.

.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SERVIDORES FAZEM PROTESTOS E INTERDITAM RUAS NO CENTRO DE TERESINA


Servidores administrativos e operacionais de vários órgãos da administração estadual interditaram, durante a manhã de ontem, o trecho da rua 7 de Setembro, que passa ao lado do Palácio de Karnak, no Centro de Teresina. Em todo o quarteirão, os carros das entidades sindicais foram utilizados como barreiras e o trânsito na região ficou congestionado nas imediações. O protesto foi pela inclusão da categoria na Lei 038/2004, que trata da carreira e dos salários dos funcionários do Governo do Estado.

Trabalhadores ligados às secretarias de Educação, Saúde, Administração e Trabalho, além de agentes penitenciários e Fundação Cultural do Piauí (Fundac) participaram do ato. Ao todo, nove entidades sindicais ligadas ao funcionalismo público estadual estavam envolvidas no movimento. A ação aconteceu de forma pacífica, mas prejudicou o trânsito nas imediações do Palácio de Karnak, no Centro da cidade. 

O protesto era para pedir a modificação da lei número 38, aprovada em 2004. Os servidores reclamam que as pessoas que atuam nos setores administrativos e operacionais dos órgãos do Governo do Estado não são amparadas pela lei que rege os salários e a carreira do funcionalismo público estadual. 

"O que queremos é um tratamento igual às demais categorias do funcionalismo público estadual. O canal de negociação foi aberto e vamos esperar as propostas. Caso elas não venham, a greve deve ser deflagrada", informou Bartolomeu Gaspar, do Sindicato dos Servidores Empregados da Saúde Pública do Piauí (Sindespi). Segundo ele, só na área da Saúde são mais de três mil servidores administrativos e operacionais.

Outros 300 são vinculados às secretarias de Justiça e Segurança, como a servidora Claudia Sousa. "O prejuízo maior é financeiro, mas ainda tem a questão da segurança, já que não somos vinculados a nenhum plano salarial", reclama.

Uma nova reunião entre o secretário estadual de Administração, Paulo Ivan, e os representantes das entidades sindicais está prevista para acontecer amanhã. Na próxima semana, uma nova assembleia será realizada entre os servidores para avaliar a proposta do Governo do Estado e definir os rumos do movimento.DP


O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR