.

.

domingo, 27 de novembro de 2011

CRISES BENEFICIAM O BRASIL


È inútil discutir quanto as crises beneficiam o Brasil, a nossa economia crescerá neste ano ou no próximo esperem pra ver. Mas que tudo isso está levando o mundo a um funíl e o gargalo se espremerá até que esgote todas as possibilidades para o mundo. O mundo está cansado, a terra está ficando exaurida por 7 bilhões de pessoas, o petróleo está se esvaindo, a água, liquido precioso que aqui em Campo Maior é escassa, falta no centro da cidade e é de má qualidade, no mundo também está acabando, o aquecimento estufa está em fase de crescimento e nós seres humanos o alimentamos, navegante, tire as suas conclusões, mas nós ainda vamos crecer somos emergentes por natureza, é evidente que o país será afetado pela crise. A questão é outra. Nas grandes crises do século 20, o Brasil foi beneficiário, permitiu-se grandes saltos de desenvolvimentos.

A crise de 1929 impôs limites ao livre fluxo de capitais, acelerando a substituição das importações. A Segunda Guerra permitiu acordos vantajosos, um grande acúmulo de reservas e a importação de cérebros e fábricas. A crise externa dos anos 70 forçou investimentos que, apesar do endividamento completou o quadro de industrialização do país.


Hoje em dia, o Brasil virou o foco de atenção das maiores empresas e economias do mundo por um ativo fundamental: seu mercado interno crescente. Em todos os setores há uma enxurrada de capital chegando, em busca do porto seguro e da demanda assegurada pelo Brasil.

Com certeza ainda fluiremos e seremos uma potência, salvo pedras do percurso, mas o mundo está em crise, vede a Europa que a todo custo tenta se igualar aos Estados Unidos e não consegue, são doze os países que formam o mercado comum Europeu mas dez não conseguem empatar ou igualar-se com o PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos que apesar de enfrentar também esta crise econômica e o maior PIB do mundo, a História do mundo nos mostra que estamos no limiar de nossa história.

Continuaremos num próximo artigo discorrendo sobre a história do mundo e suas crises e até onde chegará.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR