A matriz
curricular dos estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino
está ganhando no Brasil um novo adicional pedagógico por meio da
implantação do programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).
De iniciativa do Governo Federal, o ProEMI já está sendo aplicado em 74 escolas do Piauí, beneficiando
mais de 38 mil jovens, tem como meta chegar a 496 escolas e cerca de
250 mil alunos até 2016. De acordo com o Secretario de Educação do
Estado (Seduc), Átila Lira, as instituições de ensino estão buscando
beneficiar os estudantes a partir da aplicação de atividades
complementares envolvendo ciência, tecnologia, cultura e trabalho.
Quase
2 mil escolas do País já aderiram ao programa Ensino Médio Inovador,
que prevê investimentos federais, ampliação da jornada e reestruturação
dos currículos. A estimativa de investimento para 2012 é de R$ 105 milhões nessas escolas.
De acordo com a legislação, são os Estados os responsáveis
por essa etapa da educação na rede pública. Por isso, o programa nasceu
com o objetivo de induzir a reestruturação dos curriculares de acordo
com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio. Na
época, o texto já estava sendo debatido no Conselho Nacional de Educação
e viria a ser aprovado pelos conselheiros em maio de 2011.
Em
2009, o projeto piloto foi iniciado em 355 escolas. O programa foi
ampliado este ano para mais 1.641 escolas, chegando a 1.996 unidades em
24 Estados, mais o Distrito Federal. Ao todo, são 1,7 milhão de alunos.
O
programa também prevê a ampliação do tempo dos estudantes na escola. A
proposta incentiva que a direção das unidades busque alternativas
próprias de melhoria. A previsão é atender mais 4 mil escolas em 2013.
Piauí,
Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e São Paulo -, o programa está
sendo implementado a partir deste ano em parceria com o Jovem do Futuro,
projeto do Instituto Unibanco. Neles, a previsão é de que haja 100% de
adesão das escolas até 2014.
ENSINO MÉDIO INOVADOR
Lançado
em 2009 pelo MEC o ProEmi surgiu como incentivo ao sucesso escolar de
estudantes das escolas públicas, visando oportunizar a eles o acesso e a
participação em projetos como os de reforço escolar, de iniciação
científica, de preparação a vestibulares, de estímulo à atividades
artística, dentre outros.
Para a execução das atividades
planejadas, as escolas selecionadas recebem verba financeira específica
destinada pelo Governo Federal por meio de seu programa Dinheiro Direto
na Escola (PDDE).ODia
O FILOSOFO
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