.

.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ESQUEÇA AS SACOLINHAS PLÁSTICAS



Sacolinhas plásticas estão fora de moda, são feias e poluem pra caramba. Disso todo mundo já sabe.

O fato é que AS SACOLINHAS PLÁSTICAS causam problema, mesmo. São 300 anos pra se decompor então imagina o desperdício: elas vão parar em aterros sanitários e ficam lá um tempão. Fora prejudicarem o meio ambiente.

No Brasil, por exemplo, consome-se em média 200 milhões de sacolas plásticas por mês. É sacola demais. Então um grande passo pra colaborar com nosso país e o meio ambiente é se policiar pra mudar a dinâmica na hora de ir ao supermercado e aderir às sacolas reutilizáveis.


Eu sei que estamos sempre na correria e mais um milhão de desculpas que danos a nos mesmos na hora de mudar de hábito, mas é aí que esta. Ao invés de atropelar a vida, sempre na pressa e inventar desculpa até pra continuar o uso de sacolas plásticas, pensa que é uma coisa pequena, mas que ajuda no peso na consciência de quem não faz nada pelo mundo. Mesmo porque, muitos supermercados que respeitam o meio ambiente atualmente facilitaram a vida do consumidor, colocando as ecobags (aquelas sacolas super em linha com o meio ambiente e que você deveria levar toda vez que vai ao supermercado) pra vender no próprio local.


1) as sacolinhas custam de 0,3 a 0,7% do faturamento bruto dos supermercados - e não custa lembrar que neste negócio as margens são super estreitas. A margem bruta (diferença entre o preço de venda e de compra dos produtos) fica na casa dos 25 a 28% e o resultado final na casa dos 5 a 8%. E aí, nesse cenário você acha que 0,3 a 0,7% do faturamento bruto faz diferença no bolso dos acionistas e na remuneração variável dos administradores? Ou não?

(2) Segundo o Greenpeace, cerca de 1 milhão de animais marinhos morrem anualmente por ingestão de sacolinhas plásticas - será que alguém consegue comprovar esse número? Imaginando que todas as sacolinhas jogadas no lixo e que cheguem ao mar sejam ingeridas e tenham consequências fatais, como é que se controla isso?

(3) 1,3% do lixo descartado no Brasil é composto pelas tais sacolinhas plásticas (e o restante é o que mesmo?); 60% das sacolinhas plásticas são usadas para acondicionar lixo residencial. Ok, partindo do pressuposto que a vilã é a sacolinha e o lixo será o mesmo, aonde esse lixo será acondicionado para o descarte? A resposta está na própria matéria da Folha - em sacos plásticos negros, muito mais danosos ao ambiente do que as sacolinhas de supermercado! E ainda tem o efeito no preço dos sacos de  lixo - disparou em todos os lugares aonde a malvada da sacolinha foi proibida.

Dicas: Reduzir na Prática

Se você precisa de sacolinhas, porque usa para outras coisas e ela é indispensável, então o ponto é reduzir o número, colocando mais produtos em cada sacola.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR