.

.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O ANO ELEITORAL ESTÁ BEM PRÓXIMO, PENSE BEM E VOTE CERTO


Weber(2002), há dois tipos de políticos que por nós são eleitos. Acompanhe:

a) Os políticos que exercem essa profissão por vocação, ou seja, os que têm o poder como meta para trabalhar arduamente em prol da sociedade que os elegeu. Podemos dizer, em concordância com Weber, que estes são os que vivem para a política, certo? 
O que isto significa procurar uma agulha no palheiro.

b) E os que são políticos sem vocação, mas com a forma de um market pessoal, ou ainda do poder econômico, ou seja, que olham para a política como se fosse um “emprego” apenas. São aqueles que, uma vez eleitos geralmente se esquecem dos compromissos sociais que assumiram, você que votou é esquecido e não atendido, principalmente quando estes políticos (inclusive mulheres de pouca expressão) pouco fazem pelo social, trabalham apenas para manter-se no poder a fim de continuar ganhando o salário. Weber diz que estes são os que vivem da política são os politiqueiros e politiqueiras.

Weber (2002), há dois tipos de políticos que por nós são eleitos. Acompanhe:


a) Os políticos que exercem essa profissão por vocação, ou seja, os que têm o poder como meta para trabalhar arduamente em prol da sociedade que os elegeu. Podemos dizer, em concordância com Weber, que estes são os que vivem para a política, certo?
Mesmo estes, muito pouco ou nada fazem para beneficiar um eleitor, eles se dizem salvadores da pátria, e são cercados de pessoas que recebem altos salários e lhes trazem informações erradas provando que os tais já estão eleitos para o próximo pleito.

b) E os que são políticos sem vocação, ou seja, que olham para a política como se fosse um “emprego” apenas. São aqueles que, uma vez eleitos geralmente se esquecem dos compromissos sociais que assumiram e agem facilmente através da corrupção, poucos fazem pelo social, trabalham apenas para manter-se no poder a fim de continuar ganhando o salário. Weber diz que estes são os que vivem da política os politiqueiros e politiqueiras, cuidado com estes.

Bem. Fechados os parênteses teóricos, voltemos aos demais tipos de ação.


A ação racional com relação a valores, ocorreria porque, muitas vezes, os fins últimos de ação respondem a convicções, ao apego fiel a certos valores (honra, justiça, honestidade...). Vede em nossa Campo Maior as ocorrências dos últimos acontecimentos um corrompe e o outro é corrompido. Neste tipo, o sentido da ação está inscrito na própria conduta, nos valores que a motivaram e não na busca de algum resultado previa e racionalmente proposto. Por esse tipo de ação podemos pensar as religiões, não que este exemplo de político corrupto serve para religião. Mas ninguém vai a uma igreja ou pertence à determinada religião, se não acredita nos valores que lá são pregados. Certo? O corrupto vai as urnas convicto de seu papel diante da sociedade.

Na ação afetiva a pessoa age pelo afeto que possui por alguém ou algo. Uma serenata pode ser vista como uma ação afetiva para quem ama, não é mesmo? Raramente em uma eleição o político se conduzirá através de laços afetivos.

Agora, entendendo a sociedade por Weber...

Muito bem. A idéia de Weber para se entender a sociedade é a seguinte:
Se quisermos compreender a instituição igreja, por exemplo, vamos ter que olhar os indivíduos que a compõem e suas ações. Provavelmente haverá um grupo significativo de pessoas que agem do mesmo modo, quer dizer, partilhando valores, desejos e expectativas quanto à religião, o que resultaria no que Weber chama de relação social. 
Raramente o político corrupto age sozinho, pra eles a união e o partilhamento com seus iguais nas lides políticas, a união destes fazem a força.

As teorias sociológicas na compreensão do presente:


Os tipos de ação, sempre serão construções do pensamento, isto é, suposições teóricas baseadas no conhecimento acumulado, que o filósofo/sociólogo fará para se aproximar ao máximo daquilo que seria a ação real do indivíduo nas circunstâncias ou no grupo em que vive. Com esse instrumento, o filósofo/sociólogo pode avaliar, na análise de um fenômeno, o que se repete com que intensidade, e o que é novo ou singular, comparando-o com outros casos parecidos, já conhecidos e resumidos numa tipologia. Exemplo todos os político prometem fazer coisas para que você vote nele e quando eleitos não fazem nada por você.

Porem para o político que sabemos que ele lhe usou só pra se eleger e depois te esquece, devemos ser racionais, não votar nestes elementos, basta uma experiência, pra não votar mais neste político.

No próximo ano teremos eleição e os destinos de nossa sociedade, de sua família e o seu está nas suas mãos, pense antes de votar vote certo, não erre o alvo desta vez.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR