.

.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SEGUNDO PESQUISA, MAIORIA DOS BRASILEIROS DESCONHECE A RIO + 20



Você sabe o que é a Rio+20? Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, 78% da população brasileira desconhece o assunto. Trata-se da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, evento que será realizado entre os dias 13 e 22 de junho deste ano, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Rio+20 tem como objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Os dois temas principais que serão discutidos durante a conferência são:

“A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.

Espera-se, desta forma, contribuir para a definição da agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas e difundir a idéia de sustentabilidade. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).


O levantamento também indicou que o meio ambiente é apenas o sexto principal problema do Brasil, apontado por 13% dos entrevistados. A situação da saúde (81%) é a maior preocupação, seguida da violência (65%) e do desemprego (34%). De acordo com a pesquisa, os brasileiros também desconhecem os principais conceitos discutidos no evento. A noção de consumo sustentável, por exemplo, é ignorada por 66% do público. E 55% dos brasileiros ouvidos não sabem o que é desenvolvimento sustentável.

A pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável” ouviu mais de duas mil pessoas em todo o país. Os pesquisadores percorreram casas em áreas urbanas e rurais de todas as regiões e entrevistaram pessoas maiores de 16 anos.

O tema sustentabilidade tem ganhado mais espaço nas empresas e corporações. Por isso, profissionais da área são cada vez mais requisitados e, por isso, a especialização torna-se fundamental. O Brasil oferece cursos de sólida base teórica e prática, com capacidade de liderança e administração na condução de planos, programas e projetos que visem o trato da questão ambiental, conduzindo a um ambiente ecologicamente sustentável.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR