.

.

sábado, 16 de março de 2013

ADOLECENTES






Acho interessante falar de algo que deveria ser muito simples e é extremamente complexo, ou pelo menos, parece ser muito complexo. O adolescente quer ser um adulto em miniatura. O engraçado é que muitos realmente são. Alguns não sabem o que querem. Não sabem por que querem. Só sabem que querem. E querem rápido. Vivem sobre pressão, sobre cobranças no âmbito familiar. Tem que ir bem na escola. É nessa fase de conseguem o primeiro emprego. Os pais começam a traçar rumos para eles seguirem. Não são compreendidos quase nunca. Todos pensam que eles são os donos da razão. Mas, na maioria das vezes, precisam só que alguém consiga provar para eles que eles estão errados.



A pior parte de ser adolescente é não saber qual o seu papel, porque está aqui. O que deve fazer, quando fazer e como fazer. Qual curso escolher? Como agir com os pais?

Que namorado (a) ter? Para onde viajar? É nessa fase que todas as dúvidas possíveis surgem.



Acredito que a maioria dos adolescentes não saiba qual o seu verdadeiro papel, porque não escrevem sua história. Vivem pelos rumos que seus pais traçam. E muitas vezes apesar de pensarem que estão fazendo escolhas, estão indo para rumos que seus pais já previam. Não quero dizer que isto seja errado, apenas digo que muitos acabam por não fazer o que realmente gostam ou tem vocação por influencia.






E quanto à vida? Quando criança, não se pode fazer muito, é brincar e brincar. Afinal, não se tem muita liberdade não é. Quando adulto, vem a família que provavelmente deverá se constituir, logo, deverá ter um trabalho e nada de muita diversão. E na terceira idade deverá descansar. Afinal, a vida, apesar de parecer longa, é muito curta. É na adolescência que tem-se a oportunidade de sair, viajar, conhecer lugares, descobrir coisas novas. Conhecer pessoas!



É na adolescência que devemos cometer os erros, é nela que devemos aprender muito, para não chegar na fase adulta errando sempre. Digo sempre, porque erros sempre ocorrem, desde quando somos crianças até quando somos idosos.



Falar de adolescente é muito complexo. Mesmo que discorresse milhares de folhas seria muito pouco. Todo adolescente quer ser independente. Muitos nem sabem o que é independência. Apenas imaginam. Muitos nem sabem o que é liberdade, vivem sufocados. Ainda não consegui entender o processo de libertação das pessoas, como já disse inúmeras vezes vivemos presos em um sistema do certo e do errado. E quando adolescentes, vivemos em um sistema similar, só que com nossos pais, eles nos impõe o certo e o errado.






Mas será que nossos pais sempre acertaram? Os pais que exigem tanto dos filhos nunca erraram? Na verdade acredito que esse medo de que erremos seja porque não querem que agente cometa os mesmos erros que eles. Eles não entendem que isso é falho. Que cada pessoa deverá errar para aprender. Que quando somos crianças só aprendemos a andar porque caímos várias vezes. Que só descobrimos o que é “queimar” quando nos queimamos. Que só sabemos o que é frio, porque já sentimos frio. Não entendem que nem tudo pode ser ensinado com dizeres e imposições.



Acredito que a principal causa de muitos adolescentes se tornarem dependentes de drogas, álcool , cigarro, entre outros é a falta de estrutura familiar. Isso é um fato. Quando digo dependente, quero dizer a pessoa que não vive sem beber ou fumar, não me refiro a jovens que bebem ou fumam “socialmente”. Os pais se preocupam tanto em impor coisas que os filhos querem saber porque aquilo é proibido, quando não obtém respostas resolvem experimentar. É ai que muitos se tornam dependentes. Os pais não vêem que devem preparar seus filhos para enfrentar situações adversas e não impor um monte de comandos para que executem.




Nenhum adolescente é um computador, onde você instala programas, dá ordens e ele as executa com perfeição. Pelo contrário. Por isso muitas meninas se tornam mães cedo. Porque seus pais não aceitam o namoro com 14 ou 15 anos. Se ela quiser namorar com 10, qual o problema? Melhor saber que ela está namorando do que ela namorar escondido. É ai que está o problema. Ai que muitos pais pecam. Posso estar totalmente equivocado. Mas estou convencido de que os pais deveriam repensar mais seus atos. Não é muito melhor saber com quem seus filhos andam/namoram do que proibi-los de algo que não podem controlar?




Quem nunca ouviu falar de um amigo ou colega que se suicidou? Será que todo mundo pensa que isso é porque a pessoa simplesmente cansou de viver? Não percebem que quem tira uma vida ou tenta algum tipo de fatalidade consigo mesmo está apenas gritando por socorro? Que há algo angustiando tanto essa pessoa e que ela só vê na morte a solução para sua dor? Que ela não entende que a morte não alivia dor alguma, pelo contrário, ela multiplica a dor. Multiplica porque a família toda sente a mesma dor.



Como eu disse a maioria das pessoas não vive, elas apenas existem. Cabe a cada um fazer escolhas, tomar rumos. A vida é muito breve e só cabe a nós aproveitá-la da melhor maneira possível. Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. Quando a gente muda, o mundo muda. Não tem como mudar do dia para a noite, mas é a partir de pequenas mudanças todos os dias que atingimos enormes objetivos. Somos os seres mais imperfeitos do mundo. E cabe a nós corrigir nossos erros para nos tornarmos pessoas mais felizes!


O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR