No que concerne à formação do professor, elaboramos uma formula para que esses novos profissionais tenham uma formação geral, sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da filosofia preparação adequada à aplicação pedagógica de conhecimento e experiências da filosofia e de áreas afins na atuação profissional como educador na Educação Fundamental e Média.
São muitos os desafios institucionais e curriculares que dificultam a formação de professores de filosofia, entretanto as práticas atuais desenvolvidas decorrentes do engessamento dos currículos mínimos colocadas pela legislação anterior, devem ser superadas para dar lugar a uma nova estrutura de curso, onde o desenvolvimento do futuro professor seja promovido tendo como princípios norteadores da sua formação: uma sólida formação teórico-prática, uma docência como base da formação profissional, ter a pesquisa como princípio educativo e o compromisso ético/social do professor na formação do cidadão.
O futuro professor ao longo da sua formação acadêmica foi envolvido por ações que hoje lhe permite incorporar nos seus saberes, o fazer filosofia, em uma postura crítica diante do seu ato de ensinar, permitindo desenvolver ações adequadas para formar cidadãos que tenham uma efetiva consciência de cidadania, independência de pensamento e capacidade crítica.
Os objetivos gerais desta formação a de um profissional da Filosofia que irá atuar na área de ensino da Educação Básica devem também estar fundamentados nos objetivos gerais, expresso nos Artigo 35, incisos I a IV e no Artigo 43 da LDB 9394/96.
Prof. Dr. C.P.M.
FILÓSOFIA
O FILÓSOFO
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