.

.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

DILMA ESCOLHE MINISTRO COM PERFIL TÉCNICO PARA SUBSTITUIR MECADANTE NA CIÊNCIA


Seguindo o critério que adotou para compor sua equipe no início do governo, a presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta quarta-feira (16), a escolha de um técnico para substituir o ex-senador petista Aloizio Mercadante no comando do Ministério da Ciência e Tecnologia: o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Marco Antonio Raupp. Ele tomará posse em cerimônia marcada para a próxima terça-feira (24).

Mercadante deixou a pasta para comandar o Ministério da Educação, devido à saída de Fernando Haddad, que deixou o cargo para concorrer à Prefeitura de São Paulo pelo PT nas eleições municipais deste ano.

Graduado em física pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com especialização (PhD) em matemática pela Universidade de Chicago (nos Estados Unidos), Raupp é docente da USP (Universidade de São Paulo), e atuou também como pesquisador na UnB (Universidade de Brasília) e no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Raupp também comandou a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência); foi vice-diretor do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica); presidente da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional) e membro do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia, entre outras funções. 

Raupp foi indicado por Mercadante para ocupar o cargo, e teve o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Devido aos trabalhos prestados na área da ciência, ele recebeu o título de Comendador pela Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e da Grão-Cruz pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico (Ministério da Ciência e Tecnologia).

O anúncio oficial das substituições abre caminho para a reforma ministerial que está sendo promovida por Dilma. Especula-se que outros quatro ministérios terão seus titulares substituídos (Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial, Cidades e Trabalho).R7

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR