A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.
(Merleau-Ponty)
Por que filosofia?
A inclusão do curso de filosofia no currículo das
escolas de 2º grau e nas séries iniciais do 3º grau talvez leve algumas pessoas
a considerarem que só os alunos de ciências humanas deveriam se ocupar com seu
estudo, e não os futuros INTERNAUTAS, NAVEGANTES, engenheiros, médicos, comerciantes,
técnicos e profissionais da área de ciências exatas e biológicas.
Ao
contrário, defendemos a idéia de que a iniciação filosófica não só é necessária
como também deveria ser obrigatória do ponto de vista pedagógico, por ser muito
importante para a formação integral de todos os seres humanos incluindo os alunos
é claro.
Porque, ao estimular a elaboração do pensamento
abstrato, a filosofia ajuda a promover a passagem do mundo não real para o
mundo real, do mundo infantil para o mundo adulto.
Se a
condição do amadurecimento está na conquista da autonomia no pensar e no agir, muitos adultos permanecem
infantilizados quando não exercitam desde cedo o olhar crítico sobre si mesmos
e sobre o mundo.
O aprendizado da filosofia é essencial porque não
se pode pensar em nenhum homem que não seja solicitado a refletir e agir. Isso
significa que todo homem tem (ou deveria ter) uma concepção de mundo, uma linha
de conduta moral e política, e deveria atuar no sentido de manter ou modificar
as maneiras de pensar e agir do seu tempo.
A filosofia oferece condições teóricas para a
superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência critica,
pela qual a experiência vivida é transformada em experiência compreendida, isto
é, em um saber a respeito dessa experiência.
Em última análise, cabe à filosofia fazer a crítica
da cultura.
Só assim será possível desvelar as formas de
dominação que se ocultam sob o convencionalismo, a alienação e a ideologia.
No entanto, bem sabemos que uma das características
dos Estados autoritários é impedir o ensino da filosofia e silenciar a crítica dos
pensadores, a fim de garantir a obediência passiva dos cidadãos.
Isso já aconteceu no Brasil quando, a partir de
1971, o ensino de filosofia desapareceu das escolas de 2º grau e os cursos de filosofia do 3º grau se esvaziaram a
ponto de algumas faculdades terem cogitado a sua extinção.
Por isso, qualquer que seja a atividade
profissional futura ou projeto de vida, enquanto pessoa e cidadão, o
navegante, leitor, aluno precisa da reflexão filosófica para o alargamento da
consciência crítica, para o exercício da capacidade Humana de se interrogar e
para a participação mais ativa na comunidade em que vive.
“Honrar um pensador não é elogiá-lo, nem mesmo
interpretá-lo, mas discutir sua obra, mantendo-o, dessa forma, vivo, e demonstrando,
em ato, que ele desafia o tempo e mantém sua relevância”.
(Cornelius Castoriadis)
O FILÓSOFO
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