(PRIMEIRA PARTE)
Cultura, Trabalho e Educação
A agilidade animal é motivada por categorias biológicas individualizada, sobretudo, para representação e tendência natural. Trata-se de um tipo de argúcia palpável, distinguindo-se da agudeza humana, que é contemplativa.
O varão (gênero masculino) concebe a nossa orbe por meio do aforismo, expressando-o pela elocução emblemática. De fato, a elocução troca as coisas por alegoria, com vocábulo por arquétipo.
A modificação que o homem desempenha sobre a natureza chama-se cultura, no entanto, o mundo cultural é um aparelho constituído já condicionado por outros.
A informação de afazeres é essencial para se abarcar o que é cultura. Aliás, os afazeres é qualidade de livre-arbítrio, mas não em circunstância de privilégio exclusivo em que a multiplicidade é obrigada a ralar em condições impróprias à sua humanização. Isto é, na coletividade decomposta em classes, os afazeres se torna alienado. Alienar, portanto, é tornar alheio, é transferir para outrem o que é seu.
Por meio dos afazeres o homem instaura afinidades sociais, cria padrão de comportamento, estabelecimento e saberes. O aprimoramento dessas agilidade, no entanto, só é possível pela comunicação dos conhecimentos contraídos através das gerações. É a educação que mantém intensa a memória de um povo e dá condições para a sua sobrevivência.
COSTUMES ILUSTRADOS E COSTUMES POPULARES
Não vivemos em uma sociedade homogênea, toda produção cultural está sujeita a avalização que dependem da posição social do grupo a que ela pertence. Para exemplificar vamos estabelecer algumas distinções, considerando as seguintes divisões:
- Os Costumes Eruditos é a produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade, produzida por uma minoria de intelectuais.
- Os Costumes Populares é identificado com tradição, conjunto das lendas, contos e concepções transmitidas oralmente pela tradição. É produzida pelo homem do campo, das cidade do interior ou pela população suburbana das grandes cidades.
- Os Costumes de Massa é aquela resultante dos meios de comunicação de massa. Produzida “de cima para baixo”, impondo padrões e homogeneíza o gosto.
É preciso entender essas manifestações culturais como sendo expressões diferentes de uma sociedade pluralista, sem considerações a respeito da superioridade de uma ou outra.
IDEOLOGIA
A Ideologia é o conjunto de representações e idéias bem como de normas de conduta por meio das quais o homem é levado à pensar, sentir e agir de uma determinada maneira que convém à classe dominante.
Lidar com conceitos abstratos, eternos e imutáveis, independentes da situação histórica em que se inserem, é um dos artifícios ideológicos pelos quais os valores dominantes são impostos.
Os meios pelos quais a ideologia é a nós imposta variam, sendo utilizados meios tais como: A escola, os livros didáticos, os meios de comunicação de massa.
As estruturas petrificadas que justificam as formas de dominação são ameaçadas pela filosofia, devido a essa ciência exercer papel importante como crítica de ideologia.
Segunda parte postaremos amanhã, tema:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
O FILÓSOFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR