.

.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Wellington Dias faz balanço de seu primeiro ano no Senado

O senador Wellington Dias (PT-PI) fez uma avaliação do primeiro ano de seu mandato no Senado Federal nesta segunda-feira (19) em pronunciamento em Plenário. O senador afirmou que muitas decisões importantes foram tomadas pelo Senado em 2011, entre elas a aprovação do Projeto de Lei do Senado 448/2011, que redistribui os recursos provenientes da exploração de petróleo.
- Buscamos um entendimento de forma a regulamentar e atualizar a legislação que trata do petróleo brasileiro para que todos pudessem participar dessa riqueza brasileira. Essa importante proposta foi amplamente debatida e recebeu apoio das mais diversas entidades e da sociedade brasileira, mas ainda não foi votada na Câmara. Meu apelo é para que isso aconteça logo na abertura dos trabalhos em 2012 – pediu o senador, para quem o projeto seja “contaminado pelas eleições municipais” de outubro do ano que vem.
Em sua prestação de contas, Wellington Dias deu ênfase ao trabalho que desenvolveu nas comissões temáticas da Casa, como a Subcomissão Temporária de Políticas Sociais para Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outros. Em seu relatório final, apresentado na semana passada, a subcomissão pediu uma ação mais incisiva do estado sobre dependência química e a proibição da propaganda de bebidas.  
Governo Dilma
Wellington Dias registrou também que 2011 começou com a posse da presidente Dilma Rousseff, com o compromisso de erradicar a miséria no Brasil e no estado. Tarefa que, para o senador, vem sendo cumprida com sucesso já que das quase um milhão de pessoas em situação de miséria no Piauí, restariam hoje 665 mil. A queda foi um bom resultado, mas o número ainda é alto, reconheceu, ao afirmar que todos estão “empenhados nesta direção”.
O senador do Piauí destacou ainda que combater a miséria não significa apenas incrementar a renda da população, mas também oferecer água, energia, educação, saúde, cursos profissionalizantes e apoio ao empreendedorismo. Um avanço neste sentido, ressaltou, foi a aprovação de um salário mínimo mais justo, que em 2012 terá reajuste recorde, na casa de 12%.  
Notas de pesar


chefe do cerimonial do Ministério da Saúde, Milton Vasconcelos, de 36 anos


Wellington Dias também fez duas notas de pesar sobre a morte de piauienses nos últimos dias. Um deles foi o chefe do cerimonial do Ministério da Saúde, Milton Vasconcelos, de 36 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio durante um evento do ministério em Campinas (SP) no sábado (17). Miltinho, como era conhecido, chegou a ser socorrido por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que estava no local, mas não resistiu. Seu corpo foi transferido para o município de Batalha (PI), onde será enterrado.
A segunda nota de pesar do senado foi encaminhada à família do senhor José Rocha, por tragédia ocorrida na semana passada. Doente há algum tempo, José Rocha morreu na última quinta-feira (15) em Teresina. Dois de seus filhos, Joaquim Rocha e Socorro Fontes, foram à capital buscar o corpo do pai para ser velado em Oeiras, no interior do estado. Um acidente na estrada com o carro da funerária, no entanto, provocou a morte dos dois.
O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR