.

.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

COMO ESTÁ O SEU IPVA? FIQUE DE OLHO NAS DATAS



DESCONTO PARA PAGAMENTOS À VISTA É DE 3%, MAS É POSSÍVEL PARCELAR EM TRÊS VEZES TAMBÉM. A QUEDA DO VALOR COBRADO DO IMPOSTO OCORRE PELA DESVALORIZAÇÃO DE PREÇO DOS VEÍCULOS MAIS ANTIGOS.


Os avisos com valores de pagamentos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2012 começam a ser enviados para os seus contribuintes. A partir do recebimento, a pessoa só precisa ir ao banco e mostrar o número do seu RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotor) para fazer o pagamento.


Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Fazenda, o valor do IPVA 2012 tem queda média de 3,75%. Os automóveis usados tiveram redução de 3,34%, seguidos dos utlitários, com menos 3%. Os preços de caminhão ficaram 1,87% mais baixos e os referentes a ônibus e microônibus fecharam 1,77%  abaixo do valor apurado este ano.


A queda ocorre pela desvalorização dos veículos mais antigos. Quem não receber o comunicado pelo correio deve acessar o site da Fazenda. Cerca de 15 milhões de avisos já foram enviados. Veículos com mais de 20 anos não pagam.

ARRECADAÇÃO – A ARRECADAÇÃO DE IPVA EM 2011, ATÉ OUTUBRO, FOI DE R$ 9,7 bilhões. A divisão fica assim 20% dos valores arrecadados fica com a FUNDEB (FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO). Do valor restante, 50% fica com o estado e 50% fica com o município onde o veículo é registrado.


A previsão de arrecadação do IPVA para o ano de 2012 é de R$ 10,9 bilhões. O contribuinte tem até a data de vencimento da placa do veículo para pagar o IPVA 2012 em cota única.

PAGAR À VISTA É A MELHOR OPÇÃO – Segundo o vice-presidente do CORECON-PI (Conselho Regional de Economia) pagar à vista para conseguir os 3% vale apena (será?).Ele explica que, na verdade, quando o contríbuinte opta por parcelar, o estado acaba fazendo um empréstimo para que ele possa pagar em três vezes. Este empréstimo custa 3,13% ao mês.


O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR