O efetivo da Polícia Rodoviária
Federal já foi reforçado para a Operação Fim de Ano, que teve início 0h
de sexta- feira (21) e se estende até às 24h do dia 1 de janeiro de
2013. Durante os mais de 10 dias de operação, estarão nas estradas
federais que cortam o Piauí 210 homens, tanto em postos fixos como em
viaturas.
Este ano, a PRF trabalha com base em quatro focos principais:
embriaguez alcoólica, excesso de velocidade, ultrapassagem e condução de
motocicletas.
Estes, segundo o chefe do Núcleo de Comunicação da PRF, inspetor
Raimundo Rameiro, são os maiores responsáveis por acidentes em estradas,
no Piauí. “Os dados são preocupantes em relação a estes casos.
Os condutores de motocicletas, por exemplo estão envolvidos em
mais da metade dos acidentes que aconteceram no Piauí, este ano. Já no
caso das ultrapassagens indevidas, a cada dois acidentes, um tem vítima
fatal. Portanto estes casos merecem atenção especial”, pontuou.
Além do efetivo de 210 homens, a
Operação Fim de Ano contará ainda com 15 bafômetros e um radar móvel,
que ajudará a coibir as infrações e acidentes de trânsito ao longo das
rodovias.
Terão atenção especial as BRs 316 e principalmente a 343, que dá
acesso ao litoral piauiense. “A exemplo de anos anteriores, o litoral é o
destino mais buscado, sobretudo na época do réveillon. Passar essa data
na praia já é tradição, por isso as estradas ficam muito movimentadas”,
disse o inspetor.
Além disso, Rameiro acrescenta que as viaturas circularão ao
longo das BRs, com o objetivo de impedir que sejam cometidas infrações
que poderão resultar em acidentes.
“Ao longo das rodovias, longe dos postos da PRF são os locais que
acontecem o maior número de acidentes, justamente porque as pessoas
acham que não estão sendo vistas e acabam cometendo infrações”,
argumentou.
Atenção especial deve ser dada à Curva da Raposa, no município de
Altos, Volta da Jurema em Piracuruca e Curva sobre o rio Piranji, todas
na BR-343, acesso ao litoral.
Pela BR-316 atenção deve ser dispensada às curvas no município de
Monsenhor Gil e em Barro Duro, onde se verificam curvas, aclives e
declives acentuados necessitando cautela e velocidade compatível.
Em relação a essas áreas uma medida de segurança que deverá ser
adotada pelos motoristas é observar as chamadas placas de sinalização de
advertência.MN
O FILÓSOFO
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