Em uma reunião com professores (Fundamental e Médio), falando da necessidade de que todos os educadores se preocupem com a integração da tecnologia no ambiente educacional, pude perceber claramente que, ainda, há certo incômodo por parte de alguns quando se fala de tal tema. Não foi a educação que mudou – foi a própria sociedade na qual vivemos. É claro que a tecnologia não será a “salvação” da educação, mas pretendemos que ela seja importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem – com maior preocupação voltada para a aprendizagem do aluno. É o desejo do próprio Comenius, em sua Didática Magna.
“A proa e a popa da nossa Didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais; nas escolas, haja menos barulho, menos enfado, menos trabalho inútil, e, ao contrário, haja mais recolhimento, mais atrativo e mais sólido progresso...”
Neste momento, acabo de ler um texto de Maria Luiza Belloni.
E cito apenas alguns itens, da importância de que o professor da escola pública se utilize das TIC’s na sala de aula:
O que é as TIC:
· Primeiro, as TICs são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.
· Segundo, as TICs, como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais.
· Terceiro, várias questões éticas e legais, como as vinculadas à propriedade do conhecimento, ao crescente tratamento da educação como uma mercadoria, à globalização da educação face à diversidade cultural, interferem no amplo uso das TICs na educação.
“Por que é urgente integrar as TIC nos processos educacionais? A razão mais geral e a mais importante de todas é também óbvia: porque elas já estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social, cabendo à escola, especialmente à escola pública, atuar no sentido de compensar as terríveis desigualdades sociais e regionais que o acesso desigual a estas máquinas está gerando.”
O FILÓSOFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR