.

.

domingo, 18 de novembro de 2012

OBAMA DEFENDE CASAMENTO ENTRE HOMOSSEXUAIS




BARACK OBAMA ROMPEU O TABU

WASHINGTON, Barack Obama é o primeiro presidente norte-americano a apoiar o casamento entre homossexuais, o que agradou a sua base política e irritou eleitores conservadores. "É importante para mim ir adiante e afirmar que acho que casais do mesmo sexo devem poder se casar", disse Obama.
 
O eleitorado da Carolina do Norte aprovou em referendo uma emenda à Constituição estadual que proíbe qualquer casamento que não envolva um homem e uma mulher. Depois da manifestação de Biden e de outros membros do governo sobre a questão, o democrata Obama foi pressionado a assumir esta posição.

Obama salientou estar expressando uma opinião pessoal e disse estar de acordo com o direito de os Estados legislarem sobre o assunto.

Uma pesquisa Gallup divulgou que metade dos norte-americanos acredita que os homossexuais deveriam ter os mesmos direitos dos heterossexuais com relação ao casamento, e que a outra metade  discorda. O casamento gay tem apoio de quase dois terços dos democratas e de mais da metade dos independentes.

Durante o governo Obama, os Estados Unidos abandonaram a política conhecida como "Não Pergunte, Não Conte", que barrava o alistamento militar de homossexuais assumidos. O presidente disse que adotou sua atual posição ao ver integrantes do seu governo que mantêm relações homossexuais duradouras e ao pensar nos militares "que estão por aí lutando em meu nome e ainda assim se sentem restringidos".


Ele também citou suas filhas como um fator decisivo e afirmou que a primeira-dama Michelle Obama partilha das suas opiniões. 

"Sabe, Malia e Sasha têm amigos cujos pais são casais do mesmo sexo. Houve momentos em que Michelle e eu estivemos sentados ao redor da mesa de jantar e conversamos sobre os amigos delas e seus pais, e Malia e Sasha, elas não entendiam que os pais dos seus amigos fossem tratados de forma diferente", disse Obama. "Não faz sentido para elas e, francamente, é o tipo de coisa que leva a uma mudança de perspectiva."

As declarações de Obama foram comemoradas pela entidade Campanha dos Direitos Humanos, que luta pelos direitos dos homossexuais e disse que o presidente "fez história". Neera Tanden, do Centro para o Progresso Americano, qualificou a declaração de Obama como "mais um grande passo rumo a realizar a promessa de igualdade deste país". Atualmente, seis Estados e o Distrito de Columbia, onde fica Washington, autorizam o casamento homossexual
.


O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR