.

.

domingo, 31 de julho de 2011

COMBUSTÍVEL SOLAR ATÉ 2020


Você duvida que a ciência do homem esteja tão avançada que ele não produza este combustível solar, carros voando como um bólido flamejante? Pois creia estamos na era da produção da ciência.

Cientistas de duas universidades da Suíça desenvolveram uma nova maneira de fazer um combustível neutro em carbono.

Eles esperam que ela possa se tornar comercialmente viável até o fim da década.


A técnica envolve a separação de água e dióxido de carbono dentro de um reator, concentrando a energia solar no ciclo termoquímico.

Os raios solares são concentrados até uma força de 1.500 sóis e direcionados em um reator contendo um óxido de metal chamado cerium. Água ou CO2 são inseridos e despojados de seu oxigênio pelo cerium criando hidrogênio e monóxido de carbono - conhecido como syngas ou gás sintético.



Esse gás pode ser facilmente transformado em combustível líquido para carros convencionais e aviões de linha. O processo inteiro só usa energia do sol e os veículos emitem apenas o carbono originalmente extraído da água ou do CO2 na criação do combustível.


M\V Auriga Leader revelou recentemente os seus 328 painéis fotovoltaicos, que fornecem energia à rede central de energia do navio. E fazendo deste o primeiro navio a ser movido, em parte, pela energia do Sol.

As primeiras experiências bem sucedidas - realizadas por equipes da Escola Politécnica Federal de Zurique (ETH Zürich), do Instituto Paul Scherrer, no cantão de Argau, e do Califórnia Institute of Technology - aproveitaram cerca de 0,8% da energia solar utilizada na reação.

Você sabia que o homem já desenvolveu um avião que não precisa ser abastecido e que pode ficar por cinco anos no ar, sem pousar na terra? Este avião deve ser utilizado em missões militares dos Estados Unidos. Pois creia a Ciência já se multiplicou tanto que isso é possível para o ser humano crente? Crente é aquele que crê em algo.


As placas solares produzirão energia que será utilizada durante o dia e terá uma parte armazenada para a noite. A aeronave terá motores elétricos bastante eficientes e asas de 120 m para aumentar a área de captação de luz solar. Durante o período de testes, a Solar Eagle ficará voando por 30 dias.


Um esforço conjunto de Franceses e Italianos deram origem a este Bluecar. Um carro eléctrico, carregado graças  a painéis fotovoltaicos localizados no tejadilho e que se espera atingir as ruas na Primavera de 2010. O carregamento é efectuado graças aos painéis fotovoltaicos no tejadilho e ao sistema de travagem regenerativa, ou então numa tomada, como os carros eléctricos comuns


A próxima meta é aumentar a eficiência para níveis deste combustível acima de 15%, de acordo com Aldo Steinfeld, professor de mecânica e engenharia de processos na ETH.


O primeiro ônibus movido a energia solar está rodando nas ruas de Adelaide, na Austrália, desde fevereiro. O motor é elétrico e recarregado através de um sistema de células fotovoltaicas que estão na estação central. E tem capacidade de viajar cerca de 200 quilômetros entre as recargas.

O ônibus fabricado pela empresa Designline International, da Nova Zelândia, transporta até 40 passageiros e foi batizado Tindo – palavra aborígene que significa “sol”. De acordo com o governo local, desde que começou a operar, o veículo já rodou 55 mil quilômetros e teria economizado mais de 14 mil litros de diesel. Calcula-se que em um ano, o ônibus movido a energia solar teria evitado que 70 toneladas de CO2 fossem jogadam no meio ambiente.


A produção comercial do combustível solar deve ser possível até 2020, de acordo com a equipe. Para isso seria necessário construir instalações com torres solares para gerar os megawatts de energia solar equivalentes aos 2.000 watts usados nos testes de laboratório.

A descoberta na Suíça de um combustível para carros e aviões feito com energia solar enfrenta agora seu principal desafio: conseguir um lugar ao sol no mercado.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR