.

.

sábado, 26 de setembro de 2015

A VERDADEIRA FILOSOFIA DO SÁBADO





A teologia da criação lança as bases de um padrão rítmico de ação semanal, que consiste em trabalhar e descansar em DEUS. Porque são aí conceitos antropológicos, as palavras trabalho e descanso ampliam os enunciados do mandamento do sábado, e trazem a tona prioridades, dignidades e idéias que são outras tantas novidades no mundo antigo e ainda desafiam o mundo moderno dos negócios.

O padrão rítmico de ação semanal.

Com a concisão característica dos primeiros capítulos, Gênesis 2: 2 e 3 o apresenta assim:

E, havendo DEUS terminado no dia sétimo sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a SUA obra que tinha feito. E abençoou DEUS o dia sétimo e o santificou; porque descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.

Este enunciado, que conclui o capítulo 1 (o capitulo 2 deveria começar no verso 4), afirma que o Criador estabeleceu para o ser humano um padrão rítmico de ação semanal semelhante ao que ele usou na criação, que consiste, basicamente, em alternar seis dias de trabalho com o descanso do sétimo dia. Aí este padrão rítmico de ação semanal surge como algo que foi preparado por DEUS, já na criação, consumando a provisão de tudo aquilo que o ser humano precisa.

O padrão rítmico de ação semanal acha sua motivação na relação de parentesco que as narrativas estabelecem entre o ser humano e DEUS. A relação de parentesco aparece primeiro em Gênesis 1: 26 - 28, na expressão "imagem e semelhança".

(Traduzida na linguagem de hoje como parecido.) Que ela expressa tal relação de parentesco fica claro em Gênesis 5: 1 - 3:

No dia em que DEUS criou o homem, à semelhança de DEUS o fez; homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão (Humanidade), no dia em que foram criados. Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete.

Ou seja, do mesmo modo que Sete era filho de Adão, a humanidade é filha de
DEUS! É devido ao fato de que o ser humano foi criado como “imagem de DEUS” que se requer dele que tenha um padrão rítmico de ação semanal semelhante ao que DEUS adotou na criação. Trabalhar e descansar dessa maneira faz que o homem se mantenha próximo de DEUS. Pois seguir tal padrão significa trabalhar e descansar como alguém que é “FILHO” de DEUS, ou como alguém que é “semelhante” a DEUS. E denota dar ao trabalho e ao descanso um novo sentido:

Trabalhar e descansar como “imagem de DEUS”.

O que quer dizer trabalhar e descansar como “imagem de DEUS”, segundo a intenção da teologia da criação?


Trabalhar como “imagem de DEUS”.

A teologia da criação fala da criação do ser humano e do encargo dado a este por DEUS de modo totalmente diverso. Gênesis 1: 26 a 28 afirma que DEUS criou o ser humano a sua imagem e semelhança, não para ser seu escravo ou servo de outro homem, mas para ser seu parceiro co-responsável na administração do mundo.

Logo, o ser humano trabalha como “imagem de DEUS” quando acolhe e aproveita devidamente aquilo que lhe foi preparado pelo Criador, e quando realiza a contento as tarefas pelas quais o Criador o tornou responsável - administrar o mundo como parceiro do Criador (Gênesis 1: 26), cuidar das criaturas que o Criador lhe entregou plantas, animais e a mulher (Gênesis 2: 15 a 17), e usar bem o direito de decisão, que DEUS lhe deu, na criação (Gênesis 2: 18 a 23).

Mas Gênesis 1: 26 a 28, DEUS também deu ao ser humano capacidade criativa e liberdade para exprimi-la em um mundo cheio de possibilidades onde lembrar de guardar O SÁBADO, o sétimo dia da criação. Se não fosse assim, o homem não corresponderia quanto a ser “imagem de DEUS” no mundo, nem poderia instalar-se no mundo, fazendo dele seu lar. Isso quer dizer que o homem, como ser aparentado com DEUS, é, à sua maneira, um ser criativo, mas deve-lhe obediência.

E o descanso é o modo que DEUS lhe deu para realizar-se como ser criativo.

Em que sentido o ser humano pode repousar no sétimo dia como “imagem de DEUS”?

Descansar como “imagem de DEUS”

Voltemos a Gênesis 2: 2 — no sétimo dia DEUS “descansou”. Se bem essa expressão sugere um leve antropomorfismo, não convém acentua-lo a ponto de imaginar que o Criador ficou cansado como nós ficamos depois de seis dias de trabalho. Nesse sentido, são oportunas as palavras de Isaías:

28. "Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Eterno
       criou o mundo inteiro e o governa em todos os tempos. Ele não se cansa, não
       fica fatigado...”.
Isaías 40: 28

Então, o que significa o repouso de DEUS ao qual Gênesis 2: 2 se refere?

Gênesis1 diz:


"E DEUS viu que tudo o que havia feito era muito bom”.
GÊNESIS 1: 28



Logo, “descansou no sétimo dia”. Ou seja, DEUS pode repousar, pois toda a obra estudo aquilo que o ser humano precisa estava consumado. É importante que o seguinte fique claro:

O descanso ao qual se refere o padrão rítmico de ação semanal consiste fundamentalmente em contemplação. Por conseguinte, o homem repousa como “imagem de DEUS” quando contempla, quando descansa no sétimo dia da obra realizada nos seis dias anteriores, e pode sentir satisfação e contentamento porque foram cumpridos com responsabilidade os encargos que DEUS lhe deu na criação.

Em Gênesis 2: 3 está claro:

Foi este tipo de descanso que DEUS abençoou e santificou.

Portanto, este descanso abençoado e santificado foi dado às pessoas que cumprem com responsabilidade tais encargos divinos, qualquer tipo de trabalho. Não foi dado menos para às pessoas que vivem para correr atrás de status, poder e riqueza, ou às que se dedicam exclusivamente a cuidar de si mesmas, de seu conforto, do que é seu e de seu interesse particular. Só pode repousar como “imagem de DEUS” quem trabalha como “imagem de DEUS”, isto é, quem trabalha como parceiro co-responsável de DEUS na manutenção da ordem da criação e está comprometido com o bem-estar de todas as criaturas.

Pelo já visto, ficou evidente que a teologia da criação se refere a um repouso semanal, cujo conceito é muito mais amplo e profundo. O que os trabalhadores modernos mais buscam nos dias de folga, geralmente dedicando-se ao lazer, é um alivio à pressão para produzir e verem-se momentaneamente livres do tirânico princípio da eficiência. Já empresários e executivos buscam, nesses mesmos dias, obter um alívio passageiro às tensões provocadas pela competição selvagem entre empresas.

Se empresários e trabalhadores se dedicassem também a contemplar, em seu dia de folga, a maneira como trabalham as empresas modernas, logo descobririam que aquilo que foi preparado pelo Criador não está sendo acolhido e aproveitado, mas estragado. Convém ressaltar o seguinte aspecto positivo do padrão rítmico de ação semanal:

A qualidade do trabalho determina a qualidade do descanso, e a contemplação no dia de repouso da obra realizada contribui para melhorar a qualidade do trabalho.

Acredito que nenhuma outra visão religiosa, filosófica ou científica, confere uma dignidade tal ao ser humano, ao trabalho e ao descanso como o padrão rítmico de ação semanal da teologia da criação.

O FILÓSOFO,
também
Dr. EM TEOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR