Chegar em casa à noite, cansado do trabalho, se esparramar no sofá e ver TV. Se você faz isso, deve ser porque ainda não tem um tablet. Uma pesquisa feita pelo Google com 1430 usuários de tablets concluiu que a maioria do tempo de uso dos tablets é à noite, nos dias de semana — sim, o mesmo horário antes reservado à TV.
No ano dos tablets, no ano da computação em nuvem, no ano das redes sociais, em ano de tanta mudança as revoluções começam a se estabelecer com um empurrão de bom tamanho da web, redes sociais como sala de aula.
A história da Khan Academy atesta as transformações. Alguém que começa a dar aulas para os primos mais novos, alguém que tem pressa, alguém que viaja um tanto bom e, sem tempo, resolve que é tempo de aulas pela web e, voilá! Grava as aulas!
Grava e posta na internet e, vai daí, os tais primos e os amigos dos primos acabam gostando das aulas virtuais, mais até do que o primo professor ao vivo e a cores.
Eu não tenho um tablet para corroborar com esses dados, mas o Pedro Cunha e a Marina Val têm os seus. E aí, colegas? Esses números batem? Obviamente, estendo a pergunta a você, leitor dono de um tablet: o seu uso reflete esses dados ou aqui no Brasil a coisa é diferente?
Não faço uma defesa apaixonada do assunto e sei que muitos vão dizer que não há contato pessoal que substitua a web. Apenas contato. Quem somar assim:
1 ALUNO + 1 YOUTUBE + 1 TABLET + 1 REDE SOCIAL + CLOUD
Vai obter um resultado previsível, mas estranho: professores que se tornarão guias, tutores, companheiros de viagem pela web e alunos que, bem orientados, farão grandes excursões de aprendizado.
Quem viver, e não precisa viver muito, verá! Quem quiser opinar e refletir se este é uma forma de educação essencial, opine no end.,
Quem viver, e não precisa viver muito, verá! Quem quiser opinar e refletir se este é uma forma de educação essencial, opine no end.,
http://folhasdecampomaior.blogspot.com.
O FILÓSOFO
Professor e tutor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR