.

.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

BOM SENSO E LIBERDADE


Conta-se que dois homens caminhavam juntos. Um era mais novo, trazia consigo os sinais da inexperiência. Tinha olhos vivos e atentos a tudo, como quem quer aspirar a vida em um só fôlego. Desejava modificar o mundo, revolucionar sua época, ensinar o muito que julgava saber. O outro trazia no semblante as marcas do tempo e já não queria conquistar o mundo, contentava-se em aprender um pouco, aqui e ali, analisando, sereno, as experiências que a vida lhe apresentava.

Tampouco desejava deixar suas marcas nos homens e nas coisas que o rodeavam. Não queria discípulos, nem seguidores, e não pretendia mostrar sua sapiência, a não ser angariar conhecimento, e aplicá-los em sua vida. Era cego. Porém, apesar de ter os olhos do corpo fechados, possuía aberto os olhos da alma. Vinham em silêncio quando o mais novo  surpreso, exclamou: 

"Olha uma pipa! Uma pipa no céu!"

Por que está tão alegre em vê-la, ainda que distante? Pergundou o cego.

È que toda vez que vemos uma pipa,resta-nos uma só idéia que nos assalta a alma: a idéia da liberdade e, qual de nós não valoriza a possibilidade de sentir-se livre? Disse o homem mais novo.

Liberdade? Questionou o homem cego. Estranho, para mim a pipa tem outro significado. 

Outro significado? Como? Sabe o que é uma pipa?


Sim, meu amigo, eu sei que é uma pipa, quadrado, papagaio, pandorga, como queira chamar. Pois a imagem desse objeto me traz à mente a idéia de responsabilidade e bom senso. Não estou entendendo... Disse o homem mais novo.E o homem cego falou com sabedoria: o exercício da liberdade é complexo, é fundamental em nossas vidas. Todavia como vc pode perceber, a pipa tem liberdade muito relativa, gracas ao fio que lhe prende.

Por vezes, o desejo da carne e da falsa liberdade nos faz ver as coisas de um ponto de vista muito acanhado e perdemos a noção de limites. Muitas pessoas acreditam ter liberdade ilimitada, mas estão presas ao chão por fios invisíveis dos costumes (usos e costumes), dos vícios do cigarro, do álcool, do sexo... Até mesmo daqueles cujos amores são compartilhados.Há aqueles que estão presos aos bens transitórios mundanos, agem como se fossem pássaros cativos em gaiolas de ouro. Há os que não conseguem romper com os fios do orgulho, do egoísmo, do sexo, do desamor, que os impedem de alçar vôo definitivo, rumo à liberdade. Os que não conseguem desatar os nós prejudiciais dos desejos da carne, dos desejos contrários a um bom casamento (durável), não conseguem desatar de amigos que se opoem aos laços familiares, amargando assim um futuro de infelicidade.

Existem as desculpas mais freqüentes para terminar um relacionamento ou desistir de uma outra empreitada: "Não tenho tempo para você, estou ocupado (a)" Nós ouvimos esta frase constantemente "Não tenho tempo", Pessoas fazem do trabalho ou do lazer, ou de outra infinidade de atividades. Porém, há coisas que não valem a pena. Muitas vezes estas pessoas desperdicam minutos valiosos em atividades ou em programas, que se revelam, mais tarde lamentáveis enganos, então na verdade é que sofremos, não é por falta de tempo, mas é sim por dificuldade de priorizar nosso tempo e nossas tarefas e de não sabiamente dividir o tempo que nós utilizamos nas horas em que dispomos. o trabalho no bem é uma oportunidade abençoada que não deve jamais ser retardada ou abandonada, sob pena de prejudicar o próprio trabalho envolvido. Evite desculpas vãs.


Há aqueles que estão presos pelos fios poderosos da prepotência, dos preconceitos, da ambição desmedida, novamente dos desejos infiéis do sexo desenfreado. Desta forma, caro amigo, muitas vezes os olhos nos enganam e acreditamos em promessas feitas pela volúpia do momento. Não basta enxergar os prazeres do momento, é preciso ir além, além dos horizontes. È preciso perceber que sem romper com usos e costumes não aceitos, não apropriados que nos prendem ao chão, a liberdade é falsa e a verdadeira liberdade é impossível.

Jesus este que vai nascer em nossos corações nestes dias afirmou: 

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

Nós lutamos e nos esfoçamos  para cortar as amarras que nos detém no mundo inferior, para lançar vôo da liberdade sem limites e isto é libertinagem. Amigo esta é minha maneira de ver o que realmente significa liberdade, você quer ser livre veja e não retorne mais, pois não acharás mais o seu ninho.

O homem mais novo deu o braço ao cego, calou-se, e, em silêncio, entregou-se em profunda reflexão.

O limite da liberdade encontra-se inscrito e fundamentado na consciência de cada pessoa, através das LEIS DIVINAS. 

Assim sendo, é dever de cada ser humano libertar-se do cárcere da sombra da dor e da morte, e deixar criar asas  na luz das virtudes que lhe possibilitarão o vôo definitivo da liberdade sem limites.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR