.

.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CADA VEZ MAIS ESTUDANTES APOSTAM NA MODALIDADE




A cada dia, mais brasileiros se matriculam na Educação a Distância (EAD), especialmente no âmbito do ensino superior. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2010, a EAD já responde pelo percentual de 14,6% de cursos a distância. O número é 170 vezes maior do que há dez anos, chegando a 930.179 estudantes.

Ao contrário do que ocorria em um passado recente, hoje a educação à distância no Brasil não pode mais ser considerada sinônimo de ensino de baixa qualidade. A situação de fato mudou, e muito.  Os graduados em EAD tiveram, em média, 6,7 pontos a mais no resultado final do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), na comparação com os resultados dos alunos oriundos dos cursos presenciais, conforme revela o “Censo EAD. BR – Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012”, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

As possibilidades de estudo hoje são mais amplas. Com os avanços tecnológicos, os estudantes podem fazer cursos a distância nos mesmos moldes dos presenciais – assistindo, pela internet, às aulas de professores, com exibição de conteúdos audiovisuais. As avaliações podem ser feitas em tempo real e há espaço para que as dúvidas sejam sanadas. A metodologia de ensino, a forma de avaliar a aprendizagem do aluno e a atuação do corpo docente na educação a distancia passaram por uma revolução, e isto já é do conhecimento dos estudantes, que cada vez mais acreditam e apostam nessa modalidade de educação.

A crescente oferta de cursos online por instituições renomadas do exterior também aponta para a tendência do uso da metodologia. Cursos que antes eram exclusivamente presenciais, hoje já incluem uma parte realizada remotamente. No Canadá, país pioneiro da EAD, 53 das 56 universidades oferecem cursos a distância. O governo federal também percebeu que a modalidade é realidade e que o percentual de matrículas ainda é baixo em comparação a outros países, onde a EAD responde por até metade dos estudantes.

Se você procura por um ensino de qualidade, mas não consegue encaixar os horários livres com o estudo, aposte na educação a distância. Faça uma Pós-Graduação e seja um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR