.

.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

HOJE É DIA NACIONAL DO APOSENTADO - UMA JÓIA A SER HOMENAGEADA

"Para sonhar com um futuro é preciso estar acordado no presente. Pois a vida é “hoje”, o amanhã é um “talvez” e o passado é um “nunca mais”, um caminho sem volta...” Michael Cyrus - 
 
O Dia do Aposentado foi instituído pela Lei 6.926 de 30 de Julho de 1981, de iniciativa do Senado Federal, assinada pelo então Presidente Jarbas Passarinho.  

Assim que em 24 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Aposentado – a data foi escolhida porque neste mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando, na época, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do Governo Federal.

O FOLHAS saúda todos os aposentados, pela disposição de continuarem unidos, somando esforços para que se tornem cada vez mais fortes, apesar do inexorável desgaste da idade a cada dia.




Envelhecer faz parte da vida, mas o grande mérito e glória é apenas VIVER! Mas em todas as situações com dignidade, em todos os tempos, e ter bons motivos para comemorar a cada acontecimento; com alegria, energia e equilíbrio que só a maturidade pode nos trazer. 

Quando se fala em aposentadoria não se pode deixar de pensar numa mudança real e concreta na vida da pessoa. É um momento de encarar o mundo do não trabalho assalariado. Este mundo é relativamente novo e o momento requer uma reorganização familiar, novas relações afetivas, novos espaços de convívio e relacionamentos fora do mundo de trabalho, novas rotinas.

Segue apontando que além das mudanças mencionadas, sabe-se que a pessoa ao se aposentar terá a sua disposição um tempo maior de suposta liberdade para usufruir da maneira que quiser. Tempo este até então preenchido pelo trabalho. Este momento, por incrível que pareça, pode ser assustador... Como será usada esta liberdade? Que outras atividades poderá praticar como aposentado? Ou simplesmente não praticar? Quem já não sentiu que o tempo não passa? Ou que passou muito depressa?

Estas e outras questões podem ser respondidas ao longo de um processo de preparação para a aposentadoria, de maneira que a ruptura não seja estressante, mas sim uma possibilidade de ampliar outras vivências, construir novos projetos, encontrar dentro de si as melhores respostas para usufruir com qualidade este novo momento.

Senhores Aposentados, parabéns pelo seu dia, por toda a conquista adquirida ao longo da trajetória de vocês. Usufruam deste momento com muita qualidade, pois são merecedores deste benefício que lhes foi concedido!

Não nos esqueçamos que no momento mais difícil, mais complicado sempre é tempo de aprender com os mais experientes, com os mais vividos; pois a sabedoria só é construída ao longo de uma estrada, de uma trajetória, e o exemplo e a indicação do norte sempre foi, é, e será fundamental para a Evolução da Humanidade. 



O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR