Um carro que não precisa de motorista para
ser guiado recebeu autorização do Estado americano de Nevada para ser utilizado
nas ruas e estradas locais.
O primeiro modelo a receber
a licença é o Toyota Prius, cujo sistema de navegação foi aperfeiçoado pela empresa
de internet Google, a primeira a receber a licença para uso do carro.
A primeira viagem do
automóvel deve acontecer em Las Vegas. O Google vem liderando no setor de tecnologia
automotiva sem motoristas, mas outras companhias também estão buscando licenças
para que seus veículos cheguem às estradas americanas.
Para orientar a navegação do carro,
o veículo traz câmeras no teto, radares e um laser que o ajuda a
"ver" pedestres, ciclistas e os demais carros na estrada.
'CARROS DO FUTURO'
Os engenheiros do Google já testaram o
carro nas ruas da Califórnia, inclusive na famosa ponte Golden Gate, em São
Francisco. Nestes testes, o carro esteve sob supervisão de um motorista
profissional, que estava pronto para assumir o comando do veículo caso
ocorresse qualquer problema.
Segundo o engenheiro Sebastin Thrun, o
carro percorreu 255 mil quilômetros nos testes. Apenas um incidente foi
registrado: um carro dirigido por uma pessoa bateu de leve no veículo da Toyota
e do Google em um sinal.
Para o diretor do Departamento de Veículos
Motores do Estado de Nevada, Bruce Breslow, os veículos em teste atualmente são
os "carros do futuro".
Por ora, apenas o Google recebeu licença,
mas no futuro o governo estadual pretende emitir licenças a motoristas do
Estado.
Uma nova legislação que trata do assunto -
que entrou em vigor em março deste ano --afirma que o carro sem motoristas
precisa ser supervisionado obrigatoriamente por duas pessoas-- uma delas seria
um motorista para casos de emergência e o outro monitoraria o computador de
bordo.
A Califórnia pretende seguir o mesmo
caminho.
"A grande maioria dos acidentes
ocorre por erro humano", disse Alex Padilla, do Legislativo do Estado da
Califórnia. "Com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um
veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e
operar o veículo com maior segurança", afirmou.
O FILÓSOFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR