Filosofia e Filosofia da Educação
Há várias circunstâncias em que o homem
pode entrar em contato com o mundo que o cerca. É que dentre eles podemos sitar
algumas delas, tais como: A mística, a religiosa, a artística, a do senso
comum, a científica e a filosófica.
O Mito - É a forma de compreensão intuitiva da realidade
que permeia todo o pensar e o agir do homem primitivo, predominantemente
marcado pelo sobrenatural.
Conhecimento Espontâneo - É a compreensão que o homem tem do mundo através
da experiência vivida deste mundo, e a qual pode ser chamada de senso comum.
Conhecimento Científico - Foi Galileu quem revolucionou esse método.
Essa ciência é caracterizada pela
delimitação de um objeto a ser estudado e a utilização de linguagem e métodos
rigorosos que permitam a descoberta das regularidades existentes nos fatos.
Todos os povos têm uma educação
transmitida muitas vezes de maneira espontânea. Diante disso, cabe ao filósofo
acompanhar, reflexiva e criticamente a ação pedagógica de modo a promover a
passagem dessa educação guiada pelo senso comum para uma educação
sistematizada.
A filosofia da educação desempenha papel
importante para denunciar as formas ideológicas, graças ao seu poder de
questionamento do que seja educação, não permitindo que a pedagogia se torne
dogmática, nem que a educação se transforme em adestramento.
Educação e Pedagogia
A educação é um fator importante para a
humanização e socialização do homem, entretanto, nas sociedades primitivas, a
educação se acha difusa, fato que necessita que haja algumas mudanças na área.
Por exemplo: entre educação, ensino e doutrinação, a educação é um
conceito genérico, enquanto que o ensino se
refere à transmissão de conhecimentos acumulados. A doutrinação é uma
pseudo-educação que não respeita a liberdade do educando.
É preciso fazer reparos quanto ao conceito
de educar e ensinar, distinguindo esses dois pólos que se completam. Não há
como formar alguém sem informá-lo. O que acontece com freqüência é que a
informação pretensamente neutra mascara um conteúdo ideológico.
Educação e Valores
O homem é um ser cultural, aliás, já ao
nascer encontra-se envolto por valores herdados. O mundo cultural é um sistema
de significados já estabelecido por outros, conforme atendemos ou transgredimos
certos padrões, nossos comportamentos são avaliados como bons ou maus.
Fazemos juízos de valor quando descobrimos
o conteúdo que mobiliza nossa atração ou nossa repulsa, ou seja, diante dos
seres que constituem o nosso mundo familiar estamos atribuindo valores de forma
bipolar.
Nem sempre os valores transmitidos são
claramente percebidos a educação será mais coerente se formos capazes de
explicitá-los, ou seja, existe a necessidade de um trabalho reflexivo que
esclareça as bases axiológicas da educação.
Educação e liberdade são inseparáveis. A
educação autêntica só pode ser a educação para a liberdade. Podemos considerar
inicialmente duas posições contraditórias, a da liberdade incondicional e a do
determinismo absoluto.
A liberdade incondicional, o homem teria
uma liberdade absoluta. Enquanto que para as teorias deterministas, o homem, a
semelha das coisas, sofre constrangimento externo e interno que apenas tem a
ilusão de escolher livremente.
O impasse provocado por essas duas
posições contraditórias pode ser superado a partir de uma visão dialética da
liberdade.
A partir desses conceitos, podemos ver as
dificuldades que surgem diante de uma proposta coerente de educação para a
liberdade, afinal, educar é dar condições para que o educando se encontre e
faça seu caminho.
O FILÓSOFO
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