.

.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

MPE VAI MONITORAR PROPAGANDO ELEITORAL NAS REDES SOCIAIS


O procurador regional eleitoral, Alexandre Assunção, orientou os promotores a monitorarem a propaganda eleitoral e aplicarem rigor na fiscalização da campanha para prefeito e vereador em todo o Estado. Ele pediu que o próprio eleitor passe a denunciar irregularidades, tire fotos e junte documentos para formalizar denúncias contra os candidatos ou partidos que infringirem a lei eleitoral. Segundo ele, o Ministério Público Eleitoral vai ter equipes de monitoramento nas eleições para a propaganda e outros atos eleitorais. Segundo ele, equipes também vão monitorar a presença dos candidatos nas as redes sociais na internet.

O monitoramento da campanha nas redes sociais é novidade porque não há regras muito claras estabelecidas sobre o que os candidatos podem ou não fazer em blogs e microblogs como facebook e twitter, por exemplo. "Vamos pedir a aplicação da lei com o maior rigor possível. A fiscalização vai ser feita e vamos cumprir o nosso papel de defender a legislação eleitoral. Seremos rigorosos nisso", declarou ele. Alexandre Assunção reconheceu que o Ministério Público tem deficiência de pessoal e, que por isso, vai recorrer a entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil e à igreja e outras entidades e à própria população para fiscalizar as eleições. "Apesar da deficiência de pessoal, temos  que contar com a fiscalização dos próprios candidatos e da população para encaminhar as denúncias de forma fundamentada", comentou Alexandre Assunção, no intervalo da sessão no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Segundo ele, as denúncias devem ser feitas com provas como fotografias, gravações ou documentos para que sejam processadas pelo promotor eleitoral. As equipes do Ministério Público ainda ficarão de olho nas redes sociais, como twitter e facebook. O procurador disse que a propaganda eleitoral começa a partir do dia 6 e, portanto, vai monitorar as redes sociais para acompanhar os candidatos. 

O procurador eleitoral advertiu que a eleição é municipal, portanto, são os promotores que  acompanham as irregularidades na zona eleitoral. A partir daí, quando houver recurso, os processos serão julgados no TRE-PI.DiarioPovo

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR