.

.

domingo, 14 de outubro de 2012

CONGRESSO RELEMBRA ULYSSES GUIMARAES 20 ANOS APÓS SUA MORTE


O Congresso Nacional realiza, na segunda-feira (15), uma sessão solene para relembrar a vida e a trajetória política de Ulysses Guimarães. A homenagem marca os 20 anos da morte do político paulista, que foi parlamentar por mais de quatro décadas e se destacou na luta pela redemocratização do País.

Nascido em 6 de outubro de 1916 em Rio Claro (SP), Ulysses morreu em um acidente de helicóptero no litoral de Angra dos Reis (RJ), em 12 de outubro de 1992, junto com a esposa, dona Mora; o ex-senador Severo Gomes e sua esposa; e o piloto. O único corpo nunca encontrado foi o de Ulysses.

Deputado por 11 mandatos, Ulysses presidiu a Assembleia Nacional Constituinte responsável pela elaboração da Constituição de 1988. Um dos trabalhos mais difíceis de Ulysses durante a Constituinte foi conseguir conciliar as diversas tendências políticas. Esse papel, que ele aprimorou negociando entre as correntes do Movimento Democrático Brasileiro (o MDB, que se tornou PMDB em 1980), foi exercido por Ulysses durante toda a sua trajetória.

Na Constituinte, as divergências para administrar eram muitas: partidos socialistas e de direita, trabalhadores e patrões, sindicalistas e industriais.

Historiadores e políticos acreditam que se não fosse pela atuação do Dr. Ulysses, como ficou conhecido, a história da Constituinte seria muito diferente. Ele insistiu, por exemplo, para que o capítulo de Seguridade Social estivesse no texto. “Diziam que era matéria de legislação ordinária; na época eu já era advogado previdenciário e queria incluir essa conquista, e foi o Dr. Ulysses que arbitrou a nosso favor”, lembrou o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).CÂMARA
 
O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR