.

.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PM ADOTA MODELO DE GESTÃO EUROPEU E ENFOCA LUGARES VIOLENTOS


A Polícia Militar do Piauí está adotando um modelo de gestão voltado para a excelência semelhante ao padrão europeu no qual, através de um toque na tela do computador, é possível obter informações importantes para dinamizar e melhorar o trabalho da polícia. O programa é um sistema de gestão estratégica que possibilita ao comandante de uma unidade viabilizar e direcionar o policiamento na área que precise ser reforçada. 


A responsabilidade dos testes em Teresina fica a cargo da equipe de Divisão de Análise Criminal da Polícia Militar, comandada pelo major Edson Júnior. Ele explica que o programa será utilizado pelos gestores que vão definir a melhor forma de trabalhar e resolver problemas instantaneamente. “É totalmente diferente da forma habitual utilizada pelas polícias estaduais, representa ganho de tempo e combate direcionado a um problema, sem demora, burocracias ou qualquer outro problema que atrapalhe no trabalho de combate à criminalidade”, disse. 


Ainda segundo o responsável pela operação, o programa vai direcionar o policiamento onde ele deve ser incrementado. “É importante saber o quê, como, quando e onde. Com essas perguntas, o gestor pode direcionar seu policiamento de forma racional, minimizando o uso do policial e isso só é possível com um modelo de gestão inteligente. Uma estatística é a redução dos índices de ocorrência. É um modelo de choque direcionado que vai direto da base de dados para a elaboração de estratégicas bem elaboradas”, explica Edson Júnior. 


Há quatro semanas, o sistema é utilizado pela polícia piauiense e, apesar de estar em fase de testes, já tem bons resultados. Pelo programa, a polícia já constatou que o horário mais crítico e de maior criminalidade em Teresina é de 18h às 0h, o domingo é dia mais violento e a área mais violenta a zona Sul de Teresina. Tudo isso foi informado de forma instantânea, com apenas alguns cliques no computador do Comando Operacional da PM. 

Programa dinamiza ação da polícia
O comandante da Polícia Militar, Gerardo Rebelo, cita que o programa já é utilizado em Florianópolis, Brasília e está sendo testado em São Paulo, simultaneamente com o Piauí. “Aqui o programa já deu outra cara à polícia, transforma o sistema, deixa ele mais dinâmico, o objetivo é fazer com que cada comandante possa utilizar, de forma racional, o policiamento fazendo com que caia ainda mais os índices de crime em todo o Piauí, inicialmente em Teresina”. 


Ele lembra ainda que o projeto é o que há de mais moderno em modelo de gestão policial e que através da ferramenta será possível fazer um mapa do crime, com dinamismo e continuidade. “É simples e lógico: por que usar 20 policiais em uma rua com bons índices e usar 10 em uma rua em situação crítica? Não é certo. O sistema vai indicar com precisão onde nossos policias devem estar e que hora devem trabalhar, isto garante um gerenciamento incrível com grande capacidade organizacional”, finaliza.MN


O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR