.

.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

NANOTECNOLOGIA? QUAL É A SUA DEFINIÇÃO?


  

O que será exatamente a nanotecnologia? Um dos problemas está na divergência sobre a sua real definição. A maioria gira em torno do estudo, controle de fenômenos e materiais em escalas de comprimento inferior a 100 nm. Mas, há algumas definições que incluem uma referência a sistemas moleculares e argumentam que qualquer definição de nanotecnologia deve incluir sobre os "sistemas funcionais".


O termo “tecnologia” refere-se ao desenvolvimento e produção de novos materiais. Já o prefixo “nano” está relacionado a uma escala de medida em que um nanômetro é um bilionésimo do metro ou um milhão de vezes menor que o diâmetro da cabeça de um alfinete, ou ainda, em uma representação numérica, 0,000000001 do metro.


A nanotecnologia refere-se à tecnologia utilizada para manipular estruturas muito pequenas, tornando possível a criação de estruturas funcionais que poderiam ter sido inconcebíveis utilizando tecnologia convencional.

Outro critério importante é a exigência de que a nano-estrutura deverá ser criada pelo homem. Caso contrário teríamos de incluir todas as biomoléculas formadas naturalmente e as partículas de diversos materiais, então, muito da química e da biologia molecular deveria entrar na definição.

Está é uma manipulação da matéria a um a escala menor que um micrômetro, isto quer dizer a nível de átomos e moléculas.
A nanotecnologia é multidisciplinar, unindo diversas áreas de conhecimento, tais como: química, física, biologia e engenharias. Apesar de estar relacionada a estruturas muito pequenas, a nanotecnologia traz benefícios enormes, permitindo atingir o que em alguns anos atrás era apenas ficção. Por esta razão, é considerado com um dos campos mais promissor do conhecimento.

Para saber mais acesse o texto “Nanotecnologia e Nanobiotecnologia: Conceitos Básicos”.

O requisito mais importante que devemos ter em mente é que a nano-estrutura tem propriedades especiais que são de uma exclusividade que se refere devido a suas proporções em nanoescala. Encontramos uma boa definição que é prática e irá facilitar a muitas mentes que buscam compreender e se aventurar no mundo da nanotecnologia:


"A definição se baseia na concepção, na produção, na caracterização e na aplicação de estruturas, de dispositivos e de sistemas de manipulação que são controladas de forma e tamanho em uma escala nanométrica. Podendo produzir em medições nano para estruturas, dispositivos e sistemas com muitos detalhes importantes."


O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR