O ano já começa com despesas em excesso, com férias e com contas a pagar. Para quem colocou a organização financeira entre as suas resoluções de ano novo, a dica de especialistas é não esperar o Carnaval para começar.
Os brasileiros têm o costume de achar que o ano só se inicia depois do Carnaval, diz Roberto Vertamatti, diretor da Anefac (associação dos executivos de finanças).
Quem já começa o ano com dívida não pode esperar nem um mês, têm de resolver já. Procure o gerente do banco e renegocie o débito.
Aqueles que conseguiram poupar algum dinheiro no final do ano também devem começar a pensar nos investimentos. "Se for aplicar na poupança e deixar para março, você vai perder cerca de 1,2% de rendimentos. Parece pouco, mas não é", diz Mauro Calil, consultor financeiro.
Os consumidores que já pagaram suas dívidas e querem, agora, planejar melhor seus orçamentos podem seguir algumas dicas básicas. Montar uma planilha com os seus gastos em 2011 pode ajudar a prever boa parte das despesas neste ano e a otimizar o uso dos recursos.
O FILÓSOFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR