.

.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PIAUÍ FICA ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL NO EXAME DE ORDEM DA OAB


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta segunda-feira, dia 16, a relação das instituições de ensino superior que tiveram o melhor desempenho de seus estudantes no V Exame Unificado da Ordem. Dos 106.086 candidatos que fizeram a prova em todo o Brasil, 26.010 foram aprovados e vão receber a carteira profissional para exercer a advocacia. A média de aprovação no país atingiu os 24,52%. No Piauí, essa taxa ficou abaixo da meta nacional: 23,5%. Dos 1983 alunos de Direito inscritos para as provas, apenas 459 tiveram êxito.

Mais uma vez as Universidades Públicas obtiveram os melhores resultados. No ranking da OAB, o melhor desempenho foi da Universidade Federal do Espírito Santo com 80,80% de aprovação, seguido pela Universidade Federal de Pernambuco (78,57) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (77,89). A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Federal do Piauí (Ufpi) lideram as aprovações da OAB no Estado. O índice é mais que o dobro da média nacional: 64% e 63,41%, respectivamente.

As faculdades piauienses com pior desempenho no Exame foram: Cesvale, com 5,41%, Faete, 6,62%, Fatepi, com 8,33% e Chrisfapi, 9%. Instituto Camilo Filho (36%), Ceut (33%) e Facid (29%) foram as faculdades particulares com média acima do índice nacional. Outras seis, tiveram desempenho variando entre 10% a 20%.

Explicações
Durante a divulgação do resultado, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, comentou os números. Considerando o índice de aprovação "longe do ideal", houve - segundo o presidente - um significativo "avanço nos desempenhos dos estudantes". Cavalcante revelou que a baixa qualidade observada nos cursos ainda é um fator de dificuldade encontrado pelos estudantes. 







As inscrições para o 6º Exame de Ordem Unificado foram encerradas nesta segunda-feira (16). As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 5 de fevereiro, das 14h às 19h, em todo o Brasil. O Exame é composto de 80 questões de múltipla escolha e para ser aprovado para a segunda etapa o candidato precisa acertar 50% da prova. A segunda etapa, que será realizada no dia 25 de março, é composta de uma prova prático-profissional, com a redação de uma peça e aplicação de quatro questões, sob a forma de situações-problema.ODIA

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR