.

.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

VOCÊ QUER CONTINUAR FUMANDO? FUME... A VIDA É SUA...



As pesquisas vem alertando de algum tempo o crescente número de fumantes, e o mais delicado isto acontece entre jovens e adolescentes. O ato de fumar implica na deliberada de uma mistura que leva a inalação de uma mistura de ar e fumaça. Mistura que contém mais de quatro mil elementos químicos diferentes. Deste reconhecidamente pelo menos trinta são nocivos a saúde.

Por que cresce o numero de fumantes entre os jovens e adolescentes? Por que a maioria das pressões da propaganda é dirigida aos adolescentes e jovens entre dez e dezoito anos. Entre estes inexperientes é que se fazem clientes para toda vida. Esta moderna forma de escravidão, socialmente aceita como costume distinto, inverte a escala de valores. Considera o tóxico como ingrediente principal da vida.


O hábito de fumar conduz a doença e a morte prematura, e, em parte, é auto-agressão. No entanto, a maioria dos fumantes aderem ao vício antes de ter a capacidade legal de decisão. São estimulados pela maciça força da propaganda, também pela imitação de seus próprios pais e amigos, pelo acesso fácil e pela tolerância social. Não são esclarecidos sobre os problemas causados por esse hábito. Os fumantes tem muitas formas de expressar o direito a autodestruir-se, segundo o seu agradado. Recentemente vimos expresso em uma camiseta a seguinte frase:
“O cigarro mata lentamente! E daí? Eu não tenho pressa em morrer mesmo”.
A fumaça do cigarro tem a capacidade de diminuir a agucidade do processo cerebral. Complica e dificulta as manobras de veículos. Favorece o aumento dos acidentes de trânsito. Às vezes a brasa do cigarro é a causa de incêndio florestal,destruição de fábricas e conseqüentemente de emprego nas fábricas.

O consumo do cigarro são freqüentes causas de doenças e de morte, na sociedade comtemporânea. Reduz a vida média de um fumante em cinco ou oito anos. O câncer de faringe e de esofago são dez vezs mais freqüentes em fumante, os fumantes são mais sucetíveis em doenças respiratórias e ao problemas alergicos e circulatórios. O cigarro é comprovadamente tóxico, com certeza produz dependência (escravidão além de ser muito fedido, quem fuma fede), sabidamente não traz beneficíos para saúde, também é fator de risco na reprodução humana. O feto, este pequeno fumante passivo, poderá ser morto pelo vício do cigarro. O risco de morte fetal e neonatal aumenta e muito quando a mãe é uma fumante.

O alto indices de morte na gravidez tem aumentado e muito, tem sido associados a aborto expontâneos, partos prematuros, recem nascidos com peso muito baixo, diminuição de leite materno na quantidade e na qualidade do leite da mãe. Filhos de fumantes mulheres nascem com quatrocentas e vinte gramas menos que os filhos de país e mães não fumantes?. Tem sido usado como bandeira na liberação da mulher e dos jovens, que sem personalidade precisam confirmar-se na sociedade fumando. Mas não nos enganemos o vício do cigarro faz do fumante um escravo e submisso ao vício.

VOCÊ SABIA?
Que o fumante pode ser considerado um suícida indireto? Desde que joga fora horas e dias preciosos de sua vida, agredindo o seu corpo, com certeza virá morrer antes do previsto. E que seus filho apresentará menor peso, menor crescimento, menor aproveitamento escolar, maior possibilidade de terem doenças pulmonares.  

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR