.

.

domingo, 26 de julho de 2015

ESTAMOS DESTRUINDO A TERRA, DIZ ONU




            Pela Reuters


"Estamos à beira de um precipício. Trata-se de uma crise de proporções globais que deve receber atenção urgente", disse Alex Marshall, editor do relatório anual da ONU, à imprensa.



O relatório diz que um número muito maior de pessoas está usando os recursos naturais em uma intensidade jamais vista.



"Compor este relatório me deixou bastante assustado", conta Marshall. Ele diz, no entanto que um raio de esperança reside no fato de que as mulheres estão vencendo a guerra pelo controle de sua fertilidade, e estão finalmente sendo ouvidas pelos governos e pelas empresas. "Uma das maiores mudanças está no aumento do poder das mulheres. Elas estão se unindo como nunca, e promovendo transformações", afirma.



"Cerca de 60% das mulheres têm acesso a algum tipo de planejamento familiar. Mesmo se considerarmos a China, essa porcentagem ainda é de 40%", explicou Marshall em entrevista à Reuters.



Seu relatório pinta um retrato negativo do planeta. A população mundial, que duplicou nos últimos 40 anos e hoje é de 7 bilhões, deve aumentar 50% e alcançar a marca de 9,3 bilhões nos próximos 50 anos, sendo que este crescimento acontece nos países em desenvolvimento, cujos recursos já foram explorados demais.




"Em 2050, MAIS DE 4,2 bilhões de pessoas (mais de 45% da população global) vão viver em países que não poderão atender aos requisitos mínimos de 50 litros de água diários por pessoa", diz o relatório.



Ainda segundo o documento, a água está sendo usada e poluída em um ritmo catastrófico.

 

Atualmente, 54% do suprimento anual de água potável está sendo utilizado, e dois terços dessa porcentagem vão para a agricultura. Estes números devem aumentar em 70% nos próximos 25 anos apenas levando-se em conta o crescimento populacional, e 90% se o consumo dos países em desenvolvimento atingir os níveis observados no Primeiro Mundo.



A água vem sendo usada em uma razão insustentável em muitos lugares, sendo que os lençóis freáticos sob algumas cidades do Terceiro Mundo têm baixado mais de um metro ao ano, e a água dos rios tem sido desviada com resultados desastrosos. O relatório afirma que 1,1 bilhão de pessoas já não tem acesso à água limpa, e que 95% do esgoto e 70% dos resíduos industriais está sendo lançado nos cursos d'água sem qualquer tratamento.





Só na Índia, quatro milhões de pessoas carregam o vírus mortal, de um total mundial de 35 milhões, disse Marshall.



Quanto às mudanças climáticas, o documento afirma que as florestas tropicais estão sendo destruídas mais rapidamente do que em qualquer outro momento da história, levando consigo fontes cruciais de biodiversidade e contribuindo para o aquecimento global, promovendo um aumento no nível dos oceanos, que já se encontra em elevação.



"Parece que estamos realizando um grande experimento, do qual ninguém conhece os resultados", disse Marshall aos jornalistas, acrescentando que esperava que seu relatório definisse a agenda da Cúpula da Terra.


Agência: Reuters
Postado pelo
FILÓSOFO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR