-feira, 1 de março de 2016

"A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PLENA PODERIA SIGNIFICAR O FIM DA RAÇA HUMANA"




Palavras de Stephen Hawking em uma entrevista:

Há algumas semanas, uma carta assinada por centenas de cientistas e tecnólogos defendeu um desenvolvimento responsável da inteligência artificial, no qual, entre outras coisas, o avanço na ética das máquinas caminhe lado a lado com o avanço tecnológico, para que elas nunca sejam uma ameaça aos seus criadores. Mas ainda não há iniciativas similares para outros dois campos emergentes sobre os quais o relatório alerta:

O da biologia sintética, com sua promessa de criar organismos artificiais, e o da nanotecnologia. E, nos três casos, não será preciso esperar milênios para ver seu lado sombrio.

O relatório do Instituto para o Futuro da Humanidade e da Fundação Desafios Globais não explicita, mas há um 13º risco que paira sobre os outros 12 – o da ignorância.

Seja pela incapacidade de avaliar economicamente um evento tão catastrófico, por causa da sua baixa probabilidade em curto prazo, ou devido à psicologia humana, o fato é que tanto os políticos como boa parte da comunidade científica não levam os riscos muito a sério. E esse descuido é o que, para os autores, explica boa parte da imagem popular e não científica do Apocalipse e fim do mundo.

OS 12 CAVALEIROS DO APOCALIPSE

 

O relatório da Fundação Desafios Globais se concentra nas 12 grandes ameaças que poderiam acabar com a civilização humana.

Riscos atuais:

1. Mudança climática extrema

2. Guerra nuclear

3. Catástrofes ambientais

4. Pandemias

5. Colapso do sistema mundial
 
Riscos exógenos:

6. Impactos de grandes asteroides

7. Super vulcões

Riscos emergentes

8. Biologia sintética

9. Nanotecnologia

10. Inteligência artificial

11. Riscos incertos

Risco das políticas mundiais

12. Má governança mundial no futuro


O FILÓSOFO,
POETA,
ESCRITOR,
Dr. EM TEOLOGIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR