.

.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

OAB É CONTRA REDUÇÃO DA PROPOSTA QUE AMPLIA CARTÓRIOS EM TERESINA

Sigifroi Moreno, Presidente da OAB - PI

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí – mostrou parecer contrário à redução da quantidade de cartórios a serem criados no âmbito da Comarca de Teresina proposta pela Assembleia Legislativa do Estado, que reduz de 36 para 19 o número de novos cartórios. De acordo com o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno Filho, a proposta originária do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) é a mais adequada à realidade da capital e às necessidades da população.

“O projeto proposto pelo TJPI define o número de cartórios com expresso fundamento em dados técnicos e observando, sobretudo, os comandos legais e constitucionais sobre a matéria, de modo que a quantidade por ele definida não pode ser modificada desarrazoadamente, sob pena de renegar-se a segundo plano o interesse público”, asseverou Sigifroi.

Segundo a proposta do Tribunal de Justiça, que altera a Lei nº 3.716, de dezembro de 1979, a necessidade do redimensionamento da estrutura cartorária se dá, ainda, pelo crescimento populacional e demográfico de Teresina, uma vez que, na sua maioria, tais serventias foram criadas quando a população da cidade era aproximadamente 200% menor que a atual. Além disso, a ampliação irá melhorar o serviço notarial prestado no Estado, acolhendo os preceitos da Constituição Federal brasileira.

Pelo projeto, a Comarca de Teresina fica dividida em sete circunscrições, cada qual dispondo de um cartório de notas, um de protesto de títulos, um de registro de imóveis, um de registro de títulos e documentos e civil das pessoas jurídicas, e um de registro de pessoas naturais, interdições e tutelas, com uma serventia de registro de distribuição para todo o município.

Esse é outro ponto de discussão, já que a proposta da Assembleia, ao contrário da feita pelo TJPI, prevê o acumulo de serventias por um mesmo cartório. A OAB-PI é contra essa prática, tendo em vista haver vedação legal nesse sentido e em virtude de trazer prejuízos à qualidade dos serviços prestados pelos cartórios. “Por esse motivo, a OAB-PI filia-se à proposta do Tribunal de Justiça no sentido de segmentar as atribuições de cada cartório”, explicou Moreno.

No que diz respeito à fixação territorial das novas estruturas, a Seccional piauiense da Ordem é favorável à proposta da Assembleia, pois obriga que cada cartório fixe sua sede dentro dos limites da sua respectiva circunscrição, promovendo-se, com isso, a descentralização na prestação dos serviços. “A proximidade física da serventia ao grupo populacional que deve atender é uma necessidade que se impõe como forma de evitar deslocamentos desarrazoados”, finalizou.OAB-PI

O FILÓSOFO

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO DA IMPRENSA CAMPOMAIORENSE

A imprensa campomaiorense se reuniu na noite de ontem em uma confraternização, no SINTE. 

Estiveram presentes representantes de diversas rádios, imprensa falada e escrita, como sites, blogs. Também participaram os patrocinadores da festa e a presença de secretários municipais.

Todo presentes  e independentes de suas convicções políticas, todos se confraternizaram e destacaram a importância da comunicação, da imprensa na vida de uma comunidade.

CONFIRA AS FOTOS:










PARA VER MAIS FOTOS,



O FILÓSOFO

TABELA DE PAGAMENTO 2012 DOS SERVIDORES ESTADUAIS É DIVULGADA

Secretário de Administração, Paulo Ivan

O Governo do Estado do Piauí divulgou, nesta segunda-feira (26), a tabela de pagamento dos servidores estaduais referentes ao ano de 2012.

De acordo com o secretário estadual da Administração, Paulo Ivan, a antecipação da tabela de pagamento garante ao servidor público estadual a possibilidade de se programar ao longo do ano. “Agora, não existe mais aquela incerteza de saber quando o salário vai ser pago e o servidor público pode se programar”, assinala.

Segundo Paulo Ivan, a política de antecipar a tabela de pagamento dos servidores públicos é uma medida que só pode ser tomada graças à eficiência da gestão financeira do Governo do Estado. “Isso é resultado de um planejamento e do controle dos gastos e despesas baseados na receita do Governo do Estado”, destaca.
Confira tabela de pagamento 2012 aqui.MN

O FILÓSOFO

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ENZO GABRIEL


Talvez a maioria de vocês, visitantes do Folahs de Campo Maior, estejam se perguntando quem é ENZO GABRIEL.


Enzo Gabriel é um menino lindo que nasceu no dia de Natal. E o Folhas de Campo Maior foi visitá-lo e trouxe as fotos pra vocês.









Parabéns ao Ordênio e à Táttyla e a todo os familiares de Enzo Gabriel.

O FILÓSOFO

domingo, 25 de dezembro de 2011

ORDÊNIO E TÁTTYLA, PARABÉNS!!!

Táttyla e seu primogênito

O Blog FOLHAS DE CAMPO MAIOR parabeniza os seus seguidores TÁTTYLA KAROANNY  e ORDÊNIO pelo nascimento de mais um herdeiro. Mais um ser humano que chega pra trazer alagria a este mundo.

O nascimento ocorreu por volta das 13:00h de hoje, dia de NATAL.

Táttyla e Ordênio, parabéns!!! Vocês merecem!
Táttyla e sua mãe Socorro

Parabéns TÁTTYLA e ORDÊNIO, vocês merecem toda a felicidade do mundo.


O FILÓSOFO

FELIZ NATAL!!!






O FILÓSOFO

CONFRATERNIZAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE


A Secretaria Municipal de Saúde de nossa cidade fez uma confraternização para todos os seus funcionários. A Secretária Gercina e o Dr. Marcos (um dos patrocinadores) não mediram esforços para a realização da festa.


Foi uma belíssima festa com almoço, bebidas, brindes e bingo. Tudo com o objetivo de manter a união dos funcionários entre sim.

Estiveram presentes o Prefeito Paulo Martins e Primeira Dama Walquíria Martins, Vereadores, Se cretários, além de convidados.



Pedimos desculpas a todos, por não termos publicado a matéria antes, pois não somos só blogueiros, temos várias outras atividades, mas comunicamos que todas as fotos foram postadas.
















































 


PARA VER MAIS FOTOS,


O FILÓSOFO

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

E QUE VENHA 2012 - FELIZ NATAL E UM NATAL CHEIO , RICO E FELIZ E UM PRÓSPERO E EMOCIONANTE 2012


Querido internauta,

Este é o último post do FOLHAS DE CAMPO MAIOR, nosso xodó. E eu gostaria de agradecer a você que acompanhou, durante todo o ano, a minha saga, meus lamentos, minhas insinuações, minhas crônicas de desabafo pelo desamor, minha saga não é nenhum pouco fácil. Obrigado por ter ‘ouvido’ minhas reclamações numa boa, obrigado pelos conselhos e, claro, pela companhia. É uma satisfação enorme saber que você está aí.


Gostaria, também, de desejar a você e à sua família um Natal cheio de luz e repleto de felicidades, que Jesus possa nascer em vosso coração todos os dias do próximo ano. E que 2012 seja o melhor ano de sua vida! Muita saúde, luz e prosperidade. E quero vê-lo por aqui no próximo ano, quero compartilhar com você o FOLHAS DE CAMPO MAIOR. Nós vamos te esperar.


Ah, eu vou tirar umas semaninhas de férias para descansar um pouco do lufa-lufa diário, vida de Professores não é fácil, juntando as mazelas dos desencontros e dos desejos e alvos não atingidos que viraram um caos em mim. Volto logo após o dia 01 de de Janeiro.
Encontraremo-nos aqui!
Abraços,



O FILÓSOFO

PARA SOCORRO MACEDO

POR FAVOR, LER, EDITAR POSTAGEM

O BRASIL PRESISA DE REFORMAS URGENTES




Gostaria de alertar que o nosso Brasil necessita com urgência de reformas essenciais como a tributária, a política e a previdenciária. Numa reforma tributária, seria desejável que o governo pelo menos reduzisse a carga de impostos sobre a energia elétrica. Afinal, o Brasil cobra dos consumidores residenciais uma das tarifas mais caras do mundo, ao mesmo tempo em que subsidia a energia vendida a países vizinhos


“Falta planos sobretudo neste país para as áreas de transportes, rodovias mal conservadas e energia”

A presidente Dilma Rousseff determinou estudos para diminuir essa distorção. Desde já, supõe-se que poderão ser reduzidos o PIS e a COFINS, tributos federais responsáveis por 8,5% da conta de luz. Faltam também planos estratégicos, certo é que pelo menos podemos avançar aos poucos.

O que não podemos é ficar parados  sem nenhum avanço nas reformas, cobre isso de seu prefeito pra ele e você cobrar de seus deputados e senadores e assim atingirmos o congresso e a  Presidência da República, temos que avançar nestas reformas, mas parece que agora querem adiar, só seram vistas como urgentes quanto chegar a próxima crise.

O FILÓSOFO 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O ESTADO DO PIAUÍ AGORA TEM CAPACIDADE DE BANDA LARGA EM ESCALA DE GIGABITS




A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), por meio do diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro Filho, fez hoje (20), no salão nobre da Reitoria da UFPI, a entrega da nova capacidade da Rede Ipê, que é uma infraestrutura de rede Internet voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa. A nova capacidade é  gigantesca, cerca de 900% da atual, passando de 34Mbps (Megabits por segundo) para 3Gbps (Gigabits por segundo).

José Luiz Filho informou que a nova capacidade já está disponível em todos os estados, por meio dos Pontos de Presença ou PoPs, que são os órgãos vinculados à RNP nos estados para operar esses sistemas de rede. No Piauí, o PoP fica localizado na Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEPI) e é dela que o sistema de banda larga Internet e outros serviços passará a gerar a disponibilização da rede para instituições de ensino e pesquisa, como a UFPI, UESPI, IFPI e Embrapa.
A cerimônia de entrega contou com a presença do reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior, da presidente da FAPEPI, Bárbara Melo, do reitor da UESPI, Carlos Alberto Pereira, da pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFPI, Profª Valdira Brito Vieira, o diretor da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Tiago Serqueira, representando a Embrapa, o pesquisador Jansen Santos. Além de técnicos do PoP, e professores e técnicos de informática da UFPI. 

“Já fizemos a cerimônia de entrega da Rede Ipê em 15 estados. Nesses, estamos operando com pelo menos 1GBps e conectado ao backbone que tem 3 a 10 GBps. Uma das vantagens da Rede Ipê é possibilitar uma maior colaboração tanto dentro da cidade, quanto com outros estados do Brasil. Hoje, um pesquisador consegue de um centro de pesquisa fazer seus experimentos com um pesquisador de outra universidade, de outro estado; então,  a rede traz ganho e economia de tempo, de recursos financeiros e traz mais qualidade e eficiência nos projetos”, destacou o diretor da RNP.   

            Um dos gargalos hoje que dificultam as instituições a aderirem à nova capacidade da rede são os custos elevados com a operadora de telefonia para as instalações dos equipamentos necessários para fazer a rede funcionar. “Temos que encarar o desafio, persistir para quebrar essas barreiras. As instituições aqui no Piauí precisam de cooperação entre si para vencer esses desafios. As diferenças são grandes e a RNP quer que essas discrepâncias acabem. Por exemplo, a UFPI hoje paga R$ 5mil para operar 1MGps. No Rio de Janeiro, onde já evoluímos nesse campo, o valor é de apenas R$ 8,00 por 1MGps”, destacou.
 
Mais informações: (86) 3216-6090
FAPEPI

O FILÓSOFO